Contador de Visitas

contador de visita

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Assembleia conclama empresários a discutir código tributário

Os empresários de Mato Grosso são conclamados a participar efetivamente das discussões sobre o sistema tributário de Mato Grosso, desenvolvido pela Câmara Setorial Temática da Assembleia Legislativa – CST do Código Tributário. O convite foi reafirmado pelo presidente da AL, deputado José Riva (PSD).
A alta carga tributária cobrada em Mato Grosso e a emissão desenfreada de decretos para ajustar o recolhimento de tributos são os principais fatores que levaram o Legislativo a instalar a CST. Riva garante a medida como fundamental para sanar essas divergências com a edição do Código Tributário Estadual. A CST deverá ser concluída até junho de 2012, já que as discussões estão bem adiantadas e Riva garante que o novo código será a bíblia do Estado.
“Precisamos aprovar esse código para disciplinar a emissão de decretos do Governo do Estado. Não dá para trabalhar cada dia com uma regra diferente. Temos que criar regras para proteger o empresariado”, destacou o presidente Riva
Também explicou a Lei 7.687 que certifica as empresas que praticam ações com responsabilidade social e ambiental. E pediu o empenho de todos para participarem da próxima edição.
Para o presidente da Asmat, Kássio Catena a iniciativa vem ganhando proporções surpreendentes. E estimulando a categoria a se preocupar cada vez mais com a excelência dos seus serviços. Além disso, é um segmento diferenciado na economia que precisa se modernizar sempre. “Queremos fazer mais e melhor para encantar nossos clientes”, afirmou, ao destacar o trabalho da Assembleia Legislativa em defesa do setor. “ concluiu Catena.

 Governador pede urgência em licitação do transporte


O governador Silval Barbosa (PMDB) determinou que a Agência de Regulação dos Serviços Públicos (Ager) realize integralmente a licitação para o transporte intermunicipal em caráter de urgência. O anúncio foi feito na manhã de hoje (21), durante a entrega de casas do residencial Nova Canaã II, em Cuiabá.
Segundo o governador, o processo se arrasta há anos e não há mais espaço para que se espere mais. O sistema foi dividido em 8 mercados diferentes e poderá contar com mais de uma empresa oferecendo o serviço.


Cão chama atenção na China ao ficar 

guardando túmulo de dono

 G1

Cão tem chamado atenção por ficar guardando o túmulo de seu dono. (Foto: Reprodução/YouTube)Um cão tem chamado atenção em uma aldeia na província de Shandong, na China, por ficar guardando o túmulo de seu dono. O animal pertencia a Lao Pan, que morreu no início deste mês aos 68 anos, segundo reportagem da emissora de TV "Sky News".


Por sete dias, o cão foi visto ao lado da sepultura. Como o animal estava sem comer, moradores o levaram de volta à aldeia e lhe deram comida. No entanto, após comer, o cachorro acabou voltando para o cemitério.

Agora, os moradores estão levando água e comida para o cão regularmente e pretendem colocar uma casinha para o animal junto ao túmulo de seu dono.

Políticos entram na Justiça para anular Lei da Ficha Limpa no secretariado de MT
Um grupo de políticos sustenta­do por partidos, que no primeiro momento não desejam aparecer, in­gressa na Justiça com uma ação para suspender os efeitos da Lei n.º 9.644 de 17 de novembro que definiu critérios para nomeação e exercício dos cargos de secretários de Estado. É a famosa Lei da Fi­cha Limpa, que impede que con­denados por turmas colegiadas dos tribunais assumam cargos na esfera do Poder Executivo Esta­dual.
A Lei idêntica também foi aprovada pela Câmara de Cuiabá e também terá validade idêntica pa­ra os principais auxiliares do pre­feito da Capital.

Riva mostra sua força em VG no 1º 
encontro do PSD
24 Horas News


Várzea Grande nunca esteve tão prestigiada politicamente. O 1º encontro do Partido Social Democrático (PSD) nesta sexta-feira, dia 18, reuniu dezenas de lideranças de peso, orquestrados pelo presidente da Assembleia Legislativa, o deputado José Geraldo Riva.
Riva mostrou sua força, e mais de 500 pessoas lotaram o Centro de Convenções do Hits Pantanal Hotel, para  tratar do plano estratégico da sigla com vista as eleições municipais de 2012 – que em Várzea Grande tem como candidato a reeleição o prefeito Sebastião dos Reis Gonçalves, o Tião da Zaeli. 
 
“O PSD tem consciência que hoje, Zaeli é o melhor nome para continuar a frente da administração de Várzea Grande”, lembrou Riva.  
 
Como secretário geral do PSD, José Riva, pediu para que os social-democratas “vistam a camisa” e encampem o projeto de reestruturação da segunda maior cidade do Estado de Mato Grosso. Depois de passar por vários problemas na administração pública e de instabilidade política, Zaeli com anuência de Riva deu início a formatação de chapas proporcionais e majoritárias. 
 
“Vamos findar um pacto em busca de melhorias. Vamos colocar Várzea Grande no patamar que ela merece” destacou sob o argumento de que a legenda estará aberta para composições. 
“Não vetamos ninguém. Temos grandes lideranças em Várzea Grande como o senador Jaime Campos, deputado Wallace Guimarães e do ex-deputado Maksuês Leite. E, o momento agora é reunir a base, como tem acontecido, e começar o diálogo com demais siglas para uma futura composição, pois queremos o melhor para Várzea Grande”.
 
Na oportunidade, Zaeli destacou que o município vive um momento importante de sua história pública e que deverá fechar o ano com déficit. “Porém, 2012 será um ano melhor, com mais transparência e responsabilidade. Vamos virar essa página de dificuldades e temos discutido um novo projeto para a cidade”, afirmou o prefeito.
 
Além de vereadores e lideranças do município esteve presente no evento, o presidente da Associação dos Municípios Mato-grossense (AMM), Meraldo de Sá; os deputados federais Homero Pereira e Eliene Lima; o deputado estadual Airton Português. Além dos ex-deputados Pedro Satélite e Wilson Teixeira, o Dentinho, o presidente do Partido da República (PR) em Várzea Grande, Wilton Coelho, o Wiltinho, o presidente do PTC, vereador Fábio Saad.

Artista exibe tesoura cravada na língua em 

festival na Venezuela

G1
Um artista exibiu uma tesoura cravada na língua durante um festival de pintura corporal nesta sexta-feira (18) em Caracas, na Venezuela. Cerca de 50 artistas de 18 países participam do evento.
Artista exibiu uma tesoura cravada na língua durante um festival. (Foto: Juan Barreto/AFP)
Governo trocou seis por meia dúzia e agora enfrenta dificuldades
Faltam exatos 30 dias para a data tradicional de pagamento do 13º salário do funcionalismo. O Estado tem pela frente nos próximos dias duas folhas. No último dia do ano processará também a folha de dezembro, uma avalanche de dinheiro injetada na economia, mas que tem que sair dos cofres públicos, onde está difícil juntá-la. O desafio para o governo é fechar no azul. Mas de fato, o que aconteceu para que o ano terminasse assim?
Vocês leram aqui e em outros veículos de comunicação ao longo do ano, que a arrecadação cresceu. No final do primeiro semestre então era notório o quanto os repasses federais subiram para o estado de Mato Grosso comparados ao mesmo período do ano anterior.
O ano também começou com remédio amargo: o governo desviou recursos da Secom para Agecopa, com isso deixou de pagar diversos veiculos de comunicação,sob o argumento de que era preciso ajustar o caixa, e manter a folha dentro do "limite prudencial".
Pois aí está a constatação neste novembro, praticamente dez meses depois das exonerações de servidores e de recentemente de alguns diretores da extinta Agecopa: o Estado trocou seis por meia dúzia. Com uma diferença: o contratado é mais caro que o comissionado.
Agora, que dezembro se aproxima com suas tradicionais três folhas de pagamento, o que se vê é a torneira fechando para pagamentos (que têm acontecido pontualmente apenas). Empresários, fornecedores, prestadores de serviço vão chegando ao fim do ano com a certeza de que os pagamentos, se vierem, serão magros.

Silval sinaliza para troca de secretários em 2012



MidiaNews

Silval Barbosa admite as mudanças e nega que o PSD terá mais espaço em sua gestão

O governador Silval Barbosa (PMDB) sinalizou que fará alterações na composição do secretariado, a partir de janeiro de 2012. A declaração foi dada na manhã desta segunda-feira (21), ao inaugurar 499 casas, no bairro Jardim Umuarama, em Cuiabá.

"Todo Governo de 4 anos tem que fazer mudanças para reajustar a equipe administrativa. Quando necessários, faremos este reajuste", disse.

Nos bastidores, comenta-se que as mudanças deverão atingir a Secretaria de Segurança Pública, na qual o delegado licenciado da Polícia Federal, Diógenes Curado, acumula desgastes, diante dos índices alarmantes de violência, refletidos em excessivos assassinatos em Cuiabá e Várzea Grande e assaltos a agências bancárias de municípios do interior.

A Secretaria de Transportes e Pavimentação Urbana também é outra cotada para mudança na chefia. O titular Arnaldo Alves tem seu desempenho questionados pelos deputados estaduais, e é alvo de constantes cobranças, até mesmo, da base aliada.

A Secretaria de Ciência e Tecnologia é outra que tem seu futuro indefinido em relação ao comando. O deputado federal Eliene Lima conduzia os trabalhos desde janeiro, porém, se licenciou para voltar a Câmara dos Deputados e indicar emendas parlamentares no Orçamento Geral da União (OGU), com a proposta de atender demandas da sua base eleitoral.

Ao mesmo tempo, o parlamentar está disposto a submeter-se a tratamentos no Hospital Sarak Kubitschek, para melhorar a articulação de um dos seus joelhos, que perdeu a rótula, por conta de um tiro durante um assalto.

Apesar disso, Silval prega cautela e prefere, neste momento, não comentar nomes que poderão ser substituídos ou ocupar novos cargos. "Tem que aguardar a votação da Lei Orçamentária Anual e outras políticas públicas, que serão tomadas a partir de 2012", disse.

Eleição 2012 e PSD
O governador Silval Barbosa rechaçou a possibilidade de o Partido Social Democrático (PSD) vir a ocupar mais cargos no primeiro escalão, diante da representatividade de cinco deputados na Assembleia Legislativa.

"Não há dúvida de que se trata de um aliado importante, mas o partido já auxilia na administração e tem espaço confortável atualmente", comentou Silval.

O PSD detém o controle das pastas de Ciência e Tecnologia e de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar. Também detém cargos de segundo e terceiro escalão, como a Cepromat (Centro de Processamento de Dados de Mato Grosso), além de ter o vice-governador Chico Daltro.

Quanto aos secretários de Estado citados como pré-candidatos a prefeito, como Nico Baracat (Cidades) e José Domingos Fraga (Desenvolvimento Rural), em Várzea Grande e Sorriso, respectivamente, Silval alega que vai avaliar a possibilidade de desincompatibilizá-los em janeiro, se houver confirmação do projeto político de ambos.

"O que ouvi, até agora, são rumores. Nada mais do que isso. Vou conversar com todos, se houver alguma pretensão política, deverão entregar os cargos ainda no início do ano", completou o governador.

Homem usa foice para raspar cabelo de membro de aldeia na China

G1
Um homem foi fotografado nesta quarta-feira (16) usando uma foice para raspar o cabelo de outro morador da minoria étnica Miao na aldeia de Basha, na província chinesa de Guizhou.
Homem usa foice para raspar o cabelo de outro morador. (Foto: Sheng Li/Reuters)

 

Silval vai a Brasília nesta terça-feira para discutir destinação de emendas

 
Silval vai a Brasília nesta terça-feira para discutir destinação de emendasO governador Silval Barbosa (PMDB) se reúne na manhã desta terça-feira (22) em Brasília com a bancada federal de Mato Grosso no Congresso Nacional para debater com os parlamentares a destinação das emendas federais ao Orçamento Geral da União (OGU) para o próximo ano.

No total, cada um dos oito deputados federais e os três senadores tem, individualmente, R$ 15 milhões disponível. Além disso, há uma emenda de bancada para eles, no valor de R$ 20 milhões, e outras quatro a serem divididas por grupo.

Silval quer convencer os deputados a destinarem ao menos parte desses recursos para a implantação de um pólo da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) em Várzea Grande, para a construção do Hospital Universitário e as rodovias federais que cortam Mato Grosso.

A expectativa é que até a próxima quarta-feira (24) a destinação das emendas já esteja definida.

 

Silval Barbosa destaca colaboração da 

sociedade para o sucesso do Natal da 

Família

 Secom-MT
O governador Silval Barbosa esteve presente neste domingo (20.11) no lançamento da campanha Natal da Família, na Praça das Bandeiras em Cuiabá, evento promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Traba. Acompanhado da primeira-dama e secretária de Trabalho e Assistência Social, Roseli Barbosa, o governador agradeceu a todos os que ali estavam presentes e que contribuíram para a campanha.

Para o governador, o envolvimento de toda a sociedade faz a diferença. “O importante é que todos participem, para ajudarmos uma família que precisa no final do ano, para que essas famílias tenham um natal com muita dignidade”, disse. Ele lembrou que as doações podem ser feitas até o dia 10 de dezembro e que espera que todas as famílias necessitadas sejam ajudadas.


Silval Barbosa também aproveitou a oportunidade para lembrar o trabalho do Governo do Estado para diminuir as desigualdades sociais, com a criação de oportunidades. O evento de lançamento do Natal da Família contou com mais de 20 atrações musicais nacionais e regionais. A entrada do evento correspondia a doação de 2 kg de alimentos.


Este ano a campanha para arrecadação de alimentos é voltada para famílias que estão abaixo da linha de pobreza ou em condições de vulnerabilidade nos 141 municípios mato-grossenses, incluindo comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas.

Por recorde, 57 pessoas se espremem dentro de cueca gigante

G1
Usando roupa íntima, 57 participantes se espremeram nesta quinta-feira (17) dentro de uma cueca de medindo cinco metros de comprimento por 1,5 metro de largura em Londres, na Inglaterra, e estabeleceram um novo recorde mundial.
Mais de 50 participantes entraram em uma cueca gigante. (Foto: Matt Dunham/AP)
Recorde foi estabelecido em Londres. (Foto: Matt Dunham/AP)


Riva conclama empresários a discutir código tributário durante prêmio Asmat

Da Assessoria
Os empresários de Mato Grosso foram conclamados a participar efetivamente das discussões sobre o sistema tributário de Mato Grosso, desenvolvido pela Câmara Setorial Temática da Assembleia Legislativa – CST do Código Tributário. O convite foi reafirmado pelo presidente da AL, deputado José Riva (PSD), na última sexta-feira (18), durante a 25ª Premiação aos Supermercadistas e Fornecedores da Associação de Supermercados de Mato Grosso - Asmat, que premiou os melhores supermercados e fornecedores de 2011.

A alta carga tributária cobrada em Mato Grosso e a emissão desenfreada de decretos para ajustar o recolhimento de tributos são os principais fatores que levaram o Legislativo a instalar a CST. Riva garante a medida como fundamental para sanar essas divergências com a edição do Código Tributário Estadual. A CST deverá ser concluída até junho de 2012, já que as discussões estão bem adiantadas e Riva garante que o novo código será a bíblia do estado.


“Precisamos aprovar esse código para disciplinar a emissão de decretos do Governo do Estado. Não dá para trabalhar cada dia com uma regra diferente. Temos que criar regras para proteger o empresariado”, destacou o presidente Riva, que também fez a entrega do troféu aos vencedores do ano, no Buffet Leila Malouf.


Também explicou a Lei 7.687 que certifica as empresas que praticam ações com responsabilidade social e ambiental. E pediu o empenho de todos para participarem da próxima edição. Neste ano, 39 empresas foram reconhecidas com o Certificado de Responsabilidade Social e Ambiental. “Gostaria de ter mais empresas participantes na edição de 2012. O certificado reconhece as empresas que se preocupam com o bem estar da população e do meio ambiente”.


Ao agradecer a contribuição de todos para o desenvolvimento do estado, o deputado lembrou o seu primeiro emprego num supermercado do Paraná e depois do empreendimento que abriu nesse mesmo segmento em Juara, cidade onde reside há 34 anos. “Quero agradecer a todos o convite, em especial, aos supermercadistas, setor que tive a honra de trabalhar no meu primeiro emprego”.


Para o presidente da Asmat, Kássio Catena a iniciativa vem ganhando proporções surpreendentes. E estimulando a categoria a se preocupar cada vez mais com a excelência dos seus serviços. Além disso, é um segmento diferenciado na economia que precisa se modernizar sempre. “Queremos fazer mais e melhor para encantar nossos clientes”, afirmou, ao destacar o trabalho da Assembleia Legislativa em defesa do setor. “O presidente Riva sempre foi nosso grande parceiro e intermediador junto ao governo. A participação dele engrandece nosso evento”, concluiu Catena.


Ganhadora na categoria dos grandes supermercadistas pela terceira vez consecutiva, a Rede Modelo foi um dos destaques da noite, e quer continuar o trabalho focado na valorização da equipe e na oferta de produtos de qualidade com melhores preços. “Este prêmio é o reconhecimento do trabalho em equipe. São 2,5 mil funcionários que têm como missão atender bem clientes e fornecedores”, comemorou o diretor-presidente, Altair Magalhães.


Magalhães ainda ressaltou a parceria com o Parlamento na busca pela equalização do sistema tributário, com vistas à redução da evasão fiscal e na inserção de projetos que solucionem os problemas que afetam diretamente as comunidades.


