Contador de Visitas

contador de visita

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Riva defende construção de 2 hospitais para acabar com déficit de leitos

Utilizar a capacidade de endividamento do Governo do Estado para a retomada do Hospital Central de Cuiabá e construção do Hospital da Criança. Esse é o entendimento do presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PSD), com o objetivo de disponibilizar mais leitos para o atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Se o Estado realmente pode conseguir empréstimos de R$1,5 bilhão para investir em pavimentação asfáltica, eu defendo que sejam destinados 10% desse valor para a área de Saúde. Vamos fazer gestão junto ao Governo e ampliar o debate com a sociedade”, declarou Riva, após reunião de Colégio de Líderes nesta terça-feira (22), onde os deputados estaduais receberam integrantes do Movimento Saúde e Democracia (MSD).
Para Riva, a possibilidade de firmar uma Parceria Público-Privada (PPP) a fim de fazer esses investimentos é uma situação complexa e que requer tempo. “Precisamos de uma resposta rápida e utilizar a capacidade de endividamento é quase um consenso”. Além de falta de recursos, de hospitais e de gestão na área, os representantes do MSD apresentaram aos parlamentares a preocupação com a insuficiência de leitos hospitalares para atendimento do SUS.
Em Mato Grosso, existem 5,2 mil leitos, dos quais apenas 10% são públicos. Na Capital, são 1,6 mil leitos de hospitais privados e públicos, sendo 1,2 mil leitos contratados pelo SUS. “O momento é oportuno para a discussão. Cuiabá vai uma das sede da Copa em 2014 e o estado também assumiu o compromisso na área de Saúde Pública. Precisamos ter leitos que atendam o povo, pois hoje, o sistema trabalha no limite”, destacou o professor de Saúde Pública da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e ex-secretário de Saúde do Estado e de Cuiabá, Júlio Muller Neto.
Uma das saídas, segundo Muller, é a retomada das obras do Hospital Central e a construção do Hospital da Criança. Desta forma, Mato Grosso contará com uma unidade hospitalar de Alta Complexidade e outro especializado no atendimento infantil. O professor defende ainda que as gestões dos Prontos-Socorros de Cuiabá e Várzea Grande sejam municipais. “O governo tem que apoiar os municípios na Atenção Básica de Saúde. E construir um hospital público, já que Cuiabá é a única capital sem um hospital estadual”.
Com o Hospital Central e da Criança, Mato Grosso passaria mais 280 leitos que, com a ampliação do Hospital Universitário Júlio Muller, chegaria a ter 500 leitos.
Como um dos integrantes do Movimento, o ex-secretário de Saúde de Cuiabá, Luiz Soares, entregou ao presidente um abaixo-assinado com cinco mil assinaturas colhidas em favor da retomada do Hospital Central de Cuiabá. “A situação da Saúde em Mato Grosso é muito grave. A solução da crise é a disponibilização de mais leitos. Entregamos hoje o projeto executivo do Hospital Central, que está pronto”, afirmou Soares. Além de Luiz Soares e Júlio Muller participaram da reunião o dentista Wagner Simplício, médico Nei Moreira e o biólogo Vagner César.
OSS – O modelo de gestão conduzido por Organizações Sociais de Saúde (OSS), implantado há três meses em algumas unidades no estado, também foi pauta da reunião. Tanto que o deputado Riva encaminhou requerimento ao governador Silval Barbosa solicitando informações sobre as Organizações Sociais de Saúde (OSS), instituições contratadas para gerir a saúde pública de Mato Grosso.
Riva quer cópias de todos os contratos efetuados em 2011 com as OSS, especialmente dos hospitais; informações sobre a constituição dos Conselhos Administrativos de cada organização; detalhes sobre os resultados, as metas mensais contratadas e as alcançadas por cada uma. Entre os questionamentos, o parlamentar quer saber o número de cirurgias e consultas realizadas, para avaliar os serviços prestados no estado. Além disso, exige cópia do convênio firmado com a Federação dos Hospitais Filantrópicos de Mato Grosso e a justificativa para sua formalização.
“Se é pago às OSS três vezes mais do que a tabela do SUS, quem vai querer atender pelo SUS? Além disso, temos que discutir um sistema de saúde eficiente e que atenda toda a população de Mato Grosso e não apenas um terço dela”, destacou Riva, que também defende a gestão dos Prontos-Socorros pelos municípios. Argumenta ainda que os quase R$ 1 bilhão, destinado no Orçamento do Estado para a Saúde, está muito aquém das demandas da área. “Como vamos implantar em todo o estado o modelo das OSS com tanto pouco recursos?”, indagou Riva.
Governo ignora Sérgio Ricardo e não vai criar pasta


A medida busca fortalecer os municípios do Vale do Rio Cuiabá.
O líder do governo na Assembleia Legislativa Romoaldo Junior (PMDB), em entrevista ao RepórterMT, disse que não há possibilidade do Executivo voltar atrás da decisão em criar a Superintendência Metropolitana ligada a Secretaria de Cidades. O anúncio foi feito no começo da semana pelo governador Silval Barbosa (PMDB). A atitude do governo deixa de lado o projeto do primeiro secretário da Casa, deputado estadual Sérgio Ricardo (PR). O fato já mobiliza outros deputados contra decisão do chefe do Executivo.

“Não adianta o Sérgio querer interferir na decisão, pois esta medida é para conter gastos. Ele tem suas razões porque criou a ideia. Mas vamos sentar com ele e conversar sobre algumas mudanças que será feito no projeto”, argumentou.

As justificativas do primeiro secretário são de que com a criação da superintendência, os prefeitos não vão respeitar quem estiver no comando da pasta, além disso, a União não repassaria recursos para o Vale do Rio Cuiabá, caso a Agência não fosse emancipada.

Está previsto para hoje (23) uma reunião com os deputados Sérgio Ricardo, Romoaldo Junior, presidente da AL, José Riva (PSD), com o governador Silval Barbosa para buscar entendimento sobre o projeto. A reunião acontecerá se o chefe do Executivo chegar hoje em MT. Silval se reúne desde o início da semana com a bancada de deputados federais em Brasília para discutir convênios e emendas para o Orçamento Geral da União (OGU) de 2012.

DADOS

No país existem mais de 30 Agências que recebem dinheiro através do orçamento da União. Em São Paulo, por exemplo, são duas que recebem repasses diferenciados.  O deputado republicano alega que com a não criação da Agência os recursos não serão destinados à baixada cuiabana.


Médicos retiram sanguessuga viva da traqueia de chinês de 16 anos

Médicos retiraram uma sanguessuga de dez centímetros viva da traqueia de um adolescente chinês de 16 anos. Há dois meses, Tao Jiayuan ficou doente e com a voz rouca. Sua mãe pensou que ele tivesse ficado resfriado e lhe deu alguns remédios, segundo reportagem da emissora de TV neozelandesa "3 News".
Como o jovem não melhorou e tinha dificuldade até para respirar, sua família o levou para o hospital. Durante os exames, os médicos descobriram uma sanguessuga viva em sua traqueia. Ele passou por uma cirurgia em Yibin City, na província de Sichuan.
Médicos retiraram uma sanguessuga da traqueia de adolescente chinês. (Foto: Reprodução/3 News)
Sanguessuga que foi retirada pelo médicos. (Foto: Reprodução/3 News)

 


TRE retoma julgamento e Galindo poderá ficar inelegível por 8 anos



Chico Galindo    O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) retoma o julgamento do processo que pode tornar o prefeito de Cuiabá Chico Galindo (PTB) inelegível por 8 anos, nesta quarta (23). O caso começou a ser julgado na semana passada e a previsão era que continuasse nesta terça (22), mas o desembargador Jones Gattass Dias, que pediu vistas, não pôde comparecer à sessão.
     Galindo é acusado de uso da máquina na campanha ao Governo em 2010, a fim de favorecer o então candidato Wilson Santos (PSDB). O caso é polêmico devido ao fato de o parecer do Ministério Público Estadual (MPE) incriminar apenas Galindo e absolver os demais representados, Wilson Santos e o candidato a vice, Dilceu Dal´Bosco (DEM).
     Segundo a promotoria, Wilson já estava fora da prefeitura quando ocorreu o suposto ato irregular, então não há como comprovar a culpa, ao passo que Galindo administrava o município.
     Dessa forma, o parecer é pela inegibilidade de Galindo a contar de 2010, por abuso de poder político.
     Na última quinta (17), o voto do relator Gerson Ferreira Paes foi pela absolvição dos três representados. Já outros dois desembargadores, Jorge Luiz Tadeu e Pedro Francisco da Silva, seguiram o parecer do MP e Samuel Franco Dalia Junior e André Pozett, aguardam o pedido de vista de Gattas.
     Entretanto, pela complexidade do caso, na sessão desta quarta pode haver novo pedido de vistas, adiando mais uma vez o julgamento. O caso pode interferir nas eleições do ano que vem, já que Galindo não poderá concorrer à reeleição e, embora negue o projeto, é o candidato em potencial do partido


Presidente da Câmara é contra ficha limpa e vê assunto só como modismo



Ananias Filho, presidente da Câmara de Rondonópolis, diz que ficha limpa exclui reeducando da oportunidade de ocupar cargo
   O projeto de lei que busca barrar os chamados “fichas sujas” em Rondonópolis, terceiro maior município mato-grossense, divide opiniões e tem provocado duros embates no Legislativo. Entre os que se mostram mais revoltados com a medida está o presidente da Casa, vereador Ananias Filho (PR). Ele não poupa esforços para “enterrar” a mudança e, para convencer os colegas, tem utilizado desculpas “esfarrapadas”. Ananias argumenta que se trata apenas de um “modismo”, assim como o corte de cabelo da dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó na década de 1990. "Nem todo mundo tem condições de ser ficha limpa. A pessoa que cometeu um único deslize não pode ser taxado como bandido o resto da vida. É uma questão social", defende Ananias.
     Logo em seguida, ele pondera que o projeto do colega Milton Mutum (PSD) não atingirá somente a classe política e o quadro de secretários municipais, mas principalmente as pessoas comuns. Conforme Ananias, a medida vai restringir a atuação de qualquer condenado em todo serviço público. E reforça que os reeducandos perderão uma boa oportunidade de voltar ao mercado de trabalho.
     Para o presidente da Câmara, os políticos estão se aproveitando da popularidade da ideia, defendendo-a para obter destaque na mídia. O problema é que, assim, o republicano resolveu comprar briga com a sociedade, ávida por gestores mais íntegros. O curioso é que proposta semelhante foi aprovada, com tranquilidade, na Assembleia Legislativa e na Câmara de Cuiabá, sendo sancionada pelo governador Silval Barbosa (PMDB) e pelo prefeito Chico Galindo (PTB), respectivamente.
     Em Rondonópolis, a proposta partiu de Mutum. Enquanto a maioria prefere ficar em cima do muro, Ananias e o peemedebista Adonias Fernandes de Souza (PMDB) fazem campanha contra. Exatamente por isso a matéria que deveria entrar em pauta na semana passada vai ser apreciada apenas neste final do mês.
     Com o argumento de que a lei tem que ser igual para todos, Mutum tenta “emplacar” o projeto. Ele argumenta que um concursado, para tomar posse de cargo público, tem qde apresentar certidões negativas criminais, enquanto no caso dos comissionados praticamente não há critério ou restrições, facilitando a indicação de pessoas com problemas na Justiça. "Na realidade é um desrespeito e uma incoerência. Não podemos aceitar que um ficha suja comande um ficha limpa", pontua.


Peixes são flagrados atravessando rodovia inundada nos EUA

Salmões foram flagrados atravessando a nado uma rodovia parcialmente inundada no estado americano de Washington na terça-feira (22).
O vídeo (assista) foi feito na estrada Skokomish Valley, no condado de Mason, próximo à cidade de Shelton.
Peixes são flagrados atravessando rodovia inundada nos EUA (Foto: Reprodução de vídeo)

 

Antônio Joaquim é eleito presidente da Atricon

Acabou de ser eleito em Belém do Pará, na reunião nacional da Associação Nacional dos Membros dos Tribunais de Contas dos Estados e dos Municípios do Brasil, o conselheiro Antônio Joaquim, que sucedeu a Salomão Ribas Júnior que se afastou em definitivo por problemas de saúde. O sucessor direto seria o vice-presidente, Thiers Vianna Montebello, que declinou da missão e indicou Antônio Joaquim alegando que o mesmo representa a modernidade e a inovação da instituição por causa de suas posições independentes quanto ao controle externo das instituições de fiscalização e lisura na aplicação dos recursos públicos.
Outra colocação em relação a escolha de Antônio Joaquim, foi por causa dos avanços tecnológicos conquistados em Mato Grosso, quando da presidência do mesmo e que instituiu o Sistema de Fiscalização GeoObras que se utiliza de satélites e do controle social para que o TCE/MT esteja a mesma tempo em todas as ligas, fiscalizando o poder público de uma meneira em geral. O Sistema GeoObras está sendo cedido para todos os Tribunais de Contas do Brasil e também para outros países do Mundo.
"Fico gratificado de ter sido escolhido por unanimidade em decorrência de todos os avanços que o TCE/MT conquistou nos últimos anos e que tem representado um importante ponto de apoio para modernizar a fiscalização das contas públicas e da correta aplicação desse valores em prol da sociedade. Estamos caminhando para a excelência na aplicação dos recursos públicos sem que os gestores tenham suas contas rejeitadas e a sociedade se sinta atendida em sua necessidade", disse Antônio Joaquim.

 

Deputado quer castração química para pedófilos


Líder do PSD na Assembleia Legislativa, o deputado Walter Rabello é o autor de um projeto de lei para castração química dos pedófilos, que consiste na injeção de substâncias para diminuição da libido em pessoas que cometeram crimes sexuais contra crianças e adolescentes. A proposta do deputado tramita nas principais comissões do legislativo com a expectativa de ser votada ainda em 2011 e sancionada pelo governador Silval Barbosa (PMDB), tendo antes, avaliação de diversos segmentos sociais, que tenham interesse em debater o tema.
“É mais uma forma de evitarmos as tragédias sociais anunciadas, que temos observado todos os dias”, justificou Rabello. O deputado teve como base as normas suplementares de direito penitenciário, que regula e autoriza a utilização de medicamentos hormonais em presos condenados pelos delitos previstos no Código Penal Brasileiro nos casos de pedofilia.
A proposta segue também as disposições de decisão judicial que concede o livramento condicional e autoriza a saída temporária dos ex-detentos do estabelecimento penal, sem vigilância direta, ou a prestação de trabalho externo.
A matéria prevê ainda que a utilização de hormônios, como medida terapêutica e temporária de saciar o desejo sexual, será ministrada por corpo clínico designado pela Secretaria de Estado da Saúde e atuará no interior do estabelecimento em que estiver recolhido o preso interessado no tratamento. O tratamento de diminuição da libido, popularmente conhecido como castração química, consiste em uma forma temporária de se diminuir drasticamente a libido daqueles que possuem, de acordo com o Código Internacional de Doenças, desvio sexual considerado como pedofilia.

Jovem gasta R$ 11,4 mil para ter lábios iguais ao de personagem animado


Uma jovem de 22 anos gastou 4 mil libras (R$ 11,47 mil) para aumentar o tamanho de seus lábios. Kristina Rei, de 22 anos, que mora em São Petersburgo, na Rússia, fez 100 aplicações para deixar sua boca mais carnuda. Ela contou que se inspirou na personagem de desenho animado Jessica Rabbit, segundo reportagem do jornal inglês "The Sun".
Kristina Rei gastou R$ 11,4 mil para ficar com os lábios iguais ao da personagem Jessica Rabbit. (Foto: Reprodução/The Sun)
"Eu amo os lábios enormes da Jessica Rabbit", disse Kristina, que nunca teve namorado. Ela fez a primeira aplicação quando tinha 17 anos e afirma que as injeções a fazem se sentir mais confiante. Cada sessão custa 40 libras.
Kristina diz não ligar para a opinião dos outros. "Eu sei que algumas pessoas acham ridículo, mas não me importo", afirmou.
Kristina Rei se inspirou na personagem de desenho animado Jessica Rabbit. (Foto: Reprodução)

Prefeito deve ressarcir 15 mil a prefeitura

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Marino José Franz, terá que ressarcir ao erário R$ 15.518,12 correspondente a  430,70 UPF, referentes ao atraso nos pagamentos das faturas das concessionárias de serviços públicos (CEMAT, OI, BRASIL TELECOM e EMBRATEL). De acordo com a decisão do Tribunal de Contas de Mato Grosso, o valor deverá ser pago no prazo de 60 dias.
 
Os conselheiros julgaram regulares com determinações legais e recomendações as contas anuais de gestão de 2010 da prefeitura . Franz também foi multado em R$ 396.33 (11 UPF). O voto foi relatado pelo conselheiro Waldir Teis na sessão plenária do dia 04 de outubro.
 
Foi recomendado ao gestor para que se atente para as questões formais, evitando erros primários na elaboração das peças que compõem o balanço geral da prefeitura municipal, assim como nos envios das informações por meio físico e/ou eletrônicos obrigatórias; observe as regras que regem as contratações de pessoal nos serviços públicos e estruture o controle interno para que haja a devida eficiência de sua atuação.
 
No julgamento ainda foi julgada improcedente denúncia (Processo nº 15.891-7/2010 – Autos Digitais) contra o o prefeito, por conta da não comprovação de indícios de  ilegalidade praticada pelo gestor. (Ascom TCE)

 Silval define propriedades para Sáúde e Infraestrutura

O governador Silval Barbosa apresentou para a bancada federal de Mato Grosso, na tarde desta terça-feira (22), em Brasília as obras consideradas prioritárias para o Estado e que deverão contar com recursos provenientes de emendas parlamentares ao Orçamento Geral da União (OGU) para o próximo ano.
Entre as obras estão a construção do Hospital da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o Rodoanel de Cuiabá, a conclusão da duplicação da Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251, que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães) e ainda o asfaltamento da MT-100, entre outras rodovias.
A reunião, realizada no Plenário 9 do Senado Federal, na Sala Alexandre Costa, contou com a presença dos nove deputados federais e dos três senadores por Mato Grosso.
Silval Barbosa relatou para os parlamentares quais são as obras enquadradas dentro do Plano Estratégico de Governo. “Fiz uma exposição de forma macro. Mas, a destinação ou indicação das emendas fica a critério de cada deputado e senador”, disse o governador, deixando os parlamentares à vontade para decidirem.
Os investimentos no próximo ano irão contemplar setores como o de Turismo, Saúde, Educação e Segurança Pública, incluindo investimentos na fronteira.
Dentre as obras citadas pelo governador estão ainda obras de asfaltamento da MT-208, MT-020 (entre Paranatinga e Canarana), MT-100 (principalmente, em trechos de Barra do Garças e Alto Araguaia) e ainda em MTs na região de Querência, dentro da área de abrangência da projetada Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico).
Silval destacou a importância do trabalho realizado pela bancada e elogiou a disposição de todos os parlamentares que apoiaram as demandas apresentadas.
O governador disse ainda que o Governo do Estado estará à disposição da bancada para defender as emendas. “Como no ano que vem é época de eleição municipal, o Estado assumirá o papel de intermediário destinando as emendas para os municípios com as devidas contrapartidas”, explicou o governador.
Para o deputado Wellington Fagundes, coordenador da bancada, a reunião foi muito boa porque o governador colocou as prioridades do Estado e a bancada, de forma consensual, apoiou a destinação das emendas para as áreas elencadas.
“Inclusive, como em 2012 haverá eleições, com transição nas prefeituras, muitas emendas estão sendo destinadas ao Governo do Estado que fará os repasses para as prefeituras e se comprometeu a fazer as contrapartidas”, afirmou Fagundes.
Para 2012, a Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional definiu que deputados e senadores (513 deputados e 81 senadores) terão direito a 20 emendas individuais no valor de R$ 15 milhões.
De cada emenda, R$ 2 milhões devem ser destinados exclusivamente para ações e programas na área de saúde. Além disso, serão ainda 15 emendas coletivas apresentadas por Estado, com perspectiva de ser aprovado um valor de até R$ 25 milhões.
A Comissão também aprovou emendas populares para municípios com menos de 50 mil habitantes terão direito a uma emenda entre R$ 300 mil e R$ 600 mil para obras prioritárias. Os prefeitos deverão realizar audiências públicas para definir tais obras e a pauta deverá ser apresentada à proposta orçamentária até o dia 10 dezembro. Se a pauta não for apresentada, os recursos serão destinados à área de Saúde.
Participaram da reunião os deputados federais Wellington Fagundes, Homero Pereira, Nilson Leitão, Eliene Lima, Pedro Henry, Carlos Bezerra, Valtenir Pereira, Júlio Campos, e os senadores Blairo Maggi, Jaime Campos e Pedro Taques.
Fonte: Com informações da Secom-MT/Redação/Midia News

Britânico diz beber 42 litros de refrigerante diet por semana

Darren Jones, de 38 anos, bebe 42 litros de Coca-Coca diet por semana. (Foto: Reprodução/The Sun) O britânico Darren Jones, de 38 anos, bebe 42 litros de Coca-Coca diet por semana. Nos últimos dez anos, ele tomou diariamente duas garrafas de três litros, segundo reportagem do jornal inglês "The Sun".
Ele disse que começou a tomar refrigerante diet quando era adolescente, mas o hábito se tornou um vício. "Eu não bebo mais nada", disse Jones, que mora em Brinnington, no Reino Unido.

 



Dívida milionária com energia elétrica pode impedir a concessão da Sanecap


A Rede Cemat vai impugnar dentro do prazo legal (5 dias antes da data marcada para abertura dos envelopes com as propostas dos interessados em assumir os serviços de água e esgoto de Cuiabá), que está agendado para 22 de dezembro, o edital de concessão da Sanecap ou então oferecer cerca de R$ 180 milhões em créditos a receber (R$ 110 milhões da Sanecap e R$ 70 milhões da Prefeitura) do Poder Público Municipal de Cuiabá para assumir a gestão da empresa.
Essas foram as considerações feitas por Raimar Bottega, gerente jurídico da Rede Cemat, ao informar que a Sanecap e o prefeito Chico Galindo (PTB) já foram notificados pelo Juízo da 2ª Vara da Fazenda Pública para pagar em 15 dias, pendências referentes ao fornecimento de energia não quitado pela Sanecap, da ordem de R$ 97 milhões, sob pena de multa de 10% ao mês, ou seja, R$ 9,7 milhões por descumprimento de ordem judicial.

Riva nega briga com Pedro Henry, mas 
condena estadualização dos pronto-
socorros

 

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado José Riva (PSD), negou durante a sessão desta quarta-feira que exista "algum tipo de desentendimento pessoal e político" entre ele o secretário de Saúde, Pedro Henry (PP). Nos últimos dias, Riva fez alguns questionamentos em relação ao funcionamento das OSS´s (Organizações Sociais de Saúde), implantadas neste ano em alguns hospitais públicos de Mato Grosso.
“Não existe nada entre eu e o deputado Pedro Henry. Acontece que quando o deputado não pede informações ele é o omisso, e quando pede é perseguição. Se existe algum veículo de comunicação que tem algo contra o secretário deve se posicionar e não buscar me usar para provocar intrigas”, frisou o presidente da Assembleia. O deputado descartou que sua troca de partido, saindo do PP para o recém-criado PSD, influenciou na sua relação pessoal com Henry.
Segundo Riva, a fiscalização das OSS´s é normal neste início de implantação no Estado, uma vez que o sistema ainda é bastante questionado. “Se não der certo, a culpa não deve cair apenas nas costas do Pedro Henry, mas também nesta Casa e no governador que autorizou a implantação”, colocou.
O presidente da Assembleia questiona a Secretaria de Saúde se o novo sistema será implantado em todo Estado. Além disso, ele critica a possível estadualização dos prontos-socorros de Cuiabá e Várzea Grande. “O Estado tem é que construir novas unidades de Saúde ao invés de assumir uma que está sob gestão do município”, pontuou. 

Não é de colecionador, diz sócio da Duff Brasil, a cerveja d'Os Simpsons'

 
Detalhe de como será a garrafa da Duff no Brasil (Foto: Divulgação)Vinte e dois anos. Esse é o tempo que os fãs brasileiros esperam para descobrir qual é o gosto da Duff, a cerveja predileta de Homer Simpson. A espera agora acabou: chega nesta semana ao país a versão real da bebida alcoólica que Moe serve em sua taberna desde 1989.
A Duff brasileira não tem nenhuma relação oficial com a animação de Matt Groening. O animador, que jamais desejou que a bebida ganhasse vida para não estimular o consumo da criançada, viu em 2006 o mexicano Rodrigo Contreras transformá-la em realidade ao copiar seu nome e logotipo. Desde então o empresário a exportou para a Europa e criou um braço sul-americano na Colômbia e no Chile. É essa a Duff que vem ao Brasil pelas mãos do colombiano Gustavo Mejía.
“Ela é vendida lá fora há sete anos e, desde então, a Fox [dona dos direitos de imagem do desenho] nunca fez nada. Não vinculamos a cerveja com ‘Os Simpsons’”, explica Conrado Kaczynski, da Duff Brasil. Segundo ele, o objetivo principal da marca é estimular o consumidor a não experimentar a bebida apenas uma vez. “Sabemos que o apelo dela é muito interessante, mas não se trata de uma cerveja para colecionador. Nossa preocupação é com a 2ª venda”, continua.
Infográfico cerveja Duff, de 'Os Simpsons' (Foto: Arte G1)
 
A Duff do mundo amarelo de “Os Simpsons” é barata e ruim; a real é premium, cara e não sairá em latinha: vai custar entre R$ 8 e R$ 10 e será vendida no tamanho long neck (355ml) em 35 bares de São Paulo e nos quiosques da rede Mr. Beer, presente também no Rio de Janeiro, Paraná e Brasília. Vinte bares paulistanos (os nomes são guardados em segredo) a receberão a partir desta sexta-feira (25).
Em cada parte do mundo a Duff de Contreras ou de outras empresas que também se aproveitaram do desleixo de Groening têm uma receita diferente (veja o infográfico acima). Por aqui ela será puro malte (sem conservantes) e terá uma mistura de dois tipos de malte e três de lúpulo. Seu teor alcoólico será de 5%. A responsável por sua produção é a cervejaria Saint Bier, de Santa Catarina.
“Ela chega mesmo no começo de dezembro. Estamos produzindo mil caixas de 24 garrafas”, enumera o sócio da Duff Brasil. “O público que esperamos que compre a cerveja é aquele acima de 25 anos, que começou a beber cervejas mais sofisticadas, como a Colorado e a Eisenbahn, e que está atrás de uma marca mais divertida”, completa.
 Cuiabá e VG, é preciso ir muito além do 
VLT


A capital de Mato Grosso,Cuiabá, foi uma das piores 
colocadas na classificação de mobilidade urbana, pelo menos é o que apontam os especialistas. Melhorar a mobilidade urbana em Cuiabá é um dos grandes desafios dos 
governos. Mas, mesmo com grandes eventos esportivos até 2014, a cidade provavelmente só deverá alcançar um 
patamar de alto padrão em transporte público em 2020, somente com o tempo.
Uma delas é a implantação do sistema do VLT, com valor estimado em R$ 1,5 bilhão, entre projeto e desapropriações.
Falência do transporte coletivo

A ideia de inserir o VLT como solução momentânea deve-se à falência geral do transporte coletivo na cidade.
Mas enquanto isso, não se justifica a demora em algumas obras e sua implantação, já que a cidade perde economicamente com a falta de mobilidade de seus cidadãos. "Muitos investimentos em novos negócios na cidade deixam de ser concluídos por falta de um transporte eficaz. E, infelizmente, o VLT é pequeno para o tamanho do problema que temos”, completou o comerciante Antonio Dias.
Diante disso é a população que vem sofrenbdo diariamente com o caos no trânsito, e para piorar ainda mais, não se tem fiscalização nem por parte dos Guardas Municipais e muito menos pela Polícia Militar de Trânsito que foi extinta no governo Blairo Maggi.
A consequência disso é que as ruas e avenidas viraram uma terra de ninguém, uma verdadeira guerra, onde predomina a violência e mortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário