Contador de Visitas

contador de visita

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

MT é o 4º no ranking de prefeitos cassados

Com 23 prefeitos cassados, Mato Grosso ocupa a quarta colocação no ranking de cassações envolvendo gestores eleitos em 2008. A perda de mandato envolve 23 dos 141 eleitos de Mato Grosso (16,31%).Mato Grosso está atrás apenas de Estados como Piauí, com 50 prefeitos cassados, Minas Gerais (38) e Bahia (32). A maioria é acusada de compra de votos e abuso de poder econômico na campanha passada.
O último cassado em Mato Grosso foi o prefeito Júlio Ladeia (PR), de Tangará da Serra (a 240 km de Cuiabá). De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ainda têm recursos pendentes de julgamento os prefeitos de Matupá (Fernando Zafonato), Canarana (Walter Lopes Farias), Sinop (Juarez Alves da Costa), Poxoréo (Ronan Figueiredo Rocha), Paranatinga (Vilson Pires), Alto Paraguai (Adair José Alves Moreira) e Barão de Melgaço (Marcelo Ribeiro Alves).

Assembleia Legislativa tentar acabar com cobrança de estacionamento Tramita na Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte, projeto de lei de autoria do deputado Airton Português (PP) que prevê uma medida considerada polêmica: a gratuidade da taxa de estacionamento por shopping centers e demais estabelecimentos comerciais instalados em Mato Grosso.
Pelo projeto original ficam isentos do pagamento de taxas referentes ao uso de estacionamento cobradas por “shoppings centers” e demais estabelecimentos comerciais instalados no Estado de Mato Grosso, os clientes que comprovarem despesa correspondente a dez vezes o valor da referida taxa.
Neste caso, por exemplo, nos shopping de Cuiabá onde hoje são cobrados R$ 4,00 de estacionamento ficariam isentos os clientes que comprovassem, no mínimo, R$ 40,00 em compras. A gratuidade será efetivada mediante apresentação de notas fiscais que comprovem a despesa efetuada no estabelecimento que deverão, necessariamente, datar do mesmo dia em que o cliente fizer o pleito de gratuidade.
A permanência do veículo, por até trinta minutos, no estacionamento dos estabelecimentos será gratuita. Será beneficiados pela lei o cliente que permanecer por, no máximo, seis horas no interior do estabelecimento. O tempo dessa permanência será comprovado por meio da emissão de um documento quando de sua entrada no respectivo estacionamento. Caso o cliente ultrapasse o tempo previsto para a concessão da gratuidade, passará a vigorar a tabela de preços de estacionamento utilizada pelo estabelecimento.
O texto prevê ainda, que, sendo estabelecida a lei, “shoppings centers” e demais estabelecimentos comerciais que cobram pelo uso de estacionamentos, ficam obrigados a divulgar o seu conteúdo por meio da colocação de cartazes em suas dependências. Caberá Governo do Estado fiscalizar o cumprimento e colocar a disposição do público consumidor um disque-denuncia gratuito, além de aplicará multa aos estabelecimentos que a descumprir.

Governo prepara estatuto para segurança privada


O Ministério da Justiça prepara projeto de lei com um estatuto da segurança privada, informou nesta segunda-feira (10) o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Segundo ele, é preciso criar novos critérios para as empresa de vigilância e garantir uma fiscalização mais eficaz sobre o segmento.
- É de fundamental importância que a gente corrija situações que hoje existem. Temos empresas que atuam sem o mínimo de capacitação técnica, dificultando inclusive a fiscalização. Temos que dar um balizamento normativo muito claro em relação ao que pode e ao que deve fazer a vigilância privada. Temos que ser bastante rigorosos no treinamento daquelas pessoas que atuam em vigilância privada. E temos que aperfeiçoar os mecanismos de fiscalização sobre essa atividade.
Um texto preliminar preparado pela Polícia Federal, órgão responsável pela fiscalização da segurança privada no país, está sendo analisado pela Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça.
O projeto ainda será encaminhado à Presidência da República e, posteriormente, ao Congresso Nacional, para ser aprovado.
- A segurança privada tem um papel importante, mas tem que ser um papel muito bem marcado por regras, por normas e por condições que possam fazer dela uma atividade segura e bem fiscalizada pelo Poder Público.

PT pode repetir crise em 2012

O PT de Mato Grosso vai repetir em 2012 às mesmas crises que sempre tumultuaram a sigla e que como conseqüência nas eleições de 2010 levou dois dos principais medalhões da instituição a derrota eleitoral, a então senadora Serys Marli que perdeu a disputa para deputada federal e o deputado federal e candidato ao Senado, Carlos Abicalil.

Chico Galindo quer o PSD apoiando sua administração

De olho na governabilidade, o prefeito Chico Galindo (PTB) promete se aproximar do recém-criado PSD na tentativa de garantir a permanência da sigla na base de apoio ao Executivo. O novo partido nasce como uma das principais forças políticas de Mato Grosso e pode ser decisivo para a administração com a proximidade das eleições municipais de 2012. Galindo afirmou nessa sexta-feira (07) que procurará dirigentes do PSD, mas resssaltou já ter bom relacionamento com alguns deles. Os secretários municipais João Emanuel (Habitação) e Luiz Poção (Cultura) migraram para a legenda e devem disputar vagas de vereador em 2012.
Carlos Brito filia ao PSD com apoio de Riva e Daltro e outras lideranças

Carlos Brito filia ao PSD com apoio de Riva e Daltro e outras lideranças

O presidente regional do Partido Social Democrático (PSD), Chico Daltro, e o secretário geral do partido, deputado José Riva, filiaram na tarde desta sexta-feira (7) o ex-diretor da Agecopa, Carlos Brito. De acordo com Riva, essa é uma filiação muito importante, pois Brito é uma grande liderança na Capital.
Carlos Brito milita na política desde quando foi lider comunitário da região do Parque Cuiabá. Foi eleito duas vezes vereador, sendo presidente da Câmara Municipal e prefeito interino da Capital, e também eleito deputado por dois mandados. Em 2006 obteve 30 mil votos, mas não pode assumir a cadeira de deputado por causa da legenda. “A razão de vir para o PSD foi pelo partido ser novo e surge com um componente eleitoral muito forte, pois assegura a legenda e não corro o mesmo risco de ganhar uma eleição em votos e perder pela legenda”, afirmou.
Brito também foi secretário de estado da Casa Civil e Segurança Pública. Assumiu a diretoria de infraestrutura da Agecopa até sua extinção. Segundo Riva, Brito sempre foi um grande parceiro e tem um perfil político que ajudará na formação do partido.
Sobre as eleições de 2012, Carlos Brito reforça que seu nome está a disposição do partido.“Venho para ajudar a construir o PSD e trabalharei muito nisso. Estou a disposição do partido para enfrentar, inclusive, uma disputa eleitoral, caso seja a vontade do partido”, informou.
Brito chega ao PSD com apoio de todas as lideranças que já se filiaram ao partido. “O convite foi feito logo que surgiu a possibilidade da criação do Partido e depois de ouvir muitas lideranças, inclusive do interior, tomei essa decisão de aderir ao PSD”, finalizou.

Riva destaca avanços na reestruturação para investigadores e escrivães
Riva destaca avanços na reestruturação para investigadores e escrivães

Após muitas discussões entre o Governo do Estado e a categoria dos investigadores e escrivães da Polícia Civil, os deputados estaduais aprovaram nesta quinta-feira (05.11) a mensagem 72/11, que dispõe sobre a reestruturação salarial dos servidores. Agora, o projeto aguarda apenas a sanção governamental.
A luta dos profissionais contou com o apoio do presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva, que sempre atendeu a categoria, ouvindo as demandas. Para Riva, a reivindicação da categoria é justa e a aprovação da mensagem representa uma grande vitória.
“A Polícia Civil precisava de uma atenção do governo, pois era perceptível a defasagem salarial. Até porque a carreira passou a exigir nível superior, mas os salários não tinham sido devidamente ajustados”, afirmou Riva.
Neste ano, os policiais civis permaneceram em greve por mais de dois meses. Sem êxito nas discussões junto ao Governo, os servidores buscaram o apoio dos deputados. E, após intermédio da Casa de Leis, as negociações foram retomadas.
Neste ano, a Assembleia Legislativa já atuou como interlocutora durante as greves decretadas por várias categorias de servidores públicos ainda no primeiro semestre. Entre elas, as reestruturações dos servidores da Saúde, Educação e Meio Ambiente.

Lobo-guará invade padaria e igreja antes de ser capturado em MT

Lobo-guará (Foto: Geraldo David/Arquivo pessoal)
Um lobo-guará foi capturado na manhã desta terça-feira (4) enquanto andava pelas ruas de Chapada dos Guimarães, cidade turística que fica a 65 quilômetros de Cuiabá. O animal foi visto no início desta manhã e, segundo os relatos dos moradores, o lobo-guará caminhou pelas ruas da cidade e invadiu uma padaria e até entrou na igreja Nossa Senhora de Santana.
De acordo com Priscila Amaral, analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a aparição do animal na cidade é muito rara. "É até comum a presença de alguns animais silvestres como quati e cobras nas cidades, mas um lobo-guará é inédito", explicou.

Temporal destrói barracão, destelha casas e deixa 5 mil sem luz em MT

Temporal em Sinop (Foto: Só Notícias/Cleverton Neves)
Um temporal destruiu na tarde desta segunda-feira (10) um barracão de uma empresa de madeira e deixou várias casas destelhadas em um residencial em Sinop, a 503 km de Cuiabá. Com 110 mil habitantes, a cidade é a mais populosa da região norte do estado de Mato Grosso.
O tenente do Corpo de Bombeiros André Luiz Dechamps, disse que oito homens em três viaturas estão medindo a dimensão do prejuízo provocado pela forte chuva. “Ainda não é possível saber o tamanho exato dos estragos”, comentou. A chuva, que caiu acompanhada de fortes ventos, durou aproximadamente uma hora.
Temporal destelha casa em Sinop (Foto: Só Notícias/Cleverton Neves)
Dechamps informou ainda que, em geral, as principais ocorrências registradas em Sinop foram de destelhamentos e quedas de árvores. “Os bombeiros foram acionados para atender diversas ocorrências em diferentes pontos da cidade”, declarou. Os bombeiros não têm informações sobre pessoas feridas.
Ainda segundo os bombeiros, vários raios caíram no município. Um deles chegou a atingir uma casa e provocar um curto circuito, mas não causou grandes prejuízos. Além disso, ruas ficaram alagadas e a cidade também chegou a ficar sem luz elétrica por alguns minutos.

A Rede Cemat, concessionária de energia elétrica, informou que 5 mil unidades ficaram sem luz na tarde desta segunda-feira devido ao temporal na região. O número corresponde a 10% do total de unidade consumidoras do município. A chuva, ainda segundo a concessionária, provocou o rompimento de cabos levando à interrupção do fornecimento da energia elétrica. Não há previsão de retorno da luz, conforme informou a Gerência Regional da empresa.
Outros estragos
Menino ficou desolado ao ver a casa no chão (Foto: Reprodução/TVCA)
Mato Grosso tem sofrido com chuvas fortes nesta Primavera. Na semana passada, uma forte chuva acompanhada por um vendaval destelhou totalmente uma creche, deixando o prédio sem condições de atender as crianças que são matriculadas na instituição, em Cuiabá.
Dias antes, uma ventania com chuva derrubou uma casa na capital e deixou 50 mil sem energia elétrica por várias horas. Em Jaciara, a 148 km de Cuiabá, conforme a Rede Cemat, a ventania provocou a interrupção do fornecimento de energia por quase 10 horas.
Já em Confresa, cidade a 1.160 quilômetros de Cuiabá, cerca de 200 casas foram danificadas e 14 foram completamente destruídas por um temporal que atingiu a cidade há cinco dias, segundo informou a Prefeitura do município.

PM apreende couro de veado em ponto de venda de drogas em Cuiabá


couro veado (Foto: Pollyana Araújo/G1)
O couro de um veado-mateiro foi encontrado em uma boca de fumo no momento em que a Polícia Militar cumpria um mandado de prisão contra um suspeito de tráfico de drogas no bairro Residencial Coxipó, em Cuiabá, nesta quinta-feira (6). O mandado de prisão foi expedido por determinação da juíza da 9ª Vara Criminal da capital, Maria Cristina Oliveira. Segundo o boletim de ocorrência, quando os policiais chegaram ao local, o suspeito de 28 anos que estava na porta da residência entrou e trancou o portão.
A mãe do rapaz, porém, abriu a porta para que os policiais fizessem as buscas. No entanto, segundo a polícia, o suspeito pulou o muro da residência e passou pelos quintais de várias casas vizinhas, chegando a atravessar um córrego, mas acabou sendo capturado. Após ser detido, ele foi levado novamente até a casa dele.
No local, os policiais apreenderam no quarto do suspeito, mais precisamente embaixo da cama, um tablete de maconha pesando aproximadamente 500 gramas, além de R$ 840 em dinheiro que estavam na bolsa da mulher dele; R$ 450 na carteira e R$ 31 no guarda-roupas do suspeito.
Sobre a pele do animal silvestre, o rapaz disse que o matou atropelado em uma rodovia e depois resolveu aproveitar a carne para comer e o couro era usado como enfeite. De acordo com a PM, não há nenhum sinal de bala na pele do veado. O suspeito será encaminhado à Penitenciária Central do Estado, antigo presídio do Pascoal Ramos, na capital.

Centro na República Tcheca usa 'peixes-pedicure'


Um centro de tratamento tailandês no centro de Praga, na República Tcheca, tem oferecido a seus clientes "peixes-pedicure". O uso de peixes para retirar a pele morta nos pés é popular em spas e salões de vários países, mas alguns especialistas são contra a técnica, pois ela poderia espalhar infecções entre os clientes.
Peixes-pedicure são usados por centro tratamento tailandês no centro de Praga. (Foto: Joe Klamar/AFP)
Alguns especialistas são contra a técnica, pois ela poderia espalhar infecções. (Foto: Joe Klamar/AFP)


Ladrão rouba mercado, mas não nota que policial estava ao seu lado


Um ladrão acabou preso após assaltar um mercado em Atlanta, no estado da Geórgia (EUA), ao não perceber que um policial estava na fila esperando para pagar sua conta. Imagens das câmeras de segurança mostram Daniel Stephen, de 21 anos, mandando um funcionário entregar o dinheiro do caixa, segundo a emissora "WSBTV".
Ladrão roubou mercado sendo observado por policial. (Foto: Reprodução/WSBTV)

Casal alemão é expulso de estádio após fazer sexo no meio da torcida

Torcedor enviou fotos para jornal. À direita, se vê o que aparenta ser um cachecol do Bayern de Munique (Foto: Reprodução/Bild)
Um casal foi flagrado fazendo sexo no meio da torcida durante uma partida de futebol na Alemanha no último sábado (1º), segundo noticiou o site do jornal alemão "Bild". Segundo relato de um torcedor que ainda teria fotografado o ocorrido e mandado as fotos ao jornal, os a multidão ao redor pareceu não ligar para o casal.
A partida entre Bayern de Munique e Hoffenheim tinha começado havia cerca de 16 minutos quando o casal abaixou as calças e deu início ao ato sexual na sessão dos torcedores do Bayern, segundo a pessoa que registrou o ocorrido. O Bayern era visitante na partida, ocorrida na Arena Rhein-Neckar, em Sinsheim, casa do Hoffenheim.
Guardas do estádio logo perceberam o ocorrido e repreenderam os dois, que de início cooperaram e se vestiram novamente. No entanto, no intervalo do jogo, eles teriam voltado a fazer sexo e acabaram sendo expulsos do estádio, sob risco de serem presos por atentado ao pudor.

Manifestante brinca com cobra durante protesto no Iêmen

Manifestante brinca com cobra durante protesto contra o governo de Ali Abdullah Saleh, na praça Tagheer, em Sanaa, nesta terça-feira (3) (Foto: Ahmed Jadallah/Reuters)Manifestante brinca com cobra durante protesto contra o governo de Ali Abdullah Saleh, na praça Tagheer, em Sanaa, nesta terça-feira (3) (Foto: Ahmed Jadallah/Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário