Contador de Visitas

contador de visita

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014



UM HOMEM SEM MEDO DO PODEROSO "GRUPO BARBOSÃO", QUE MANDA E DESMANDA EM MATO GROSSO
 Promotor acusa governo e empreiteiras de mentir sobre as obras da Copa e sonegar informações


promotor-de-Justica-Clovis-de-Almeida-Junior
 Em entrevista nesta segunda (17) ao blog do ex-senador Antero Paes de Barros (Blog do Antero), o coordenador do Grupo Especial de Fiscalização da Copa 2014 (Geacopa) do Ministério Público Estadual, promotor Clovis de Almeida Júnior (FOTO), acusou o governo Silval Barbosa  e as empreiteiras envolvidas nas obras da Copa de fornecerem informações sem nenhuma credibilidade aos órgãos de fiscalização. Confirmou também a inspeção que será realizada na Arena Pantanal na quinta-feira (20) pelo órgão de controle. 

 ====O promotor Clóvis de Almeida Júnior informou que a inspeção foi marcada justamente porque o governo do estado não passa informações confiáveis ao órgão sobre o caso. Em novembro do ano passado, uma equipe de engenheiros contratada pelo Ministério Público esteve na Arena e constatou que houve danos na estrutura em função das altas temperaturas durante o incêndio, mas não mas não informaram com precisão dados sobre a amplitude deste comprometimento, conforme explicou o coordenador do Geacopa.

 ====“Fizemos um relatório em 14 de dezembro e desde a chegada estamos pedindo para a Mendes Júnior e a Secopa para que esclareçam. Eles não movem uma palha.Nos últimos anos o que tivemos foram mentiras e evasivas. Não é possível que o povo não veja isso. Não cumpriram nenhum prazo e as obras entregues estão com falhas. O que a gente recebe são informações sem credibilidade e marcamos essa perícia com os engenheiros por não conseguir informações adequadas”, disparou o promotor. Uma coisa pode ter certeza: não haverá um evento a Arena sem que haja 100% de segurança”, garantiu. 

 ====Clóvis de Almeida Júnior fez questão de ressaltar que as medidas tomadas pelo Ministério Público em momento algum tiveram como finalidade atrasar a conclusão das obras da Copa, principalmente da Arena Pantanal. “Ninguém quer mais atrasos do que os já ocorreram. O Ministério Público não atrasou nenhum a obra. Todas as medidas que tomamos foram extrajudiciais e antecederam as obras. Acredito que a não conclusão da Arena tenha ligação com a incompetência deles de um ano e meio de atraso”.

 ====O promotor ainda emendou dizendo “ao invés de prestar atenção as nossas advertências, taxaram-nos de pessimistas e agourentos. Tudo o que dissemos que ia acontecer está acontecendo e todo mundo se cala, sem cobrar quem precisa ser cobrado. O Ministério Público fiscaliza, não faz obra. Queremos proteger o cidadão, proteger as pessoas que querem frequentar esta Arena. Vamos responsabilizar todas as pessoas que vem mentindo e enganando”, asseverou.
MATO GROSSO FORA DO MUNDIAL
 CREA-MT aponta irresponsabilidade governamental, falta de planejamento e prevê impossibilidade de Cuiabá sediar a COPA em Junho, "quando nem as obras do aeroporto, centros de treinamentos  e  outras de mobilidade urbana estarão devidamente concluídas"

 

A quatro meses do início da Copa do Mundo no Brasil, o Governo do Estado se vê “correndo contra o tempo” na tentativa de cumprir os prazos anunciados para finalização de todos os projetos criados para preparar a cidade para o evento – principalmente aqueles considerados obrigatórios pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) – até abril deste ano. A “corrida”, porém, é vã, segundo a avaliação do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MT), Juarez Samaniego (FOTO). De acordo com o engenheiro, se continuar tocando as obras da forma irresponsável e sem qualquer planejamento como está sendo feito, a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) pode desistir de tentar ver os principais projetos firmados com a entidade de futebol – como a construção dos Centros Oficiais de Treinamento (COTs) e a reforma do Aeroporto Internacional Marechal Rondon – prontos antes do Mundial.

 “Na engenharia, tudo tem condição, desde que você tenha tempo bom, recursos financeiros e profissionais capacitadostrabalhando. Com todos esses fatores, você consegue executar tudo até o início da Copa. Mas, da forma como estão andando, algumas dessas obras não ficam prontas para a Copa”, disse Samaniego, que acompanhou por meio de visitas de fiscalização o andamento das obras; Ele  afirmou que a faltou planejamento por parte do estado desde o início das obras. “Na verdade, a Secopa podia ter tomado as rédeas de tudo isso bem antes, pela própria Câmara Setorial de Infraestrutura que foi constituída e nunca foi convocada. Ela daria um suporte porque abrangia vários órgãos da sociedade que poderiam contribuir, mas nunca foi convocada. A gente entende que quem não precisa de ajuda, sabe demais. E é isso que está ocorrendo”, afirmou. 

  Para o engenheiro, a própria condução dos trabalhos pela pasta está errada, começando pela figura do secretário Maurício Guimarães, por “não ter colocado pessoas competentes para agilizar o projeto”. Samaniego defende que, apesar dos cargos de secretários serem essencialmente políticos, os cargos de segundo escalão deveriam ser ocupados apenas por técnicos com o conhecimento necessário para dar suporte a quem ocupa o posto principal. “O secretário de Infraestrutura da Secopa é um advogado. Trata-se de um cargo essencialmente técnico que deveria ter um profissional da área para avaliar tudo isso, porque todos sabem que nenhuma obra foi entregue no prazo e as que foram inauguradas faltam alguma coisa para ser concluída. Isso porque nem entramos na questão de qualidade”, disse.  

Das seis intervenções firmadas entre o Governo do Estado e Fifa com vistas ao Mundial de 2014, um deles já foi descartado pela falta de tempo viável para conclusão até o evento: a implantação do Veículo leve sobre Trilhos (VLT). Samaniego ressalta que, desde o início, a obra foi licitada sem projeto, o que fez com que o Consórcio VLT Cuiabá – responsável pela obra – abrisse várias frentes de trabalho na Capital e em Várzea Grande, sem planejamento algum. “Se viesse fazendo as obras por trecho, a cidade não estaria desse jeito, toda arrebentada e você já teria algum trecho concluído. Era possível. Se decidissem atacar primeiro a Avenida da FEB, você colocaria recursos naquele trecho e talvez teríamos até esse primeiro trecho concluído. Mas começaram a colocar obras em todos os lugares e não concluíram nada até agora. Isso, para mim, é falta de planejamento na engenharia”, pontuou.
 Na visão do engenheiro, a promessa do Estado de concluir a implantação do modal até o Porto, com vistas ao melhor transporte dos visitantes que desembarcarem no aeroporto Internacional Marechal Rondon, também não será cumprida. “Eles não conseguiram instalar o Centro de Operação. Sem ele, você não funciona o VLT, e lá está em obras ainda’, disse. 

Das demais obras previstas como essenciais para o Mundial, a visão do engenheiro também não é otimista. É necessária a reforma e ampliação do aeroporto, bem como a construção dos Centros Oficiais de Treinamento do Pari (Várzea Grande) e da Universidade Federal de Mato Grosso (Cuiabá), até abril deste ano – o que, na visão dele, não é possível. “O COT da UFMT e do Pari estão muito atrasados. Se eles continuarem nesse ritmo, eles não serão concluídos em abril. Não tem como. É impossível. O próprio aeroporto, da forma como a obra está sendo conduzida, também não será concluído. Tanto é que a própria Fifa deixou como prioridade que a Arena Pantanal esteja pronta”, afirmou. 

 Sobre as obras no Córrego Oito de Abril, o presidente do Crea acredita serem impossíveis de serem executadas até a Copa do Mundo, por se tratar de um serviço complexo em um trecho grande.  Também a  construção do Fan Park – ponto de encontro de torcedores durante o Mundial – também é visto com descrença pelo engenheiro, uma vez que o projeto deve ser executado no Parque de Exposições Jonas Pinheiro e, até o momento, a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) continua sediada no local e nenhum serviço teve início. “É um projeto comprometido, porque eu não sei qual é a relação hoje da Acrimat com o Estado em relação à mudança, mas, da forma como está lá, sem mexer nada, não acredito que algo seja feito. A não ser que a Acrimat aceite sair de lá a toque de caixa”, disse. 

Estádio "BICHADO" e com risco de desabar
 ============ 
Ministério Público Federal entra na jogada e determina instauração de inquérito para desmascarar perigosa "malandragem" da SECOPA: a maquiagem de vigas de concreto do novo estádio deterioradas por "incêndio criminoso"

Maurício Guimarães avisa que está cumprindo missão determinada por Silval Barbosa, sem conotação política

Na tarde de hoje (17) o governo Silval Barbosa "desmentiu" relatório do MPE e se colocou a disposição do MPF "para o que for necessário", alertando porém que o "estádio será entregue na data marcada, dia 15 de março, sem riscos para torcedores"... O DETALHE SINISTRO É: Como confiar num governo que pavimenta rodovias com "asfalto casca de ovo", com algumas necessitando de reparos antes da inauguração? Que já remarcou por 5 vezes a data de entrega do movo estádio? Que não tá nem aí segurança ou bem estar do povo, conforme apontam  laudos conclusivos do CREA-MT mostrando erros e fragilidades em outras obras de Barbosa para a Copa Pantanal?



 Em coletiva nesta segunda-feira 17),em Cuiabá,    o Ministério Público Estadual (MPE) informou que  após extinção do incêndio supostamente criminoso e a mando de pessoas interessadas em prejudicar a conclusão das obras no Arena Pantanal, em outubro de 2013,  não foi feita real apuração dos danos causados a estrutura do estádio e, ao invés disso, o Governo Silval Barbosa preferiu “maquiar” o local e seguir com as obras.  O  promotor Alexandre Guedes alertou que "a falta de uma investigação mais precisa nos danos causados pode vir a provocar uma tragédia. Há riscos aos torcedores, a imprensa, aos operários e todos aqueles que estão ou estarão lá dentro”.

Também por conta da “inércia” do Governo Barbosa (mais preocupado em "desmentir relatório do MPE), o Ministério Público Federal revelou  nesta mesma segunda=feira  chuvosa em toda Capital,  que por meio da procuradora da República, Bianca Britto de Araújo, abriu um inquérito civil para apurar as consequências do incêndio que comprometeu parte da estrutura da “Arena Pantanal”. "Não haverá jogos enquanto tudo não for devidamente apurado", assim definiu o órgão federal.

     No inquérito, o MPF requisitou a realização de perícia de engenharia na “Arena Pantanal”, com foco nas consequências do incêndio provocados na estrutura, empregando inclusive ensaios não destrutivos, utilizando os métodos mais adequados à situação. A perícia deve responder os seguintes questionamentos do MPF:

 “a) Os elementos estruturais da construção foram comprometidas pelo incêndio? Qual o nível de comprometimento? b) O nível de comprometimento nos elementos estruturais demanda a necessidade de se executar reparos/reforços na estrutura física? Que tipo de reparos? c) As instalações de prevenção e combate a incêndio do estádio projetadas e até agora colocadas se encontram dentro das normas técnicas pertinentes? d) Outras considerações que acharem pertinentes3) Oficie-se ao CREA/MT com a mesma documentação e quesitos anteriores, com requisição de perícia e opinião institucional da autarquia sobre as consequências do incêndio na obra”. 

O órgão federal ainda oficiou a Secopa/MT, e solicitou informações complementares, tais: “a) Se foi realizada análise da compatibilidade dos resultados dos ensaios na estrutura afetada pelo incêndio de 25.10.13 na Arena Pantanal, realizados pela Concremat Engenharia e Tecnologia S.A. Com, com o projeto ou especificação da obra. b) As providências já efetuadas para sanar os sinistros decorrentes do incêndio; c) Se houve algum aditivo ao contrato, qual o seu valor e objeto. As informações devem vir acompanhadas da documentação comprobatória pertinente; d) Se já foi transferida a totalidade de numerário prevista no financiamento para a obra e, em caso negativo, qual o remanescente a ser transferido/repassado”.

MPE não se intimida com ameaças do governo Silval Barbosa e se mostra disposto a não liberar estádio sujeito a tragédia com centenas de mortes  



O Cacetão Cuiabano reproduz matéria do site Caldeirão Político, que acompanhou nesta segunda(17) a coletiva de imprensa no Ministério Público sobre a polêmica mundial após publicação de reportagem da REUTERS que colocou em dúvida a segurança da Arena Pantanal em Cuiabá.

 14h40 - Neste momento os promotores Alexandre de Matos Guedes, Carlos Eduardo Silva e Clóvis de Almeida Júnior questionam os relatórios da Secopa sobre o incêndio ocorrido em outubro de 2013. O MP fez relatório técnico dia 3/12/13 indicando possibilidade de risco na estrutura. Pediu no dia 10/12 para a Secopa que se manifestasse no prazo de 20 dias, o que não aconteceu. 14h50 - A resposta da Secopa só chegou ao MP no dia 7/2/14, com dois laudos. Um da Mendes Júnior, datado de 8/12/13 e da Concremat, de 16/12/13. Nenhum dos relatórios é conclusivo, ou seja, não dão certeza sobre o compromotimento ou não da estrutura. O MP pede uma prova de carga da estrutura para liberar o estádio. Segundo os procuradores, "o MP quer a copa e é o termômetro da sociedade". Alegam que o dinheiro da obra é do Bndes, não é possivel deixar correr sem ter certeza da segurança. Obra sem segurança é sinônimo de tragédia, como foi com a Feicovag, boate Kiss e Arena do Corinthians. Perguntados sobre a perícia realizada hoje na Arena Pantanal por técnicos da Fifa, os procuradores disseram não ter recebido o relatório. Questionaram a Secopa por não convidar membros do MP para acompanhar a vistoria de hoje. Segundo o MP, a Secopa poderia ter evitado transtornos se tivesse cumprido os prazos e prestado as informações com detalhes e transparência. "O MP não está criando problemas, mas resolvendo. Ainda nesta semana O MP realizará vistoria técnica na Arena Pantanal". Encerrada a coletiva. 



AOS GRITOS!
 Governador de Mato Grosso tem crise de fúria no Palácio Paiaguás, dá no "esporro" no chefão da Secopa e solta cachorros em cima do Ministério Público 

Silval Barbosa visita Alta Floresta e vira alvo de protesto

Funcionários do Palácio paiaguás nem almoçarão direito nesta segunda(17) por conta de uma crise de nervos que acometeu o governador Silval Barbosa, após receber relatório da sua chefia de gabinete com "sinopse" da repercursão de grave denúncia da Reuters no mundo todo, com algumas matérias publicadas em grandes veículos da Europa apontando mudanças de sedes (Paraná e Cuiabá) e até mesmo a possibilidade do Brasil deixar de ser o palco da Copa 2014. Segundo fonte do Cacetão Cuiabano, o titular da SECOM, Carlos Rayel, entrou garboso, cumprimentando funcionárias, e saiu "com rabo entre as pernas", cabisbaixo, com envelopes nas mãos. Já o titular da Secopa, Maurício Magalhães, que permaneceu mais tempo no gabinete, teve que escutar as palavras "BURRO" - "INCONSEQUENTE" - "IRRESPONSÁVEL" repetidas aos gritos, várias vezes, não se sabe se dirigidas a ele ou a outro membro do staff barbosiano.  Isso sem contar os xingamentos contra membros do Ministério Público, cujo relatório de 18 páginas provocou toda celeuma. Consta que, pela gravidade dos fatos, o governador resolveu almoçar no próprio palácio e auxiliar Maurício numa COLETIVA EXPLICACIONISTA, logo mais na sede do governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário