Contador de Visitas

contador de visita

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Sérgio Ricardo define em 2012 se será candidato a prefeito de Cuiabá
Só Notícias




O primeiro secretário da Assembleia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo (PR), não confirmou e nem descartou a possibilidade de concorrer à prefeitura de Cuiabá, no próximo ano. Após tantos anos na vida pública, o republicano afirmou que aprendeu a ser prudente em suas movimentações e projeções políticas. "Hoje em dia sou prudente. Posso sair como candidato como também posso apoiar outro nome do grupo", afirmou.
 
Sua decisão sobre qual rumo eleitoral tomar na eleição de 2012 será conhecida apenas no próximo ano. Sérgio Ricardo afirmou que não tem nenhum problema em apoiar uma outra candidatura a prefeito de Cuiabá dentro do grupo que hoje dá sustentação ao governador Silval Barbosa (PMDB). Isso abre espaço para o apoio do parlamentar e, consequentemente, do PR ao projeto do principal nome do PMDB, o jornalista e empresário Dorileo Leal. 
 
O republicano afirmou que ganhar a eleição não é a coisa mais difícil, o complicado é depois do processo eleitoral. "Pode não ser difícil ganhar uma eleição, mas e depois ?. É necessário um plano de governo para tirar Cuiabá da situação em que está. É difícil ser prefeito de Cuiabá. Por isso, é necessário debater um projeto de governo e não discutir candidaturas".
 
Tanto o o PMDB quanto o PR apostam em candidaturas próprias para a prefeitura da capital. O PMDB em Dorileo e o PR com Sérgio Ricardo. O objetivo, na eleição do próximo ano, é de que os dois partidos caminhem juntos, mas para isso um deles deverá abrir mão de lançar candidatura própria.
 

Governo homenageia destaques no Esporte em MT

 Secom-MT


Silval e Daltro homenageiam atleta Beto Cuiabano com medalha Mérito Esportivo
Histórias de jogos, lembranças de competições e muita comemoração por todas as vitórias alcançadas. Assim foi a solenidade de entrega da Medalha do Mérito Esportivo, na terça-feira (15), narradas por centenas de atletas e ex-atletas, profissionais e beneméritos do esporte em Mato Grosso.

No total, 313 pessoas que constroem a história do esporte mato-grossense receberam a honraria do Mérito Esportivo - uma homenagem do Governo do Estado, por meio da vice-governadoria.

Além de reconhecer o esforço daqueles que contribuíram para o desenvolvimento do esporte no Estado e dos que, hoje, trilham esse mesmo caminho, o vice-governador e coordenador do evento, Chico Daltro, lembrou que a data une diferentes gerações de atletas - o passado e o presente - e impulsiona o surgimento de novos campeões, colaboradores e o crescimento do esporte de Mato Grosso e do Brasil.

"Como o esporte é puro sentimento, o Governo do Estado inaugura o mais forte abraço ao esporte mato-grossense com a entrega de Medalhas do Mérito Esportivo", disse o vice-governador, lembrando que o prêmio - instituído pelo decreto nº 256, de abril de 2011 - vai entrar para o calendário esportivo do Estado, ocorrendo anualmente em 15 de novembro.

Para o governador Silval Barbosa, é mais que justo reconhecer todos os anos as pessoas que constroem o esporte em Mato Grosso. "Muitas delas são voluntárias, pessoas que deram o melhor de si para elevar o nome do Estado".

O governador também ressaltou que essas homenagens fazem parte de uma nova fase do esporte em Mato Grosso, um período de grandes investimentos, como em infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014.

O feriado da Proclamação da República também terá um novo significado para o futebol do Estado. Na solenidade desta terça-feira, Silval Barbosa assinou um convênio com a Federação Mato-Grossense de Futebol (FMF) para a microfilmagem do acervo de documentos e imagens que contam a história desta modalidade esportiva em Mato Grosso.

"São documentos que vão desde escrituras a histórias de personagens e que estão se perdendo. Esse material tem que ser conservado do modo mais eficaz para manter essas histórias e servir de pesquisa".

Na avaliação do deputado estadual José Riva, presidente da Assembleia Legislativa, as comemorações desta terça-feira servem como reflexão para melhorar o futuro do esporte mato-grossense.

Assim, salientou o deputado, a Assembleia deve montar uma Câmara de Discussão Permanente sobre esporte para ampliar políticas públicas nessa área, bem como impulsionar o empresariado a investir em atletas e clubes.

Participaram da entrega de honrarias o assessor especial da Secopa, Agripino Bonilha (representando as federações esportivas do Estado); o presidente da FMF, Carlos Orione; além de ex-atletas e dirigentes esportivos. A cerimônia contou ainda com a presença dos deputados J. Barreto, Vagner Ramos, Baiano Filho e Ademir Bruneto; os secretários de Estado Carlos Antônio Azambuja (Esporte e Lazer); Cesar Zílio (Administração), Onofre Ribeiro (adjunto de Comunicação) entre outras autoridades.


Riva diz que é preciso incentivar empresários a apoiar esporte em MT


Riva diz que é preciso incentivar empresários a apoiar esporte em MTO presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PSD), anunciou a criação de um Câmara Temática Permanente para discutir o esporte mato-grossense e encontrar uma forma de fazer o empresariado investir nos atletas e clubes do estado. A informação foi dada durante a cerimônia de entrega da Comenda de Honra ao Mérito Esportivo, realizada na manhã desta terça-feira (15), no Hotel Fazenda Mato Grosso.

Para Riva, não se pode apenas esperar que o empresário invista no esporte, tem de haver algum incentivo. Por isso, a ideia da câmara temática será para encontrar soluções para que aumente os patrocínios. A ideia é oferecer incentivo fiscal à empresa que associar sua marca ao esporte.


A ideia do deputado é refletir principalmente no futebol mato-grossense. Ele lembrou que chegou a presenciar partidas no estádio Governo José Fragelli, o Verdão, com mais de 50 mil pessoas. Por isso, o parlamentar defende o incentivo ao empresariado para que até 2014 seja possível que um time de Mato Grosso chegue ao menos à série B do Campeonato Brasileiro.


Riva cita como exemplo ainda clubes como Luverdense e Cuiabá, que com parceria entre empresários e dirigentes, estão se destacando fora do Estado. Atualmente, a equipe de Lucas do Rio Verde passou da primeira fase da série C e ainda tenta lutar para se manter viva na competição e chegar à série B. Já a equipe da capital garantiu o acesso à série C para o próximo ano.


O governador Silval Barbosa (PMDB) está otimista e pensa em chegar até a série A em 2014 e adiantou que dará total apoio à Câmara Temática criada pela Assembleia Legislativa.



Silval não contém desagrado, e ouve apelos pela divisão de MT

 
Silval em Vila Rica tenta conter onda pela criação do estado do Araguaia
O governador Silval Barbosa encerrou no sábado (12), em Querência, um giro de quatro dias pela região Norte Araguaia dentro da terceira edição da Rota Integração. O peemedebista fez algumas inaugurações e assumiu compromissos com a região com o objetivo de conter a onda favorável à criação do estado do Araguaia.

Silval esteve em Serra Nova Dourada, um dos municípios que ficaram isolados ao longo da semana por causa das condições precárias das estradas no Araguaia. Um aterro e uma ponte caíram isolando as cidades de Bom Jesus do Araguaia e Novo Santo Antônio.


A equipe do governador passou por Ribeirão Cascalheira e Confresa. Depois, Silval se juntou a comitiva em Vila Rica, Porto Alegre do Norte, Canabrava do Norte, Alto da Boa Vista, Serra Nova Dourada, Bom Jesus do Araguaia e Querência.


Era visível a vontade de moradores em criar o estado do Araguaia mesmo com a presença do governador peemedebista. Em meio a aplausos, o peemedebista recebeu manifestações de protestos.


Entre os pedidos, estão a pavimentação de rodovias estaduais interligadas à BR-158. No entroncamento da MT-413 com a BR-158, de acesso a Santa Terezinha, moradores exigiam a pavimentação de 100 km do trecho e obras na MT-100. No distrito de Veranópolis, em Confresa, cerca de 50 pessoas, a maioria crianças, esperavam o governador para pedir a construção de uma escola.

Taques elogia governador por cancelar compra de Land Rovers


O senador Pedro Taques (PDT) parabenizou a atitude do governador Silval Barbosa (PMDB) em determinar o cancelamento do contrato de compra dos veículos Land Rovers com a empresa Global Tech, mas cobrou que os erros no processo licitatório devem ser investigados e os envolvidos responsabilizados.

“Se existem erros temos que acabar com eles. Não podemos jogar a sujeira para baixo do tapete. Agora quem comete erros deve ser investigado. Parabenizo o governador pelo cancelamento desta licitação. Ele foi prudente”, declarou o senador durante entrevista ao jornal Mato Grosso no Ar da Rádio Rodovia.


Sempre crítico, o senador chegou a afirmar que a Global Tech não passa de uma empresa de fachada montada apenas para o ‘esquema’ de compra das Land Rovers. “Esta empresa (Global Tech) ao que consta é de facha que funciona dentro de uma pasta debaixo do braço de alguém. Não tem um empregado em Mato Grosso”.


Diante da ressente discussão, Taques acabou apresentando no Senado Federal um projeto que prevê que toda a dispensa e inelegibilidade de licitação sejam comunicadas ao Ministério Público Estadual (MPE) e Tribunal de Contas do Estado (TCE).


Compras


O governador admitiu recentemente haver indícios de irregularidades na contratação da Global Tech, empresa responsável por fornecer 10 Conjuntos Móvel Autônomos de Monitoramento (Comam) para segurança na fronteira, o que levou o governo a cancelar o contrato.


Há algumas semanas o escândalo sobre a aquisição de 10 Land Rovers equipadas com tecnologia russa de radar para monitoramento da fronteira, pela Secretaria da Copa (Secopa), ‘abalou’ a pasta.

"Eder deve se preocupar menos em aparecer para não cometer erros"

 secom-AL


Para Riva, precipitação não pode ser confundida com arrojo A fama de "exibicionista" do secretário extraordinário da Copa, Eder Moraes, não agrada em nada o presidente da Assembleia, deputado José Riva (PSD). "Se ele se preocupasse em aparecer menos e compartilhar mais, cometeria menos erros", avalia. Entre as atitudes que o cacique critica está a briga com o ex-diretor de Infraestrutura da extinta Agecopa, Carlos Brito (PSD).

Mesmo tendo sido um dos mais empenhados na definição pelo VLT, Riva saiu em defesa de Brito. Para o deputado, foram pertinentes as declarações do ex-diretor durante a audiência pública, na Assembleia, que debatia a implantação do modal. "Não acho que a participação dele foi ofensiva. Quem representava a Agecopa era o Eder, o Brito tinha todo direito de falar como cidadão", sustenta.

As críticas e questionamentos de Brito acabaram resultando na própria extinção da Agecopa. De acordo com a lei que criava a autarquia, diretor algum poderia ser exonerado ou nomeado sem o aval da Assembleia. Para ter mais autonomia, o governador Silval Barbosa (PMDB) resolveu transformar a Agecopa numa pasta de seu staff, a Secopa.

Ao mesmo tempo em que defende a demissão tanto de Brito como de Eder, Riva recua quando provocado a avaliar se Silval errou ao manter o ex-presidente da Agecopa no staff. "No lugar do Silval, eu teria demitidos os dois", afirma. Político, o deputado pondera entender os motivos que levaram o governador a tomar tais atitudes. "A Secopa precisa de alguém arrojado. O Eder tem essa característica. Só acho que não podemos confundir isso com precipitação", avalia.


Professor diz que Galindo e Zaeli sofrem de "anorexia política"

O ex-secretário fala em má vontade política. Doutor em Saúde Pública e ex-secretário municipal e estadual de Saúde, professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o médico Júlio Muller, disse que está faltando vontade política dos dois gestores da prefeitura de Cuiabá e Várzea Grande, Chico Galindo (PTB) e Sebastião Gonçalves Reis, o Tião da Zaeli (PSD). Segundo a autoridade em saúde pública, os gestores estão sofrendo de “anorexia”, em poucas palavras, vontade de trabalhar para resolver o caos instalado na saúde pública dos dois municípios.

“Estão querendo matar os dois Prontos-Socorros. Hoje temos um prefeito que sofre de “anorexia”, ele [Galindo] está querendo se livrar do problema da saúde. Se for assim, ele tem que passar logo a administração da prefeitura para o Estado, já que a administração está cheia de problemas”, criticou.


No cálculo do professor, os pagamentos efetuados às Organizações Sociais de Saúde (OSS), que atuam nos hospitais regionais de Rondonópolis, Cáceres e de Várzea Grande, o déficit para o cofre do Estado é de R$ 150 milhões. “O Governo diz que não tem dinheiro para investir em Saúde, mas fez contratos milionários com essas empresas. Documentos que circulam dentro da secretaria aponta este valor”, disse o ex-secretário que avalia ainda que embora o Estado alegue não tem verba para repassar aos prontos-socorros, está sendo pago quatro vezes o valor de tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) às Organizações.


Ele disse que o estado deve aumentar os repasses para os municípios e desistir desse tipo de administração.  “Não adiantam estadualizar, o que eles deveriam fazer é ajudar com mais recursos os dois municípios, tem que dar “vitamina” para que cada um administre suas cidades”, descreveu o ex-secretário.


Na visão do professor, a população cuiabana descontará os prejuízos dos administradores atuais na saúde, já que Mato Grosso não tem tradição de lutas populares. “Isso tudo vai a até um certo tempo, depois volta tudo como era antes, é logicamente aguardado este acontecimento”, finalizou.

 

Silval diz que Mato Grosso se transformará em canteiro de obras

 O governador Silval Barbosa (PMDB), que sente as dificuldades de não conseguir colocar em andamento as obras da Copa do Mundo de 2014 em Mato Grosso, aproveitou a solenidade de condecoração de esportistas e de pessoas que contribuem para o engrandecimento da prática esportiva como indutora de uma sociedade melhor, para anunciar que já está com o projeto final do Veículo Leve sobre Trilhos - VLT e que vai correr com as licitações para que em janeiro de 2012, o Estado se torne um canteiro de obras. "As obras é que serão o legado do Governo do Estado para a Mato Grosso e sua gente", frisou.

Para o governador, às vezes as pessoas tem pressa nas definições mas o Estado é obrigado a cumprir uma série de regras para evitar problemas futuros, o que acaba desistimulando o interesse de todos no benefício que vem da Copa do Mundo. "O evento é importante para vender Mato Grosso e consolidar sua posição como grande exportador de comodities, principalmente grãos e carnes animais, mas os resultados serão melhor do que o esperado", disse o chefe do Executivo pedindo um voto de confiança da sociedade para cumprir com suas promessas de campanha.
"A partir de amanhã vou me sentar com a direção da Secretaria Executiva da Copa do Mundo - Secopa e definir as licitações emergenciais para que as obras mais importantes estejam em andamento no primeiro trimestre de 2012. "Vamos transformar Mato Grosso num canteiro de obras e de ações que potencializarão ainda mais Mato Grosso, sua economia e as perspectivas de futuro. Podem ter a certeza de que serão dias melhores para todos, emprego, renda e principalmente crescimento em igualdade para todas as pessoas", disse Silval Barbosa.
Entre os homenageados está o superintendente do Grupo Gazeta de Comunicação, João Dorileo Leal, parlamentares, jornalistas, autoridades e anônimos que sempre fizeram do esporte um meio de vida e uma ação que combate a criminalidade e as drogas, além de abrir perspectivas de futuros para muito pessoas. "Quero me orgulhar depois de deixar o Governo do Estado e olhar para trás e ver que tudo foi realizado com muito esforço, dedicação e empenho para que a maioria pudesse se orgulhar do Estado", disse.

Riva confirma que vem ao Araguaia debater divisão do Estado

O deputado Estadual José Riva (PSD) confirmou à comissão organizadora do I Fórum Dividir para Crescer que estará presente no evento dia 03 de dezembro em Porto Alegre do Norte para debater a divisão do Estado de Mato Grosso.

O presidente da Assembléia Legislativa apesar de não ser favorável a divisão do Estado, estará presente para ouvir os anseios da comunidade do Araguaia. Riva prepara algumas estratégias para 2012 e estará mais presente ainda nos municípios do interior do Estado.


Estarão presentes no evento também o Deputado Federal Nilson Leitão (PSDB), o Deputado Estadual Dilmar Dal’Bosco (DEM) e as lideranças regionais do Norte Araguaia.


Para o presidente da comissão, o Jornalista Leandro Nascimento será uma honra poder debater a divisão do Estado com pessoas com um vasto conhecimento sobre a realidade do estado de Mato Grosso.

Tião da Zaeli empossa novos secretários na quinta-feira


Prefeito em exercício de Várzea Grande, Sebastião Gonçalves (PSD), o Tião da Zaeli, dará início oficial às alterações na equipe de primeiro escalão na próxima quinta-feira. Na data, o gestor dará posse, às 9h, na Escola Estadual José Leite de Moraes, aos novos secretários de Educação, Odenil Seba; de Saúde, Marcos José da Silva e de Desenvolvimento Econômico, Eucaris Barros. Mas até lá
devem ser anunciados novos gestores, com previsão de mudanças nas pastas de Receita e ainda de Habitação.
A escolha de Zaeli pelos novos secretários tem seguido o perfil técnico. Depois de tentar composição do staff atendendo a estratégia política para conquistar apoio da Câmara Municipal, sofreu decepção em relação ao comportamento de alguns dos gestores, desalinhados com com a parceria formada para assegurar o desenvolvimento da máquina pública.

Dorileo recebe medalha por mérito esportivo

Mais de 300 atletas, ex-atletas, profissionais e beneméritos que contribuíram e ainda ajudam no desenvolvimento do esporte em Mato Grosso foram homenageados pelo governo do Estado nesta terça-feira (15) com a entrega das Medalhas do Mérito Esportivo e entre eles estava o comunicador e empresário João Dorileo Leal, superintende do Grupo Gazeta de Comunicação. Todos recebera uma medalha de honra ao mérito simbolizando a importância que representam no contexto do esporte mato-grossense. 
Marcos Vergueiro/Secom-MT
Governador Silval Barbosa homenageia o empresário Dorileo Leal com a Medalha do Mérito Esportivo Mato-grossense
Radialista, jornalista e repórter esportivo Dorileo iniciou-se como repórter esportivo em 1976, atuando em seguida em diversas emissoras de rádio, TVs e jornal impresso. É exatamente sua paixão pela comunicação que associada ao esporte contribuiu e continua contribuindo com o segmento em Mato Grosso que lhe trouxe o reconhecimento ao prêmio instituído por um decreto assinado em abril deste ano com a proposta de ser realizado anualmente, sempre na data de 15 de novembro - Proclamação da República.
Na solenidade que aconteceu no Hotel Fazenda Mato Grosso, Dorileo disse “que receber esse prêmio é muito importante”, pois representa o reconhecimento a todas as pessoas de que alguma forma estão empenhadas em levar o nome de Mato Grosso adiante. Essa é a primeira honraria criada pelo governo do Estado para condecorar mato-grossenses que se destacaram no cenário esportivo estadual, nacional e até internacional.
Receberam a honraria atletas, profissionais do esporte e beneméritos destaques em Mato Grosso, bem como aqueles que fizeram parte dessa história e hoje estão aposentados ou faleceram. Durante o evento, o governador Silval Barbosa assinou um convênio com a Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) para a microfilmagem de documentos e fotografias que contam a trajetória do esporte em Mato Grosso. O material microfilmado ficará à disposição no Arquivo Público do Estado, perpetuando o registro e se tornando fonte de pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário