Contador de Visitas

contador de visita

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Filha denuncia advogado por abuso sexual em Bauru, SP



Uma estudante de direito de 18 anos denunciou o próprio pai por abuso sexual em Bauru, no interior de São Paulo. A jovem é a filha mais velha de uma família de classe média alta da cidade, e contou que foi abusada pelo pai dos 8 aos 16 anos. O suspeito é advogado e já fez parte da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

“Com 18 anos eu sei muito bem dos meus direitos. Eu sei que o que ele fez é errado. Eu não quero ser igual à minha mãe e fingir que nada aconteceu. Eu quero tomar uma atitude, ser honesta comigo mesma, mostrar para todos quem ele é. Ele não é perfeito, é um monstro, pedófilo. Quem faz esse tipo de coisa não é pai, é um monstro. Eu tenho nojo dele”, relatou a jovem ao Jornal Hoje.

Ela disse que pediu ajuda para a mãe, mas não foi atendida. “Com uns 11 anos eu contei para minha mãe, contei tudo o que acontecia, ela simplesmente falou que ia conversar com ele para dar uma chance”, afirmou.

O advogado Sandro Luiz Fernandes, de 45 anos, atualmente responde pelo departamento jurídico do Sindicato dos Bancários e dos Servidores Públicos Municipais na região de Bauru.

Governo quer suspender comercial de lingerie com Gisele Bündchen

Propaganda da marca de lingeries Hope, com Gisele Bündchen (Foto: Reprodução)
A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) da Presidência da República enviou nesta terça-feira (27) um ofício ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) pedindo a suspensão de uma campanha da fabricante de roupas íntimas Hope, estrelada pela modelo Gisele Bündchen.


Os vídeos da campanha, chamada “Hope Ensina”, mostram a modelo contando ao marido que bateu seu carro e estourou o limite do cartão de crédito. Primeiro, Gisele revela os problemas vestida com roupa e, na sequência, apenas de lingerie. A propaganda diz que a primeira maneira é errada e, a segunda, a correta. E incentiva as brasileiras a usar seu charme.

“‘Hope ensina’ é a campanha da empresa que ‘ensina’ como a sensualidade pode deixar qualquer homem ‘derretido’. Nela, a modelo Gisele Bundchen estimula as mulheres brasileiras a fazerem uso de seu 'charme' (exposição do corpo e insinuações) para amenizar possíveis reações de seus companheiros frente a incidentes do cotidiano”, diz nota divulgada pela SPM.


Governo de Mato Grosso intermedeia conflito de terra

Com o objetivo de resolver, de forma definitiva, o conflito de terras do Assentamento São Francisco, no município de Cáceres, (localizado 214 km a oeste de Cuiabá), representantes de 44 famílias estiveram reunidos no gabinete do secretário-chefe da Casa Civil do Governo de Mato Grosso, José Lacerda, na manhã desta terça-feira (27.09), além dos representantes do proprietário, composto por técnicos da Cootrec-Cooperativa de Trabalho e Ensino formal e não-formal de Cáceres. O grupo esteve acompanhado do deputado estadual Airton Português.
Ficou definido, na reunião, que será formado um grupo de trabalho de representantes dos assentados e dos técnicos da cooperativa, com a finalidade de acertarem o documento de acordos, para dar continuidade ao processo de regularização fundiária junto ao Intermat.
Lacerda informou que, na semana passada, foi aprovado, em Brasília, a pedido do governador Silval Barbosa, a ampliação da linha de crédito dos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), destinados a regularizar as questões fundiárias e ambientais. Ele disse, também, que com a regularização das terras, os assentados poderão se beneficiar dessas linhas de crédito especiais.
Indea realiza curso de capacitação em sanidade animal para veterinários aprovados em concurso
Indea realiza curso de capacitação para servidores concursados empossados recentemente
O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) está realizando um Treinamento em Atendimento à Notificação de Doença Vesicular, visando à manutenção da zona livre de febre aftosa com vacinação. O público alvo são os médicos veterinários aprovados recentemente no concurso do Governo do Estado, que tomaram posse e ainda não têm experiência em atendimento à notificação de algumas enfermidades. Os cursos estão divididos em duas turmas, uma foi capacitada nos períodos de 19 a 23 de setembro. Sendo que outra inicia na próxima segunda-feira (03.10) e segue até sexta-feira (07.10). As aulas estão sendo ministradas por instrutores do quadro técnico do Indea e pelo professor Dr. Edson Moletta, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no Hotel Aguas Quentes.
De acordo com a Coordenadora de Controle de Doenças Animais do Indea, a médica veterinária Daniella Soares de Almeida Bueno, estão sendo abordados temas referentes a febre aftosa, bem como outras doenças diferenciais, entre elas a varíola, febre catarral maligna, estomatite vesicular, entre outras. Sendo que também está sendo priorizada a prática de campo, momento em que os profissionais simulam o atendimento a uma notificação de caso de febre aftosa, por exemplo.
O presidente do Indea-MT, Valney Souza Corrêa, diz que estes cursos de capacitação e atualização do quadro de funcionários do órgão é importante, inclusive pelo momento vivido pelo setor da carne no Estado, já que Mato Grosso está há 15 anos sem nenhum foco da doença, enquanto que o Paraguai, por exemplo, acaba de ter o registro de um foco neste mês de setembro. Segundo ele, a eficiência é fundamental caso eventualmente se receba e seja comprovada uma suspeita de qualquer doença.
Com a realização destes cursos, o Indea-MT dá continuidade à sua política de qualificação de seus profissionais e busca capacitá-los para a adoção de recursos, meios e técnicas modernas de comunicação. O objetivo é uma melhor interação com consumidores, comerciantes, alunos escolares e principalmente, produtores e trabalhadores rurais de cada elo das cadeias produtivas, buscando mudanças de comportamento e adoção de práticas que promovam a saúde e evitem doenças, tanto nos seres humanos como nos animais e vegetais.

Câmeras de segurança teriam flagrado 'suposto anjo' na Indonésia


Um luz brilhante flagrada no dia 11 de setembro por câmeras de segurança em uma praça em Jacarta, na Indonésia, tem intrigado os moradores. Alguns acreditam que a imagem luminosa seria um anjo, mas, para outros, uma criatura alienígena, segundo o jornal on-line "Examiner".

Cena foi filmada em uma praça em Jacarta. (Foto: Reprodução/YouTube)
Cena foi filmada em uma praça em Jacarta. (Foto: Reprodução/YouTube)

Luz brilhante tem intrigado os moradores. (Foto: Reprodução/YouTube)
Luz brilhante tem intrigado os moradores. (Foto: Reprodução/YouTube)

"Meu primo estava na praça naquela noite, e as pessoas que testemunharam a cena ficaram conversando sobre isso a noite inteira. É real. Eles viram uma luz brilhante descendo do céu, batendo no chão e depois desaparecendo", disse Pramana Abbas.

Noivos e padrinhos caem em lago após deque ceder nos EUA


Os noivos Nikki Palluzzi e Jonathan Wagenschutz e seus padrinhos caíram dentro do lago Sugarloaf, na região de Detroit (EUA), depois que parte de um deque cedeu quando eles posavam para fotos do casamento no último sábado (24). A cena foi filmada pelo cinegrafista Jeff Hayford, que publicou o vídeo no Youtube, segundo reportagem do jornal inglês "Daily Mail".
Noivos e padrinhos molharam a roupa após deque ceder. (Foto: Reprodução/YouTube)
Noivos e padrinhos molharam a roupa após deque ceder. (Foto: Reprodução/YouTube)
Cena ocorreu no lago Sugarloaf, na região de Detroit (EUA). (Foto: Reprodução/YouTube)
Cena ocorreu no lago Sugarloaf, na região de Detroit (EUA). (Foto: Reprodução/YouTube)

Holandês é preso na Guiana Francesa com beija-flores escondidos na calça



Um passageiro holandês foi preso no aeroporto de Rochambeau em Caiena, na Guiana Francesa, com beija-flores vivos escondidos na calça. As aves estavam enroladas em tecidos e colocadas dentro de um compartimento de pano. O homem carregava 12 beija-flores escondidos na calça, segundo reportagem do jornal "Daily Mail".
Passageiro foi preso com beija-flores vivos escondidos na calça. (Foto: Reprodução/Daily Mail)Passageiro foi preso com beija-flores vivos escondidos na calça. (Foto: Reprodução/Daily Mail)

Brasil amarga pior ranking em 18 anos; veja trajetória decadente


Comandada por Mano Menezes, a Seleção Brasileira atingiu em setembro o seu pior posicionamento no ranking da Fifa em 18 anos. A equipe verde e amarela, que enfrenta a Argentina nesta quarta-feira em Belém pela Copa Roca, ocupa a sétima posição - três à frente da rival. A líder é a Espanha, seguida pela ordem por Holanda, Alemanha, Uruguai, Portugal e Itália  Foto: Getty Images/Getty Images/AFP

Comandada por Mano Menezes, a Seleção Brasileira atingiu em setembro o seu pior posicionamento no ranking da Fifa em 18 anos. A equipe verde e amarela, que enfrenta a Argentina nesta quarta-feira em Belém pela Copa Roca, ocupa a sétima posição - três à frente da rival. A líder é a Espanha, seguida pela ordem por Holanda, Alemanha, Uruguai.

Mulher acusa Ashton Kutcher de trair Demi Moore


Ashton Kutcher e Demi Moore são casados desde 2005. Foto: Getty Images
Segundo o site Radaronline, uma jovem de 23 anos acusou o ator Ashton Kutcher de trair a mulher, Demi Moore, durante uma noite com amigos, em uma boate de San Diego, na última sexta-feira (23).
A mulher não quis se identificar e contratou um advogado. "Ela vai se encontrar com o advogado nessa terça (27). Ela está pirando", contou um amigo.
Na semana da suposta traição, Ashton Kutcher e Demi Moore estariam comemorando seis anos de casamento. "Ele não parecia alguém que estava celebrando um aniversário", contou uma testemunha.
A revista Star, que chega as bancas na próxima quarta-feira (29), afirma que o relacionamento do casal chegou ao fim.

Divulgação
O prefeito de São Paulo Gilberto Kassab ao lado de José Riva durante ato de apoio ao novo PSD em Mato Grosso
Criação do PSD muda cenário político
Com a aprovação do registro de criação do PSD pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o cenário político de Mato Grosso passará por uma mudança. O novo PSD estará entre as maiores legendas do Estado em termos de cargos representativos e ainda vai esvaziar outras siglas.

Em Mato Grosso, a criação da nova legenda foi capitaneada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP). Pela força política que tem, ele conseguiu arregimentar dois deputados federais, Eliene Lima e Homero Pereira, dois suplentes de deputados federais mas que estão em exercício, Néri Geller e Roberto Dorner, e mais quatro deputados estaduais, 46 prefeitos e cerca de 350 vereadores, além do vice-governador do Estado, Chico Daltro.

Agora, não só em Mato Grosso, mas em todo o Brasil, a nova sigla terá que fazer uma maratona de atos de filiação. As lideranças políticas que vão para o partido terão 10 dias para pedir saída de suas legendas e fazer a filiação no novo PSD caso queiram participar das eleições municipais do ano quem vem. Conforme calendário oficial do TSE, para ser candidato na eleição de 2012 é preciso estar filiado a um partido político até o dia 7 de outubro, um ano antes da eleição.

O deputado José Riva manifestou na semana passada a “angustia” na demora da criação do partido. No Tribunal Regional Eleitoral (TRE) eles conseguiram o registro de criação do partido, mas ainda dependia da decisão do TSE. Havia o temor da decisão não sair a tempo para o partido disputar as eleições municipais do ano que vem ou então que a decisão não fosse favorável a criação da legenda.

Algumas lideranças, como o vice-prefeito de Várzea Grande, Tião da Zaeli, que está sem partido hoje, já buscava uma segunda opção para o caso do PSD não sair do papel. Com a confirmação do criação, Tião irá se filiar ao PSD e o partido estará no comando da segunda maior cidade do Estado.

Ontem o deputado José Riva, ao ficar sabendo da aprovação do PSD, ficou emocionado. “Foi a vitória da democracia, o PSD tinha que sair. Agora vamos nos preparar para fazer os atos de filiação”, disse o deputado. Riva sempre contestou as informações de falsificação de assinaturas. Ele explicou que as assinaturas são comparadas com a do título. “Mas é difícil a pessoa assinar igual no título. Assinatura de vereador que confirmou ir para o partido foi dada como falsa. Não teria porque isso”, manifestou Riva.

Conforme a legislação eleitoral, para um novo partido ser criado é preciso que pelo menos 0,5% do eleitorado do país assine o manifesto de apoio ao partido, o que significava para o PSD 491 eleitores. O partido apresentou 538.263 assinaturas, porém dividias em listas autenticadas por cartórios eleitorais e outras consolidadas por Tribunais Regionais Eleitorais. No TSE, a criação do partido foi aprovada por maioria dos sete ministros.

A iniciativa de criação do partido é do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que insatisfeito com o DEM, resolver deixar o partido. A criação de uma nova legenda abre a brecha para mudança de legenda sem a punição por infidelidade partidária, que vigora desde 2005 e não permite a mudança de partido sem uma justa causa.


Adesão à greve é de 99% em Cuiabá e VG


Lorival Fernandes/DC
Sindicato espera que movimento engrosse gradativamente no interior; Febraban aponta canais de serviço

As fachadas das agências bancárias de Cuiabá e Várzea Grande amanheceram o dia ontem cobertas por cartazes afixados pelos bancários em greve. Nas duas cidades, dos 89 estabelecimentos bancários existentes, 88 permaneceram fechados, segundo o Sindicato dos Bancários (SEEB).

De acordo com o presidente do SEEB, Arilson Silva, no interior a adesão ao movimento é gradativo e a tendência é que aumente hoje. “A última proposta frustrou as expectativas dos trabalhadores. Não trouxe nada referente à questão da segurança ou contratação”, comentou.

Somente os serviços essenciais como compensação bancária serão mantidos. Na Capital, apenas os funcionários do Banco Regional de Brasília (BRB) não aderiram à greve por ter aceitado proposta específica do banco.

A greve pegou de surpresa a aposentada Luzinete Ferreira Lima, 67 anos. Moradora do bairro Osmar Cabral, na Capital, ela pretendia abrir uma conta na Caixa Econômica Federal, que fica na rua Barão de Melgaço, mas não conseguiu. “Preciso abrir a conta para fazer um empréstimo, agora vou ter que esperar”, disse.

A categoria reivindica ainda 12,8% de reajuste. A Federação Nacional dos Banqueiros (Fenaban), entidade sindical do sistema financeiro que representa os bancos nas negociações coletivas e nas questões trabalhistas, ofereceu apenas 8%, segundo o presidente do SEEB.

Durante todo processo de negociação, o SEEB realizou atos de protesto para cobrar dos bancos mais investimento e mantido contato com o poder público para que a onda de ataques a bancos não continue crescendo. Neste ano, 27 agências e 69 caixas-eletrônicos já foram alvos dos criminosos no Estado.

“Nossa luta é por trabalho decente, a começar pela segurança nas agências. Estamos unidos nesta campanha para que a população não sofra com o terror nos bancos. As instituições financeiras devem valorizar os trabalhadores, ao invés de pensar somente no lucro. No primeiro semestre deste ano, os bancos já lucraram mais de R$ 27 bilhões e têm a coragem de dizer não às nossas reivindicações. Queremos segurança nas agências, melhoria para todos”, afirmou Arilson da Silva, por meio da assessoria de imprensa.

O fim do assédio moral no ambiente de trabalho também é bandeira defendida pela categoria, além do fim das metas abusivas e dos altos juros. Em todo o Estado atuam 4,5 mil bancários.

Também aderiram ao movimento trabalhadores de agências localizadas em Sinop, Cáceres, Rondonópolis, Alta Floresta, Pontes e Lacerda, Arenápolis e São José do Rio Claro.

Conforme a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), a população tem à disposição uma série de canais para realizar suas operações bancárias, tais como caixas-eletrônicos, internet banking, mobile banking, operações por telefone e mais de 165 mil correspondentes não-bancários, como casas lotéricas, agências dos correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados. Os bancos oferecem também os serviços de débito automático para pagamento de contas de consumo (água, luz e telefone, por exemplo).


Silval demonstra irritação com postura de assessores
Marcos Negrini/Secom-MT
Governador Silval Barbosa participou da reativação da usina termelétrica

O governador Silval Barbosa (PMDB) cobrou ontem uma definição por parte do secretário de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, José Domingos Fraga (DEM). O chefe do Executivo Estadual demonstrou estar irritado com a postura do democrata, que tem se queixado publicamente do orçamento da pasta e ameaça deixar o governo.

“Ele tem que decidir se sai ou fica. Não pode ficar ‘chorando’ aqui e ali”, disse, durante reinauguração da usina termelétrica de Cuiabá.

Silval questionou a insatisfação demonstrada por José Domingos, pois, segundo ele, o secretário estava ciente do orçamento que teria disponível ao assumir a pasta. Ele também contestou as declarações dadas por Fraga de que os recursos destinados à Sedraf são insuficientes para a execução dos trabalhos que visam o desenvolvimento da agricultura familiar no Estado. De acordo com o governador, o orçamento da pasta recebeu o acréscimo de R$ 12 milhões somente em 2011.

Silval Barbosa ressaltou ainda que o bom andamento dos trabalhos depende não apenas do governo, mas, principalmente, do secretário. “O governo do Estado tem o papel de articular programas de incentivo junto ao governo Federal e aqueles que são financiados por instituições financeiras. No entanto, não basta simplesmente o governo investir. O secretário tem um volume de trabalho muito grande. Se quiser, estabelece uma agenda positiva e tem como dar um retorno positivo para a agricultura familiar”, declarou.

Mais uma vez, o governador afirmou que não pretende promover alterações em seu staff. A declaração foi um claro recado ao PT, que articula a substituição da atual secretária de Estado de Educação Rosa Neide Sandes pelo ex-deputado Ságuas Moraes. Assim como Fraga, o partido também não comunicou o governador de sua intenção.

“A Rosa Neide está fazendo um grande trabalho e se o PT tem a intenção de substituí-la, já que eles têm a pasta como cota do partido, precisa conversar comigo, e não apenas anunciar a decisão à imprensa. Precisamos decidir se vamos alterar, de que forma vamos alterar, afinal eu não trato política assim”, endureceu Silval.

Para assumir a pasta, Ságuas Moraes já abriu mão da presidência do diretório estadual do partido. Em seu lugar, assumiu Willian Sampaio. O petista chegou a declarar que a mudança na Seduc já havia sido confirmada por Silval, mas, diante da polêmica gerada sobre a questão, voltou atrás e declarou que vai aguardar o anúncio do governador.


MP arquiva inquérito contra Maggi em suposto superfaturamento em MT

O Ministério Público de Mato Grosso arquivou o inquérito civil que apurou o suposto envolvimento do ex-governador e atual senador Blairo Maggi no chamado Escândalo dos Maquinários. Uma auditoria feita pelo próprio governo constatou que houve um suposto superfaturamento de R$ 44 milhões na compra de 705 máquinas pesadas e caminhões por meio do programa “MT 100% Equipado”, em 2009. Maggi sempre negou qualquer envolvimento no caso. O arquivamento foi encaminhado para a análise do Conselho Superior do Ministério Público. No arquivamento, foi destacado que não houve qualquer constatação técnica nos relatórios periciais da Auditoria Geral do Estado que apontasse a responsabilidade pessoal, direta ou indiretamente, do ex-governador Blairo Maggi. Durante o inquérito civil, informou o Ministério Público, foram ouvidas cerca de 20 pessoas. O processo administrativo realizado pela Secretaria de Estado de Administração em relação ao assunto também passou pela análise do MPE. “Entendemos não existir um mínimo fundamento para a propositura da ação civil pública, ensejando a ausência de interesse no caso concreto, sem prejuízo de sua reabertura em surgindo novas provas”, consta em trecho da manifestação.
O caso
O governo do estado entregou no ano passado cerca de 408 caminhões e 297 máquinas para recuperação e manutenção de estradas em Mato Grosso, principalmente nas cidades do interior do estado. Segundo o Ministério Público Estadual, uma denúncia anônima dizendo que os preços estavam superfaturados chegou ao gabinete do então governador Blairo Maggi. A partir daí, uma investigação foi aberta pela Delegacia Fazendária para apurar irregularidades na licitação.

Alinne Moraes e Thiago Fragoso gravam cenas quentes na praia


Nesta terça (27), Alinne Moraes e Thiago Fragoso estiveram na praia de Grumari, no Rio de Janeiro, para gravar cenas da novela "O Astro", exibida no horário das 23h.
Na trama, Lili teve um affair com Salomão (Daniel Filho), seu ex-patrão, mas logo que conheceu Márcio ficou encantada mas não sabia que ele era herdeiro do dono do Grupo Hayalla. Quando ele morreu, o casal se envolveu cada vez mais. No entanto, eles tiveram que conviver com a inesperada gravidez de Jôse (Fernanda Rodrigues), a ex-namorada de Márcio.

Bebê passa por cirurgia após cravar carregador de celular na cabeça




Um bebê de um ano passou por uma cirurgia depois que cravou um carregador de celular na parte de trás de sua cabeça. O acidente ocorreu após o menino cair da cama. Os médicos removeram o dispositivo após uma cirurgia de quatro horas, segundo o jornal inglês "The Sun".
Os médicos tiveram que desmontar o aparelho e deixar apenas as duas pequenas hastes de metal. O menino passou pela operação em um hospital de Quingyuan. O caso surpreendeu o cirurgião Li Guofeng. "É a primeira vez que encontramos um caso assim", disse ele.
Em julgamento nos EUA, promotores exibem foto de Michael Jackson morto

O médico de Michael Jackson, Conrad Murray, está sendo julgado durante a tarde desta terça-feira (27), em Los Angeles, nos Estados Unidos. No início da sessão, o promotor David Walgren mostrou uma série de imagens aos jurados, incluindo uma em que o Rei do Pop aparece morto, já no hospital.

Murray é acusado pelo homicídio culposo de Michael. O astro morreu após tomar uma quantidade de remédio enquanto o médico estava fora do quarto, o que causou uma parada cardíaca fatal. A defesa de Murray argumentou que o cantor tomou uma atitude sem o conhecimento do médico e contra suas orientações e, por isso, teria causado a própria morte, já que tomou o remédio por conta própria.
A defesa alega que a causa da morte de Michael está relacionada à negligência e omissão do médico, que deveria ter monitorado adequadamente o paciente. Murray também se declara inocente. O júri deve ouvir ainda, entre outras testemunhas, os paramédicos que atenderam Michael no dia de sua morte, o coreógrafo do astro e as namoradas do médico. A filha do cantor, Paris Jackson, de 13 anos, também pode ser convidada ao tribunal, já que estava na residência no momento da morte do pai.
Quanto Chico Galindo gasta com propaganda?

Os vereadores de Cuiabá deveriam questionar o prefeito de Cuiabá, Chico Galindo (PTB): quanto o prefeito gastou ou pretende gastar em 2011, véspera das eleições municipais?Essas solicitações do legislativo buscam aprimorar a missão de fiscalizar o executivo.É importante saber quanto o prefeito Galindo vem gastando em publicidade nos horários nobres das redes de televisão.
Já é hora do Ministério Público também solicitar tais informações, devido o histórico do ficha suja do prefeito no Conselho Nacional de Justiça.1. Informar, na sua totalidade, os contratos de publicidade vigentes celebrados pela Prefeitura Municipal de Cuiabá, indicando:a) Empresas/Agências contratadas;b) Especificar valores de cada contrato;c) Prazo de início e término de cada contrato;d) Finalidade a que se destina.2) Se os contratos celebrados permitem sub-contratação pelas Agências e/ou empresas contratadas, encaminhando cópia da sub-contratação se houver;3) Informar valor total de gastos com publicidade em 2011;4) Indicar as empresas de comunicação onde as peças publicitárias foram veiculadas neste período relacionando os valores pagos.
Cuiabá e Várzea Grande são cidades com piores índices de saneamento

Cuiabá e Várzea Grande são cidades que tem um dos piores índices de sanemanto, segundo o Instituto Trata Brasil que avaliou os serviços de saneamento prestados pelas 81 maiores cidades brasileiras com mais de 300 mil habitantes. O levantamento tem como base dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento do Ministério das Cidades.Foram levados em consideração o volume de investimentos, a redução de perdas de água tratada e os pequenos aumentos na tarifa média cobrada. No índice geral (capitais e municípios do interior), Cuiabá e Várzea Grande não melhorou em nada no índice de tratamento dos esgotos e aumento importante nos investimentos em 2009.“Cabe destacar que tanto os prefeitos de Cuiabá e Várzea Grande colocaram como prioridades em suas gestões o saneamento básico, mas na prática a realidade é bem diferente. Na capital o esgoto contina tomando conta dos bueiros e rios. O mesmo ocorre com Várzea Grande que foi totalmente abandonada pelos seus gestores.“Todas as dez cidades melhor colocadas possuem ótimos índices de atendimento e gestão. Qualquer pequeno avanço ou retrocesso de um ano a outro causa mudanças de posição. Entre elas, portanto, a posição no ranking deve ser vista mais como indicativa”, completou Édison Carlos.

Deputados encontram falhas em projetos da Secopa

O projeto da nova Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) não agradou a grande maioria dos parlamentares, que, adiaram a criação da nova pasta por não haver consenso entre os deputados. Muitos alegaram que a nova pasta proporcionará privilégios diferenciados das demais. Como por exemplo, a liberdade em realizar concessões, sendo competência da Secretaria de Administração do Estado (SAD). Outro divisor de águas é o que se refere à permanência da pasta até o final de 2015.

O líder do governo na Assembleia Legislativa, Romoaldo Junior (PMDB) disse que em reunião de colegiado na terça-feira (27), os deputados do PR, alegaram que o Executivo deve enviar uma mensagem específica pedindo que seja extinta a Agecopa e outra para criação da Secopa. "Eles têm razão. É preciso que o governador envie uma mensagem, pedindo a extinção da Agência", disse o líder do governo.

Para o republicano, Emanoel Pinheiro, o projeto tem pontos a serem questionados com o governador Silval Barbosa (PMDB). Para ele a nova pasta tem que ser "enxuta e ágil". "Somos a favor da criação da Secopa, mas alguns pontos devem ser analisados com mais cautela. Nesta semana, iremos analisar e apresentar emendas para melhorar o texto", disse o deputado.


De acordo com o presidente da Casa, José Riva (PSD), a Secopa não deve ter tratamento diferenciado e sua permanência seja somente após os jogos da Copa do Mundo. "O atual projeto está causando mal estar em alguns deputados que acham que o secretário terá muito poder", destacou.

"Sabemos que ela tem um papel fundamental no acompanhamento das obras, mas esticar até 2015 não é motivo. Teremos seis meses após o mundial para fechar o balanço das contas, agora eu pergunto, para que ter uma pasta até 2015?", questionou o presidente da Assembleia Legislativa.

Com as liberações de concessões, a nova secretária poderá definir os pontos comerciais dentro do Fan Park, como restaurantes, quiosque, entre outros. Provavelmente o projeto será votado na próxima quinta-feira (29).

Nenhum comentário:

Postar um comentário