Participante pela segunda vez como uma das patrocinadoras, a Encarteladora Alto Giro também esteve entre as empresas mais lembradas. Localizada na Região do Coxipó, em Cuiabá, a empresa congrega 60 funcionários, com atenção especial ao primeiro emprego, oportunizando o ingresso de jovens no mercado de trabalho. Outra preocupação, conforme os diretores-presidentes Marcos Roberto Marques e Giovane Baía, se refere ao atendimento de qualidade e pontualidade na entrega. “Tudo para manter a satisfação dos nossos clientes supermercadistas de Mato Grosso, Pará e Rondônia”, garantem.


ASMAT – A Asmat tem finalidade de congregar os empresários supermercadistas, autosserviços e assemelhados do Estado de Mato Grosso, proporcionar serviços e benefícios, representá-los defendendo e fazendo valer os seus direitos, criar oportunidades para o aprimoramento profissional, gerencial e operacional dos supermercados, gerar intercâmbios de ideias e experiências através de eventos profissionais, sociais, culturais e educacionais, estabelecendo parcerias e boas relações com a sociedade, com os governos visando a evolução permanente – individual e do setor – rumo à construção do desenvolvimento sustentado de Mato Grosso.

Prefeito deve cancelar lei que renova conselho sem eleição

De Barra do Garças - Ronaldo Couto
Prefeito e vereadores queriam manter conselheiros sem eleição e revoltou população
O Ministério Público Estadual (MPE) de Barra do Garças notificou o prefeito de Torixoréu (560 Km a sudeste de Cuiabá), Máximo Antônio Barriga (PSB), para que suspenda a lei municipal que renova, sem eleição, os membros do Conselho Tutelar do município.

A notificação recomendatória do promotor Mauro Poderoso de Souza alerta o chefe do executivo da irregularidade da lei municipal nº. 918 de 20 de outubro de 2011 apresentada pela presidente da Câmara Municipal de Torixoréu, vereadora Maria Lúcia Rocha (PSD) e sancionada pelo prefeito, por ignorar a recomendação de eleição direta na comunidade para renovação do mandato de conselheiro (cargo remunerado) para auxiliar no cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

De acordo com o ECA, é necessário a renovação dos membros do conselho tutelar a cada três anos por meio de eleição, todavia o projeto aprovado no legislativo de Torixoréu está passando por cima desta orientação.

A denúncia questionando essa irregularidade foi encaminhada ao MPE pelos vereadores Vanney Neves (PC do B), Juca do PV e Linquinho Saggin (PR) e o cidadão Flozinho Rocha. O Conselho Municipal de Direito da Criança e Adolescente (CMDCA) também reclamou desta situação.

O promotor alertou o prefeito sobre a irregularidade e deu prazo de cinco dias para o cancelamento da lei, caso contrário o chefe do executivo pode ser afastado do cargo. O prefeito, na época da denúncia, disse que não sabia da necessidade de eleição e informou que iria consultar advogados. Porém, quando chegou na cidade, segundo Vanney Neves, teria sancionado a lei sem nem ao menos ouvir a comunidade.

Votaram a favor do polêmico do projeto os vereadores: Admilson Vilela (PSD), Osvaldo “Cotraço” (PSD), Elmo Pimentel (PSD), Robson Bezerra (PSD) e Ronivaldo 'Preguim'(PSD). Votaram contra, os vereadores: Vanney Neves (PC do B) e Juca do PV; destacando que a presidente só vota em caso de empate.



Cobra albina de 2 cabeças é colocada à venda por US$ 25 mil nos EUA

Uma cobra falsa coral (Lampropeltis triangulum hondurensis) albina de duas cabeças, que está em um serpentário em Ridge Manor, no estado americano da Flórida, foi colocada à venda por US$ 25 mil (cerca de R$ 45 mil).


O proprietário Daniel Parker, biólogo da University of Central Florida, disse que espera que o réptil seja comprado por um jardim zoológico, aquário, ou onde as pessoas possam vê-lo. "Na minha opinião, essa é a mais bela cobra de duas cabeças que já existiu", disse ele.

Foto de 28 de outubro mostra uma cobra falsa coral (Lampropeltis triangulum hondurensis) albina de duas cabeças, em serpentário em Ridge Manor, no estado americano da Flórida (Foto: AP Photo/Sunshineserpents.com, Daniel Parker)Lisa Parker mostra a cobra albina. Segundo o biólogo, com dois cérebros dando ordens para o mesmo corpo, as cobras de duas cabeças teriam dificuldade para sobreviver em ambiente natural (Foto: AP Photo/Sunshineserpents.com, Daniel Parker)
 



Riva diz que máquina está inchada e encomenda um estudo sobre gastos

Riva diz que máquina está inchada e encomenda um estudo sobre gastos
O presidente da Assemblea Legislativa, deputado José Riva (PSD), disse em entrevista ao Olhar Direto que uma equipe técnica ligada ao gabinete seu faz um levantamento dos cargos existentes e dos gastos com a pessoal dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) com o intuito de formular um projeto técnico de enxugamento da máquina pública, que será entregue ao governador Silval Barbosa (PMDB).

Riva afirma que tomou a iniciativa de fazer esse levantamento por entender que não adianta apenas ficar sentado apontando os problemas, mas que além disso, considera uma medida muito necessária apresentar propostas para resolver esses problemas.


“Eu quero apresentar ao governador uma proposta de diminuição das despesas com o pessoal e a máquina pública. Não acho que tenha me antecipado, ou que esteja fazendo um papel que deveria ser dele. Eu acho que tenho condições de contribuir neste momento de aperto financeiro, para depois poder discutir para onde remanejar o dinheiro economizado”, declarou.


Segundo o parlamentar, o estudo de viabilidade técnica de enxugamento da máquina publica deve ficar pronto até o final do ano. “O dinheiro que será economizado, poderá ser aplicado na saúde, em estradas, educação, segurança pública ou qualquer outra [área] que esteja necessitada”, finalizou.

Prefeito é denunciado pelo MPE por pagar passagens de férias à família


Walter é acusado de custear com dinheiro da prefeitura férias da família e de assessoraO prefeito de Canarana (720 Km de Cuiabá), Walter Lopes Faria (PR), foi denunciado pelo Ministério Público Estadual (MPE) por ter custeado passagens de férias para sua própria família e uma assessora com recursos do município. Uma ação civil pública foi ajuizada pelo promotor Jorge Damante, que já ouviu o prefeito e propôs a ação de improbidade administrativa quinta-feira (17) na Comarca de Canarana.

De acordo com a denúncia, Walter custeou com verbas públicas, no mês de janeiro de 2011, passagens áreas de ida e volta para a cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, em viagem de turismo com sua família. Em sua defesa, o chefe do Executivo de Canarana alega que estava de férias mesmo, porém teria sido convocado urgentemente para assinar alguns documentos em Cuiabá e teria feito uso de passagens custeadas pela prefeitura.


O promotor não aceitou a argumentação do republicano. “O MP não acatou o argumento, pois o gestor não estava em período de férias, visto que não licenciou do cargo para tanto e não poderia estar usufruindo de viagem turística no nordeste. Ele estava no exercício do cargo de prefeito municipal e recebeu salário integral no mês de janeiro”, explicou o promotor.


Damante explicou ainda na ação que qualquer cidadão pode usufruir de férias, mas na gestão pública, a lei orgânica é clara no ponto em que o prefeito deve se afastar do cargo para o vice assumir.


O MPE descobriu também que o prefeito concedeu passagem aérea de ida da servidora pública Magda Patrícia Andolhe à cidade de Porto Alegre (RS), por motivos particulares. “Nesse caso, o prefeito justificou dizendo que houve erro e que será instaurado procedimento administrativo para apurar responsabilidades.


"Todavia, a servidora, em depoimento à Promotoria de Justiça, afirmou expressamente que foi o prefeito municipal quem lhe autorizou a viajar para Porto Alegre com a despesa paga pelos cofres públicos”, destacou o membro do MP.


De acordo com o promotor, o prejuízo aos cofres públicos foi de R$ 2.569,68.


“O município custeou a viagem de ida do prefeito a Natal no dia 10 de janeiro e também a viagem de volta no dia 20 do mesmo mês, com destino à Goiânia. Já a servidora municipal viajou para a capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, no dia 24 de janeiro. Ficou constatado que as viagens realizadas, tanto pela servidora, quanto pelo prefeito, não foram viagens a serviço do município, já que o gestor fez uma viagem de lazer com sua mulher e filhos e a servidora foi visitar o seu filho”, afirmou ele.


Na ação, a Promotoria de Justiça de Canarana requer o ressarcimento da verba pública, com as devidas atualizações monetárias, perda da função pública e aplicação de multa. Essa não é a primeira vez que Walter enfrenta problemas com a Justiça. Em 2010, ele foi afastado do cargo de prefeito por 45 dias acusado de crime de abuso econômico por ter usado o site da prefeitura em beneficio próprio na sua campanha de reeleição em 2008.


O republicano é primo do prefeito de Barra do Garças, Wanderlei Farias (PR), e está no seu segundo mandato de prefeito e trabalha para emplacar o sobrinho e secretário de Administração e de Saúde, Fábio Faria (PR), como candidato a prefeito em 2012 em Canarana.


Fábio que também foi denunciado pela promotoria por estar ocupando três funções na prefeitura como secretário de duas pastas mencionados e de controlar internado (cujo objetivo é fiscalizar o próprio prefeito).

Caçadores de ratos ganham US$ 0,10 por roedor morto em cidade indiana


Caçadores caçam, pelo menos, 30 ratos por noite. (Foto: Danish Siddiqui/Reuters)Matadores de ratos do departamento de controle de pragas de Mumbai, na Índia, recebem US$ 0,10 por cada roedor que matam. Os caçadores caçam, pelo menos, 30 ratos por noite. Na manhã seguinte, eles devem entregar os animais para funcionários municipais. Segundo a agência Reuters, Mumbai é a única cidade no mundo que emprega matadores de ratos durante a noite.



 

 

Riva conhece projetos e elogia gestão de Neurilan em Nortelândia


O presidente da Assembléia Legislativa de Mato Grosso, Deputado Estadual José Riva acompanhado do ex-deputado Carlos Brito e do Secretário de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar José Domingos Fraga Filho participara neste sábado (19.11) em Nortelândia, da solenidade de posse do novo secretário municipal de desenvolvimento econômico Antônio Quinteiro de Almeida, e em seguida o deputado Riva conheceu o Programa Gerar que consiste em projetos de geração de renda com base em pequenas agroindústrias, que recebem o apoio de uma cooperativa criada nesta gestão para dar maior solidez aos arranjos econômicos.

O prefeito municipal Neurilan Fraga pediu o apoio do deputado para consolidar um pólo têxtil na região, que beneficiará não só seu município, bem como os vizinhos Santo Afonso, Nova Marilândia, Denise, Arenápolis e Alto Paraguai, por exemplo, e facilitar a colocação no mercado de produtos oriundos da agricultura familiar, principalmente em relação à autorização da Vigilância Sanitária Estadual para comercializar o produto fora dos limites do município. Neurilan Fraga disse ainda que é preciso uma ação mais efetiva do Governo Estadual a fim de ajudar os municípios de economia exaurida a encontrarem uma nova atividade econômica capaz de transformar a vida das pessoas e suas famílias.


O presidente da Assembléia Legislativa assumiu o compromisso de levar a discussão para o âmbito governamental e legislativo e elogiou as iniciativas praticadas em Nortelândia. O deputado disse que há três anos o município se encontrava em decadência e hoje vive uma nova realidade, com mudanças profundas ocorridas no seio da comunidade, despertando na população o empreendedorismo.


“ A mais importante de todas as mudanças que vi aqui é que elas estão sendo feitas nas pessoas. Neurilan está fazendo uma transformação profunda na vida das pessoas” destacou o parlamentar estadual.


Riva conheceu o Projeto IS MARY JEANS onde várias mulheres após serem capacitadas numa parceria com o Instituto Matogrossense do Algodão (IMA), estão trabalhando numa espécie de facção costurando para indústrias catarinenses. Ele recebeu inclusive uma calça com a marca do projeto confeccionada pelas mulheres. Ele visitou ainda a indústria de empacotamento de leite administrada pela Coopermisa, e conheceu o projeto de frango caipirão, embalado e vendido no comércio local com selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), entre outros projetos.


Estiveram presentes os prefeitos Adair Alves (Alto Paraguai), Wilson Francelino (Barra do Bugres), Silvio Souto (Santo Afonso), Juvenal Alexandre (Nova Marilândia), o ex-prefeito de Criciumal (SC) e consultor Walter Reck, o Presidente da Câmara de Vereadores de Nortelândia, Rubilan Nunes de Oliveira, vereadores, secretários municipais, lideranças políticas, empresários, sindicalistas e populares.

Jayme descarta prefeitura e aposta na 

família França em Cuiabá


Jayme Campos     O senador Jayme Campos (DEM) garante que o partido terá candidatura própria à Prefeitura de Várzea Grande no ano que vem, mas desmente os rumores de que tenha interesse em disputar. “Eu não tenho este projeto, há várias lideranças com potencial para concorrer e vamos dar oportunidade para a renovação”, pontua.

     Considerado o “cacique” da sigla no Estado, Jayme adianta que o DEM está acabando de definir as pré-candidaturas para a chapa de vereadores nos municípios. Em janeiro, ele vai começar uma série de encontros regionais pelo Estado para planejar o pleito eleitoral de 2012. “Estamos definindo o calendário dos eventos. Vamos percorrer todas as regiões”, frisa.

     Em Várzea Grande, o partido tem uma “inflação” de pré-candidatos ao comando do Paço Couto Magalhães. São pelo menos oito nomes disponíveis, mesmo após cinco vereadores da legenda terem migrado para o PSD. Entre os possíveis candidatos estão a própria esposa de Jayme, Lucimar Campos, e Julio Campos Neto, sobrinho do casal e filho do deputado federal, Júlio Campos.

     Quanto à disputa em Cuiabá, o senador declarou que o partido também está trabalhando candidatura própria na Capital. Jayme defende que o partido lance o ex-diretor de Marketing da extinta Agecopa, Roberto França, ou de sua esposa e ex-vice governadora, Iracy França.

Professora americana é afastada acusada de operar sites pornôs

Professora é acusada de operar sites de pornografia em seu notebook escolar. (Foto: Reprodução)Uma professora de 35 anos foi afastada de uma escola em Stockton, no estado da Califórnia (EUA), acusada de operar sites de pornografia em seu notebook escolar, segundo a emissora de TV "KTLA".


Heidi Kaeslin foi colocada em licença administrativa depois que autoridades descobriram que vários sites pornográficos teriam sido registrados pela professora.

O distrito escolar está investigando se Heidi estava desenvolvendo uma série de sites pornográficos, incluindo um chamado "minha professora sacana", em conjunto com um policial aposentado.

De acordo com o jornal "The Record", o policial aposentado Richard Fields disse que estava envolvido na criação de sites pornográficos para ganhar um dinheiro extra, porque foi forçado a se aposentar precocemente em maio.

TCE vai reprovar as contas de Vilceu; foco será o escândalo do maquinário



Vilceu Marchetti, ex-secretário de Infraestrutura, fica numa situação delicada porque TCE reprovará suas contas esta semana
    O ex-secretário de Estado de Infraestrutura (hoje Transporte e Pavimentação Urbana) Vilceu Marchetti, ex-prefeito de Primavera do Leste, já se encontra numa situação técnica e jurídica delicada e enfrentará mais problemas ainda com o Ministério Público e com a Justiça porque a tendência é do Tribunal de Contas reprovar o balancete de sua gestão. O processo entra em julgamento nesta semana. O parecer do relator, auditor-substituto de conselheiro Luiz Henrique Lima, é pela reprovação das contas. A relatoria estava sob Humberto Bosaipo, que foi afastado por um ano. Técnicos detectaram uma série de irregularidades sob Vilceu, especialmente em relação a compra de máquinas pesadas, que se transformou no escândalo do maquinário.
    Das contas do exercício de 2010, quatro meses são de responsabilidade de Vilceu, que já teve denegado o pedido de registro de declaração de bens de final de mandato por indícios de atos de improbidade administrativa, com suspeita de enriquecimento ilícito, e também já foi "intimado" a restituir em R$ 80,8 mil o erário por falhas graves na realização das obras de uma policlínica de pronto-atendimento em Diamantino, além de multado em R$ 34,8 mil.
    Uma das gravidades sobre os ombros de Vilceu enquanto secretário dos governos Blairo Maggi e Silval Barbosa é quanto à aquisição pelo Estado de 705 máquinas, dentro do programa “Mato Grosso 100% Equipado”. Caminhões, pás carregadeiras, escavadeiras e motoniveladoras foram adquiridas a partir de financiamento de R$ 241 milhões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. O maquinário foi entregue às prefeituras. Investigações apontam que houve superfaturamento superior a R$ 40 milhões. Vilceu, que respondia pela secretaria de Infraestrutura na época, é um dos responsáveis pelas negociações.
 

Riva e carimbo municipalista

(RD NEWS)
   Afinado com o governo estadual, José Riva, presidente da Assembleia, quer mesmo ser carimbado como parlamentar municipalista. O seu projeto que cria o Dia Estadual do Municipalismo já virou lei. Foi sancionado pelo governador Silval na última sexta. Agora, em todo dia 4 de maio será comemorado a data, que marca a fundação da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), com realização de eventos conjuntos da AL com AMM e outras entidades, inclusive com direito a entrega de homenagens a personalidades que atuam em defesa do municipalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário