Contador de Visitas

contador de visita

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Parte dos anfíbios do cerrado pode ser extinta até 2050, diz pesquisa

Mais da metade das espécies de anfíbios existentes apenas no cerrado brasileiro podem desaparecer devido às mudanças do clima e a políticas erradas de uso da terra. A conclusão é parte do projeto “Diversidade de anfíbios no cerrado e prioridades para sua conservação em cenários futuros de mudanças climáticas”, desenvolvido pela organização ambiental Pequi, com apoio da Fundação Boticário.

O estudo, que durou quatro anos e foi parte de duas teses de doutorado da Universidade Católica de Brasília, simulou o ambiente do cerrado em 2050, com temperatura 2ºC acima do normal, de acordo com previsão do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Tais características foram aliadas aos modelos atuais de políticas públicas, voltadas para a expansão agrícola na região, com dados sobre o desmatamento do bioma.

Segundo a pesquisa, espécies de anfíbios como sapos e pererecas existentes na região sul do bioma, área que abrange parte de Goiás, o oeste de Minas Gerais, oeste da Bahia e sul do Tocantins, poderiam desaparecer devido à destruição de seus habitats, que são áreas úmidas da floresta ou próximo de lagos ou cursos de água.

“A ausência de locais adequados para sobrevivência e a elevação da temperatura no cerrado fariam esses animais procurar por outras regiões amenas. A região de floresta mais próxima seria a Mata Atlântica, mas este bioma já praticamente desapareceu devido à expansão humana”, disse Débora Silvano, professora do curso de Ciências Biológicas da Universidade Católica de Brasília e coordenadora do estudo científico. “A falta de ambiente adequado deve impactar na sobrevivência das espécies de anfíbios”, explica.

perereca (Foto: Divulgação/Paula Valdujo)
Exemplar de perereca P. berohoca, que existe apenas no cerrado e pode desaparecer devido aos efeitos da mudança do clima e do mau uso da terra (Foto: Divulgação/Paula Valdujo)

Mapeamento
Segundo Débora, foram mapeados no cerrado 204 espécies de anfíbios, sendo que 102 são endêmicas (existem apenas em determinada localidade). Devido aos problemas ambientais citados, ao menos 50% dos animais que vivem somente no bioma desapareceriam, como a perereca P. berohoca e o sapinho B. sazimai.

A população desses animais já pode ter sido reduzida neste ano devido à alta incidência de queimadas no Centro-Oeste, que desde julho sofre com o longo período de estiagem. “Quando é o período de seca, os anfíbios costumam ficam enterrados em camadas úmidas do solo ou mesmo no interior da floresta. Se o fogo atingiu essas áreas, é provável que esses animais tenham sido atingidos”, complementa a pesquisadora.

Outro inimigo da biodiversidade local é o desmatamento. O cerrado brasileiro teve uma área desmatada de 6.469 quilômetros quadrados entre 2009 e 2010, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente. O número equivale a uma redução de 15,3% em relação à medição anterior (2008-2009), quando o bioma perdeu 7.637 quilômetros quadrados de área.

Em números absolutos, o estado que mais desmatou foi o Maranhão, com uma área de 1.587 km². Percentualmente, o Piauí foi o estado com maior perda de área – 979 km² ou 1,05% da área de cerrado do estado.

Soluções
O estudo conclui que para evitar a mortalidade de espécies, o governo deve criar sistemas de áreas protegidas conectadas, como unidades de conservação com corredores ecológicos, que possibilitaria a migração desses animais entre fragmentos de floresta.

“Isso evitaria a dispersão de espécies. Os anfíbios não conseguem ir muito longe devido à dificuldade de mobilidade. É preciso que o governo realize planejamentos para evitar o desmatamento do bioma, principalmente na porção sul”, afirma Débora.

sapinho (Foto: Divulgação/Paula Valdujo)
Espécime do sapinho B. sazimai, encontrada apenas no bioma que abrange grande parte do Centro-Oeste do Brasil (Foto: Divulgação/Paula Valdujo)

Uso de veículo dos bombeiros em filme pornô cria polêmica nos EUA

O departamento de bombeiros de Los Angeles, nos EUA, abriu uma investigação sobre a participação de bombeiros e de veículos da corporação na gravação de filmes pornôs, segundo reportagem da emissora de TV "NBC".
Atriz pornô Charley Chase aparece em veículo dos bombeiros realizando atos de cunho sexual. (Foto: Reprodução)Atriz
Em um dos filmes, realizado em Venice Beach, um veículo dos bombeiros foi usado enquanto uma atriz pornô realiza atos obscenos. "Olhe para esse veículo dos bombeiros", diz a atriz pornô Charley Chase, que, em seguida, sobe nele e realiza atos sexuais.

O chefe do departamento de bombeiros, Brian Cummings, cobrou uma investigação profunda sobre a possível má conduta de membros da corporação, que teriam colaborado com os produtores dos filmes pornôs.

Essa é a segunda vez neste ano que agentes públicos de Los Angeles são alvos de investigação por suposto envolvimento em filmes adultos durante o horário de trabalho. Em abril, a "NBC" revelou que dois agentes de trânsito participaram de um filme pornô.

Louva-a-deus ‘imita’ John Travolta ao se sentir ameaçado no Chipre

Com os braços para o ar, as pernas inclinadas e um aparente sorriso na cara, um louva-a-deus foi flagrado no Chipre imitando, sem querer, o ator John Travolta no clássico filme “Os Embalos de Sábado à Noite”, de 1977.

Louva-a-deus foi flagrado no Chipre imitando, sem querer, o ator John Travolta. (Foto: Caters News)

Equilibrando seu corpo em um galho, o inseto foi fotografado por Hasan Baglar, que acidentalmente assustou o inseto, que reagiu fazendo a pose.

O homem de 37 anos, da cidade cipriota de Limassol, disse que a reação do louva-a-deus o surpreendeu. “Eu estava tirando fotos de borboletas, e resolvi descansar porque estava quente. Sentei e vi o inseto em um galho, perto de mim. Parecia que ele estava olhando para mim. Fiquei curioso e fui tocá-lo”, afirmou.

“Assim que eu o toquei, o louva-a-deus abriu suas asas e levantou os braços. Eu até o peguei e coloquei na grama, mas ele manteve a pose perfeitamente. Eu acho que ele ficou com medo, e ouvi que esse é um comportamento normal de um louva-a-deus que se sente ameaçado. Mesmo assim, eu não podia fazer nada além de rir. Foi uma oportunidade de foto que não podia ser desperdiçada”, completou Baglar.

Perícia aponta falta de manutenção em obra onde 9 operários morreram

Acidente mata nove operários em Salvador (Foto: Arestides Baptista/ Agencia A Tarde / AE) Imprudência, negligência e imperícia. Estes foram os fatores apresentados na manhã desta sexta-feira (23) pela delegada Jussara Souza para resumir as causas do acidente que matou nove operários em um obra da construção civil em Salvador, no dia 9 de agosto. A perícia constatou que houve falha mecânica e falta de manutenção no elevador que despencou de uma altura de cerca de 80 metros.
Segundo a delegada, o engenheiro Manoel Segura, responsável pela obra, não cumpria com normas regulamentadoras da construção civil. Foi registrada falha de manutenção do guincho e do sistema de freio, que não funcionou, ocasionando a tragédia. “As inspenções nas peças têm que ser registradas em um livro. Esse livro foi solicitado, mas não foi entregue nem à delegacia, nem aos peritos técnicos”, afirma Jussara Souza, ressaltando que não havia sobrecarga no equipamento. A capacidade é para dez pessoas e estava com nove trabalhadores.

No laudo pericial consta que foram encontrados vestígios de graxa nas peças que compunham o elevador, o que segundo os técnicos, descumpre recomendações dos fabricantes. Os peritos afirmaram que peças não originais foram encontradas na estrutura. Outro fator apontado foi a falta de instrução e formação técnica dos funcionários que operavam o elevador.
O engenheiro Manoel Segura, dono da construtora Segura, vai ser responsabilizado pelo descumprimento das normas que regulam a construção civil. O inquérito será encaminhado para o Ministério Público.

Homem faz mulher refém em hotel no subúrbio do Rio, diz comandante


Hotel em Madureira (Foto: Reprodução/TV Globo)Hotel em Madureira foi cercado pela polícia na tarde desta sexta-feira (23) (Foto: Reprodução/TV Globo)
A polícia foi chamada para socorrer uma mulher que estaria sendo feita refém por um homem, no início da tarde desta sexta-feira (23), num hotel no subúrbio do Rio. O local fica na Avenida Ministro Edgard Romero, em Madureira e, de acordo com a PM, a via está interditada.

Segundo as primeiras informações do tenente-coronel Jorge Damião, comandante em exercício do 9º BPM (Rocha Miranda), o suspeito estaria com um artefato em mãos. De acordo com o comandante, duas viaturas foram para o local.
Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope), incluindo um negociador e agentes da Coordenadoria de Operações Especiais (Core), também estão no local.
De acordo com o oficial de dia do 9º BPM, Ricardo da Mota Negreiros, o homem entrou sozinho e a pé no hotel e rendeu a camareira do estabelecimento. A mulher conseguiu escapar e o suspeito rendeu outro funcionário.
Ainda de acordo com Negreiros, duas mulheres, que seriam parentes do suspeito, foram para o local para ajudar nas negociações.
Trânsito no localSegundo Centro de Operações da prefeitura da cidade, devido a interdição da Avenida Ministro Edgard Romero, os motoristas que saem de Madureira, devem seguir pela Rua Leopoldino de Oliveira, também no bairro. Já quem sai de Irajá, deve entrar na Rua Guiraréia e, depois seguir pela Estrada de Colégio, todas no subúrbio da cidade.


Morte de homossexual em MT têm repercussão nacional

O assassinato violento do vendedor de perfumes Umbelino Silva Nascimento, o "Belo", 50, na quarta-feira (21), em Cuiabá, ganhou repercussão nacional, após a declaração da delegada Sílvia Pauluzi, da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de que a hipótese de crime de homofobia estava descartada das investigações. O vendedor, que era homossexual, foi encontrado morto, em seu apartamento, no Residencial Santa Inês.

Decano do Movimento Homossexual Brasileiro, o antropólogo e professor Luiz Mott, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), contestou a afirmação da delegada e afirmou ao MidiaNews que o homicídio apresenta traços de violência típicos de um crime de homofobia.

"Crime homofóbico faz parte de crimes de ódio, cometidos contra indivíduos por causa de sua orientação sexual, religião, raça, entre outros, com requintes de crueldade: por grande número de golpes ou tiros, uso de vários instrumentos, tortura", explicou Mott, por telefone.

"Belo" foi assassinado com 40 facadas, segundo agentes da DHPP que estiveram no local. Sua orientação sexual também não era segredo. Os amigos declararam que o vendedor era homossexual, morava há 20 anos no mesmo prédio e era síndico do condomínio, no condomínio.

Apesar da brutalidade registrada no crime, a delegada Sílvia Pauluzi disse que crimes de homofobia são praticados, geralmente, por pessoas que têm aversão a homossexuais, não os aceitam e os repudiam. "Neste caso, não vislumbro essa situação (de crime homofóbico). As investigações apontam para um único autor e conhecido da vítima", disse.

No entanto, Mott acredita que, apesar de ter sido cometido por uma única pessoa e que ela não seria uma desconhecida, não significa que a hipótese de homofobia possa ser rapidamente descartada. "O conceito de crime homofóbico não está restrito à quantidade de autores que praticaram o crime", explicou.

Nada foi roubado do apartamento da vítima - o que configuraria crime de latrocínio - e não há declarações que "Belo" fosse odiado por alguém. Por essa razão, o antropólogo, que também é autor de livros que exploram a homossexualidade e os crimes cometidos contra essa minoria, apresentou uma versão alternativa para o caso.

"A maioria dos crimes contra gays é cometida por uma pessoa só. Uma hipótese é de que o autor do crime não tenha aceitado o assédio moral ou sexual e tenha reagido de maneira violenta. Isso indica que ele tinha um ódio reprimido muito grande", argumentou.

Galindo e Mendes são os mais rejeitados, diz estudo




O prefeito Chico Galindo (PTB) é o mais rejeitado pelos eleitores cuiabanos, caso a eleição para a sucessão do Palácio Alencastro fosse hoje. Segundo estudo do instituto Voice Pesquisas, feito em parceria com o MidiaNews, o resultado é o seguinte: a rejeição de Galindo é de 48,9%; seguido de Mauro Mendes (PSB), com 6,7%; Sérgio Ricardo (PR), com 3,7%; Pedro Taques (PDT), com 3,2%; Dorileo Leal (PMDB), com 2,7%; Valtenir Pereira (PSB), com 2,2% e Eder Moraes, com 1,5%.

Os resultados acima são na modalidade de pesquisa "estimulada", quando o entrevistador apresenta uma relação de nomes aos eleitores entrevistados. O prefeito Galindo já anunciou que não disputará a reeleição.

Na modalidade espontânea, quando não é oferecida a relação com nomes, Galindo aparece com 26,2%. Em segundo lugar, aparece o ex-prefeito Wilson Santos (PSDB), com 8,2%; seguido de Mauro Mendes (PSB), com 2%; Sérgio Ricardo (PR), com 1,2%; Dorileo Leal (PMDB), com 1%; Eder Moraes (0,7%) e Júlio Campos (DEM), 0,2%.

O Voice Pesquisas ouviu 400 eleitores cuiabanos, na Zona Urbana, entre os dias 8 e 9 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de 4%, para mais ou para menos.

Sérgio e Mauro lideram
Nas intenções de voto, o deputado estadual Sérgio Ricardo (PR) lidera a disputa para a Prefeitura de Cuiabá

Confira os gráficos do Voice com a rejeição aferida em Cuiabá:



Teatro, cinemas e baladas; confira a diversidade cultural



Na sequência: filme "Sem Saída", Kurt Cobain, já falecido, da banda Nirvana, e peça Bartleby

Teatro, cinema e balada. O final de semana em Cuiabá está recheado de atrações de peso e muita diversidade cultural.

TeatroO Núcleo Caixa Preta da Cooperativa Paulista de Teatro traz ao Estado a peça "Bartleby", no Teatro Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), nesta sexta-feira (23).

O grupo se baseia no conto homônimo do americano Herman Melville (autor também do romance "Moby Dick"), adaptado pelo dramaturgo espanhol José Sanchis Sinisterra.

Em meio a uma atmosfera de muito humor, lirismo e intelectualidade, o espectador é convidado a refletir acerca de temas como o materialismo exacerbado, a difusão da violência, o fracasso ideológico, o individualismo contrastando com a perda da identidade, entre outras coisas.

A peça é gratuita, começa às 21h, e os ingressos devem ser retirados no Teatro Universitário, uma hora antes do espetáculo.

No Sesc Arsenal, hoje tem apresentação da companhia de dança Najma Al Naureen, com o espetáculo "Tenda - A Tenda Vermelha". Segundo o grupo, o título faz referência ao local ocupado pelas mulheres pré-árabes.

A entrada também é franca e a apresentação está marcada para 21h.

No sábado (24) é a vez do Sesc Arsenal receber música, através da Aldeia Guaná de Arte e Cultura. Na programação está o cantor e compositor Makely Ka, lançando seu segundo trabalho, "Cavalo Motor".

A entrada para o show é de graça e está marcado para começar às 20h, no Teatro do Sesc.

Para o domingo (25), a programação do Sesc fica por conta da Companhia Voo Livre, com o espetáculo, adaptado para dança, "Carmem".

No caso dessa versão, "Carmem" do coreógrafo Paulo Medina, foi baseada na montagem do embaixador cultural da Suécia, o Cullberg Ballet e as músicas são de Rodion Schedrin e Loic Bertrand que provém das suítes extraídas da obra de Georges Bizet.

O desenlace do drama é um pouco diferente, embora no essencial respeite a tragédia de Prosper Merimée e, tal como no original, termine com a morte de Carmem e Don José. O espetáculo é gratuito e começa às 20h.

No Cine Teatro, haverá nesta sexta-feira, sábado e domingo, sempre às 20h, o espetáculo "Bem Dito", monólogo escrito e interpretado por André D'Lucca.

Baseado em uma história real, a peça retrata a fé e a superação, contando a trajetória de um peregrino em busca de um tesouro. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

CinemasNas telonas cuiabanas, três filmes blockbusters entram em cartaz: "Sem Saída" (ação), "Premonição 5" (horror) e "Missão: madrinha de Casamento" (comédia).

Sem poucos elogios, "Sem Saída" pode levar o público adolescente aos cinemas devido o sucesso do ator Taylor Lautner como o lobo da saga "Crepúsculo".

Aqui neste lançamento, o ator é o protagonista e faz o papel de Nathan Harper, que tem a sensação desconfortável de viver a vida de outra pessoa. Seus medos mais obscuros tornam-se realidade quando ele encontra uma foto sua, ainda menino, em um site de pessoas desaparecidas. E é aí que toda a ação começa.

Sucesso nos primeiros filmes que sempre trataram do tema morte, "Premonição 5" também chega aos cinemas de forma "morna". Nesta continuação, ela, a morte, está mais onipresente do que nunca e é desencadeada quando a premonição de um homem salva um grupo de trabalhadores de um terrível acidente em uma ponte pênsil.

Mas este grupo de almas fora de suspeita nunca deveria ter sobrevivido e agora, em uma apavorante corrida contra o tempo, eles tentam desesperadamente descobrir uma maneira de escapar da agenda macabra da morte.

Por fim, a comédia "Missão: Madrinha de Casamento" conta a história de Lillian, que vai se casar, e convida para ser sua madrinha a solteirona Annie.

Porém, atrapalhada, Annie, juntamente com as damas de honra, parte para Las Vegas com intuito de preparar o melhor casamento para a amiga. O que ela não esperava é o monte de trapalhadas que irá se meter.

Horários, preços e locais onde os filmes estão passando acesse: http://www.cinemais.com.br/programacao/cinema.php?cod=10 e http://www.pantanalshopping.com.br/cinema.php.

BaladaClub Garage - Para sábado (24) a casa noturna preparou a festa "Garage Disco Club". A atração principal da noite será o DJ Celinho Break Down, de São Paulo.

A festa promete muito disco music, soul e funk dos anos 1970 e 1980 e um pouquinho dos anos 1990.

Preços, horários e mais informações podem ser obtidos na Casa de Festas ou nas lojas Chilli Beans, onde estão sendo vendidos os ingressos. Ou ainda acesse o site www.clubgarage.com.br, telefone para contato é o 3634-7611.

Canela Fina - Nesta sexta-feira o Canela Fina terá como atração o projeto Meeting, com o DJ Rodrigo Novaes. Expressivo, o DJ mato-grossense traz em sua bagagem, uma enorme curiosidade musical e riqueza de estilo, com influências de house e techno.

Os ingressos custam R$ 25 (feminino), R$ 40 (masculino), sem consumação, ou R$ 35 (feminino) e R$ 70 (masculino), com consumação. Mais informações: 3611-9900.

Clube de Esquina - Na sexta-feira o Clube traz o som da banda residente Sixtons, com o velho rock e blues de sempre. O show começa a partir das 22h.

No sábado, a casa homenageia o estilo de rock grunge, que teve a banda Nirvana como maior exemplo. Além dela, serão homenageados Pearl Jam, Alice in Chains, Bush e Silverchair.

Mais informações podem ser acessadas no site www.clubedeesquina.com.br ou ainda pelo telefone 3623-3856.

Gerônimo West Music - Uma das mais tradicionais casas noturnas do estilo sertanejo, o Gerônimo traz nesta sexta-feira (23) a festa Arriba!Tequila.

Na programação três duplas animam a noite: Junior & Nando, Gustavo & Fabiano e Thales & Vicente. A área vip custa R$ 40, mais informações: 3322-6919.

Programa lightPara aqueles que gostam de uma programação mais leve, a pedida para este final de semana em Cuiabá é a Feiarte, Primeira Feira Internacional de Artesanato.

É uma feira internacional e anual do setor de artes, coleções e artesanato. Conta com uma linha de produtos e serviços como roupas, comidas típicas, objetos de decoração, peças de artesanato e possibilita ao público conhecer diversas culturas, culinária, danças típicas e costumes. Tem como objetivo incentivar o intercâmbio técnico, comercial e cultural, promovendo negócios. Mais informações: www.feiartemt.com.br

Outro diferencial na Capital para o fim de semana é o Campeonato Sul-Americano de Vôlei Masculino.

Traficante é preso na garupa de uma motocicleta

Policiais militares prenderam em flagrante Maykon Wiliam da Silva, 21, que estava na garupa de um mototaxista, no bairro Cristo Rei, em Várzea Grande.

Com ele, os PMs apreenderam quatro trouxas médias de pasta-base de cocaína, além de R$ 21 em notas miúdas.

A prisão ocorreu ontem à tarde, após os policiais suspeitarem de dois ocupantes de uma moto que trafegava na Avenida Jorge Witzak e havia parado em frente a uma agência bancária.

Na Central de Flagrantes, Maykon negou ser traficante. Alegou que comprou R$ 100 em entorpecente para uso próprio. Ele passou no caixa eletrônico para sacar o dinheiro, que seria para o pagamento da corrida até o bairro Aeroporto.

“Comprei a droga perto da agência bancária, onde saquei o dinheiro para pagar tudo, a droga e a corrida do mototáxi. Não sou traficante, não”, afirmou.

O mototaxista foi liberado porque os policiais entenderam que ele não sabia que Maykon estava com entorpecente.

Aluna da Unemat é rendida e estuprada em uma vala

Uma estudante de 19 anos, aluna da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), foi violentada na noite de quarta-feira (21), por volta das 19h, quando se aproximava da faculdade, localizada na Avenida dos Ingás, no bairro Jardim Imperial, em Sinop (500 km ao Norte de Cuiabá).


A jovem contou aos policiais militares que atenderam a ocorrência que a violência contra ela foi praticada a poucos metros da entrada da Unemat. Segundo ela, o estuprador estava em uma bicicleta, armado com uma faca.

A vítima foi rendida e forçada a ir para um local escuro, próximo à residência da estudante. Ela foi jogada em uma vala e violentada por cerca de 40 minutos.

Assim que conseguiu se livrar do agressor, a estudante correu para casa e avisou o marido sobre o estupro. A Polícia Militar foi acionada e realizou rondas na região, porém o bandido não foi localizado.

A vítima foi encaminhada para o Pronto-Atendimento local, para receber cuidados médicos. Devido à violência, a moça ficou muito abalada e teve que ficar em observação.

O caso é investigado pela Polícia Civil local. A estudante foi submetida a exame de corpo delito, na tarde desta quinta-feira (22).

Constantemente, estudantes do campus da Unemat em Sinop reclamam da falta de iluminação no local.

Governo anula contrato com empresa que gerenciava o MT Saúde



O processo licitatório e o contrato com a empresa Connectmed – CRC, Consultoria, Administração e Tecnologia em Saúde foram anulados pelo Governo do Estado. A decisão foi publicada no Diário Oficial do dia 20 de setembro que circulou nesta quarta-feira (21.09) na internet (www.iomat.mt.gov.br). O objetivo da anulação do contrato é diminuir as despesas visando o equilíbrio do plano atendendo a recomendação feita pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/MT).
É importante frisar que mesmo com a anulação do vínculo do Estado com a empresa Connectmed o MT Saúde continuará atendendo a seus conveniados. “Nós estamos realizando esta anulação justamente para tomarmos as medidas necessárias e efetivas para manter o plano de Saúde funcionando e atendendo os servidores e seus familiares. Não é, de forma alguma, um processo de extinção do MT Saúde”, ressaltou o secretário de Administração Cesar Zilio.
Emergencialmente será realizada a contratação de uma empresa com o objetivo de que, gradativamente, desvincule a manutenção do MT Saúde dos repasses realizados pelo Governo do Estado, mantendo-se exclusivamente com o pagamento das mensalidades. “Nosso maior objetivo é manter o plano ativo para atendimento dos nossos servidores, e, além disso, atender a demanda realizada pelo TCE”, completou Zilio.
O secretário Zilio enfatizou que o MT Saúde continuará atendendo normalmente os seus conveniados. “Hoje, o MT Saúde atende em torno de 54 mil vidas e que continuarão sendo atendidas pelo plano. As mudanças que estão sendo realizadas visam economicidade e também melhorias de atendimento ao usuário e melhoria do plano em si. O MT Saúde foi criado para atender os servidores do Estado, portanto tem importância social e será preservado pelo Governo do Estado. Em hipótese alguma haverá extinção do plano”, concluiu.
O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE/MT), em consulta formulada pela Prefeitura Municipal de Diamantino (Processo nº 6.878-0/2011 – Relator Conselheiro Waldir Júlio Teis), decidiu, por unanimidade, que não é possível à Administração Pública custear, ainda que parcialmente, plano de saúde para os servidores públicos.
A fundamentação da decisão se deu no sentido de que a saúde é direito de todos, em razão do princípio da universalidade, não devendo o Estado oferecer um serviço de saúde diferenciado para um público restrito.
Conforme a Lei Complementar Estadual nº 269/2007 (Lei Orgânica do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso) estabelece que as decisões em processo de consulta, tomadas por maioria de votos, têm força normativa e vincula o exame de feitos com a mesma matéria.

Governo assina termo para realizar projeto de abastecimento de água em Chapada dos Guimarães

Secretário Nico Baracat e Eder Moraes assinam convênio com o prefeito de Chapada dos Guimarães para obra de abastecimaento de àgua
O secretário de Estado das Cidades (Secid), Nico Baracat, o presidente da Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa do Mundo (Agecopa), Éder Moraes e o prefeito de Chapada dos Guimarães, Flávio Daltro Filho assinaram na manhã desta sexta-feira (23.09) um Termo de Cooperação Técnica para contratar a elaboração do projeto básico e executivo da nova captação, adução e ampliação do sistema de abastecimento de água da área urbana de Chapada dos Guimarães (65 km de Cuiabá).
Antes da assinatura do termo, a responsabilidade de elaborar o projeto ficaria com a Agecopa e a Secid a responsabilidade pela execução das obras. Agora todo o processo ficará a cargo da Secretaria das Cidades.

O novo projeto vai resolver 100% o problema de abastecimento de água do município, que hoje é considerado precário, com uma cobertura de apenas 30%. No período da seca a situação fica ainda mais crítica já que as três nascentes que abastecem a zona urbana secam.

O prefeito de Chapada dos Guimarães diz que essa é a obra mais importante para o município. “Essa parceria com o governo do Estado será fundamental para resolver definitivamente o problema de falta de água em Chapada. Hoje temos seis caminhões-pipas alugados e ainda assim não conseguimos atender a demanda. Os moradores reclamam e os empresários também, principalmente o setor turístico, que acaba sendo bastante penalizado”, destacou Daltro.

Conforme ele, além da população fixa de Chapada, que é de 12 mil habitantes, o município ainda tem 1.600 casas de veraneio, fazendo com que nos finais de semana e feriados prolongados a população dobre. “Nesses dias o problema de abastecimento de água fica ainda mais crítico. Com essa obra vamos resolver em 100% o problema”, comemorou o prefeito.

O secretário das Cidades Nico Baracat explica que a próxima etapa é fazer a licitação para a contratação da empresa que irá realizar o projeto. É esse estudo que irá apontar os locais onde poderá ser feita a captação de água e quanto será necessário investir para colocar o sistema de captação em funcionamento.

“Não vamos medir esforços e trabalho para resolver de uma vez por todas o problema de abastecimento de água de Chapada dos Guimarães, a população que lá reside merece essa atenção e os turistas também. Esse é um compromisso do governo do Estado”, destacou Baracat.

Silval Barbosa fala do Casamento Comunitário no Bom dia Governador


Governador destaca importância da regularização jurídica com o casamento comunitário para as famílias

Após entrar para o RankBrasil em 2009, o livro dos recordes brasileiro, o casamento comunitário realizado pelo Governo do Estado de Mato Grosso acontece pela primeira vez de forma descentralizada, em quatro polos do Estado. No programa Bom dia Governador desta sexta-feira (23.09), Silval Barbosa enfatizou que a cerimônia gratuíta vai ajudar as famílias mato-grossenses a regularizar a situação jurídica.

O governador destaca que a regularização jurídica dos casais vai permitir que as famílias registrem os filhos, além de realizar o sonho de muita gente. Silval Barbosa afirma que objetivo é ter o máximo de regularidade entre casais e o fortalecimento do vínculo familiar. “Este ano o Estado vai até você, que não pôde, por algum motivo, realizar seu casamento. Já fizemos cerca de 11 mil casamentos”.

Vai ser uma grande festa que contará com o apoio das respectivas prefeituras municipais, Ministério Público e Assembleia Legislativa. “Já recebemos o reconhecimento por este trabalho com destaque nacional. Mas o bom mesmo é ver a felicidade das pessoas nesses dias”, afirmou.

Músicos irão embalar a magia do casamento. Ao final, a cerimônia matrimonial ficará completa com uma chuva de fogos de artifícios. As fotos tiradas pelos fotógrafos do evento estarão à disposição dos noivos no site de fotos do Casamento Comunitário
(www.flickr.com/casamentocomunitario).

Cerca de quatro mil casais vão dizer ‘sim’ a partir deste sábado (24.09) nas quatro edições do casamento, que estão sob organização da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas). A abertura será em Pontes e Lacerda (448 km a Oeste de Cuiabá), início às 18h. E a emoção já deve estar a flor da pele entre os noivos que vão participar da cerimônia em Sinop (08.10), Rondonópolis (15.10) e Nova Xavantina (30.10).



Funcionário mata patrão em briga por causa de cerveja congelada


Funcionário mata patrão em briga por causa de cerveja congeladaO dono de um bar foi morto na madrugada desta sexta-feira (23) em São Joaquim de Bicas, na Região Central de Minas Gerais, após uma briga. Segundo a Polícia Militar, testemunhas contaram que a vítima foi ferida por um funcionário durante um desentendimento por causa de uma cerveja congelada.

Segundo o que foi registrado no boletim de ocorrência, o patrão teria reclamado com o funcionário por ter deixado a bebida congelar. O dono do bar, de 32 anos, foi atingido no tórax e chegou a ser socorrido.

A PM informou que o funcionário do bar, de 55 anos, suposto autor do crime, procurou um posto policial depois de ter dado a facada no patrão. O agressor foi levado a uma policlínica, pois estava ferido. Ao chegar ao local, testemunhas o identificaram como autor do crime e ele foi preso, segundo a polícia.

Deputados dizem que Éder Moraes tem que aprender a ser mais humilde



O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Romoaldo Júnior (PMDB), disse na manhã desta quinta-feira (22) que apesar de concordar com a permanência do atual presidente da Agência Executora das Obras da Copa do Mundo de 2014, Éder Moraes, à frente da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo de 2014 (Secopa), o futuro secretário precisa ter mais humildade.

“Ele tem que ser um pouco mais humilde. Esse é conselho que todos nós deputados estamos recomendando. Mesmo com toda sua competência, ainda assim, ele precisa aprender a ser mais humilde”, enfatizou Romoaldo, ao dizer que ninguém é insubstituível, quando questionado se ele achava que o governador teria coragem para demitir Éder, caso mais uma confusão por ego e vaidade fosse gerada.

Para o presidente da AL, deputado José Riva (PP), a criação da Secopa será muito positiva do ponto de vista de que tudo passará pelo governador, porém foi enfático ao dize que o governador deve tomar as rédeas da situação.

“O ego de um secretário não pode atrapalhar os interesses públicos. Agora não há mais desculpa, nem mais o que fazer. Se der errado, a culpa será exclusivamente do governador”, finalizou Riva.

Toda crise na Agecopa foi gerada por uma discussão pública entre Éder e o diretor de Infraestrutura Carlos Brito. Os dois começaram a trocar farpas e ofensas publicamente, depois que Brito disse em uma audiência pública não ter conhecimento sobre o projeto de implantação do Veículo Leve Sobre Trilho (VLT), numa clara demonstração da cetralização de poder exercida por Éder.

MCCE vai à Justiça por afastamento de Eder do comando da Agecopa



O MCCE (Movimento de Combate à Corrupção) ingressa hoje com pedido judicial do afastamento do presidente da Agência Executora das Obras da Copa (Agecopa), Eder Morais Dias, e outros dirigentes da autarquia, criada pelo ex-governador Blairo Maggi.

Além do afastamento, o movimento quer a devolução de R$ 1 bilhão ao tesouro estadual, a prestação de contas dos gatos e reversão de dinheiro "abusivamente gasto.

"A Agecopa, da forma como foi constituída, está em situação legal e os gastos são exorbitantes, lesivos aos cofres públicos", declara Antonio Cavalcante, o Ceará, dirigente do MCCE.

Segundo apurou a reportagem, o movimento vai ingressar com uma ação popular no Fórum de Cuiabá, no meio da tarde de hoje.

Estudante da UFMT morre em confusão envolvendo 2 PMs

Uma briga envolvendo dois policiais militares, um empresário resultou na morte do estudante Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Toni Bernardo da Silva, 27, natural de Guiné-Bissau, país da costa ocidental da África, durante a madrugada, no pizzaria Rola Papo, no bairro Boa Esperança, próximo a universidade, que teria sido espancado até a morte, por volta das 22h30. Os policiais Higor Marcel Mendes Montenegro, 24, e Wesley Fagundes Pereira, 24, que estavam à paisana na pizzaria e e o empresário Sérgio Marcelo Silva da Costa, 27, foram autuados pelo delegado Antonio José Esperandio pelo crime de homicídio.



Informações repassadas por um cabo PM da Base do Boa Esperança indicam que a confusão começou devido uma briga envolvendo uma mulher chamada Rosângela Alves de Oliveira, 36, e seu ex-marido que teria tentado agredí-la e outras pessoas teriam tentato separar. Os policiais que estariam no local teriam segurado a vítima pelo pescoço que depois teria "morrido de colapso".
O cabo informou ainda, que constava no boletim da PM que o estudante era usuário de drogas e tinha algumas pasagens pela Polícia, sem especificar por quais crimes. Também consta no B.O., como testemunhas, os nomes de Beatriz Barbosa Pedroso, 23, Leonardo Braga Nunes da Silva, 32, e outras pessoas apontadas.

Vereadores querem o fim das investigações

Os vereadores Gerson Francio Jaburu (PSB) e Roseane Amorim (PR) pediram à Justiça e à Câmara Municipal de Sorriso (a 420 km de Cuiabá) a suspensão das investigações que respondem na Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Casa. Alegam suspeição dos responsáveis pelo trabalho. Eles são investigados juntamente com o vereador Chagas Abrantes (PR) sob acusação de cobrar propina para votar a favor do prefeito Chicão Bedin (PMDB).
Jaburu apresentou nessa quinta-feira (22) 2 recursos (mandado de segurança) na Justiça de Sorriso alegando desrespeito a ampla defesa. Alega ainda que a Comissão deveria ser formada apenas por vereadores titulares e não suplentes. Ele já perdeu pedido similar apresentado na semana passada.
Roseane encaminhou ofício à Mesa Diretora Câmara citando suspeição dos membros porque eles já teriam sinalizado que vão recomendar a cassação ao plenário. O presidente da Câmara, Luiz Fábio Marchioro (PTB), promete colocar o pedido em votação no plenário na próxima segunda-feira (26). Se for acatado o argumento, a investigação pode ser reiniciada, apesar de estar prevista para o dia 12 de outubro apresentação do relatório final, o que pode levar à cassação de todos por falta de decoro.

Temas polêmicos em pauta na próxima reunião

Além do projeto que cria a Seretaria da Copa 2014 (Secopa), o colégio de líderes da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) vai debater, na próxima terça-feira (27) os detalhes do financiamento contraído para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A decisão de debater tais propostas antes de colocá-las em discussão no plenário tenta evitar pedidos de vista, que retardariam a votação das matérias.
Para a liberação do dinheiro, cerca de R$ 750 milhões para pagamento em até 30 anos, a Caixa Econômica Federal pede como garantia parte do Fundo de Participação dos Estados (FPE). Mesmo que a obra seja concedida à iniciativa privada, o banco exige garantias governamentais.
Outro ponto que será debatido pelos parlamentares é o projeto que regula as Parcerias Público-Privadas (PPP). De acordo com o desejo da Casa Civil, poderão ser tocadas pela iniciativa privada obras com valor mínimo de R$ 20 milhões em troca de benefícios que vão da exploração do serviço ofertado a incentivos fiscais.

Catadores são proibidos de entrar no local

Após o acidente que matou o catador de lixo Rinaldo Aparecido Pereira, 21, atropelado por uma pá carregadeira no aterro sanitário de Cuiabá, as cerca de 40 pessoas que trabalham no local foram proibidas de entrar para recolher materiais para reciclagem
Segundo Terezinha Clemente Ramos, além da proibição, foram afixados cartazes informando os perigos existentes no local.
Pereira teve as pernas esmagadas e, encaminhado ao Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC), não resistiu aos ferimentos. O condutor do veículo ainda não foi identificado e fugiu do local. Ele pode ser indiciado por homicídio culposo pela delegada Maria Antônia Soares, que conduz o caso.

Indicativo de greve aprovado para 3ª



Se os bancos não apresentarem nova proposta à categoria hoje, os bancários de Mato Grosso entram em greve por tempo indeterminado na próxima terça-feira. A decisão é da assembleia geral realizada ontem à noite no Centro de Cuiabá com cerca de 200 pessoas. No encontro, os trabalhadores concluíram que as últimas propostas da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) estavam muito abaixo da reivindicação real dos bancários. A notícia se dá logo após a deflagração da greve dos trabalhadores dos Correios.

Para Felipe Torquato Corrente, trabalhador do Banco do Brasil, os funcionários estão sobrecarregados porque têm que atingir as metas de vendas de produtos (como empréstimos, por exemplo) e ainda atender aos clientes num curto espaço de tempo e com poucos funcionários. “Não tem como um ser humano dar conta disso”.

De acordo com o funcionário, além de haver uma pressão excessiva, os funcionários não têm uma contrapartida salarial. Felipe disse que o reajuste que os bancos estão oferecendo, de 7,8%, representa apenas 0,037% de aumento real. Além do desrespeito e do assédio moral contra os bancários, ele disse que clientes também sofrem com os tratamentos dos banqueiros. Ele falou que existe um termo chamado “lixo bancário”, que designa os clientes que recebem até R$ 2 mil mensais e que, por isso enfrentam gigantescas filas competindo pelo atendimento que há enquanto quem tem mais dinheiro recebe atendimento “vip” das empresas.

Reclamações sobre gestor ocorreram durante sessão

O deputado estadual José Riva recebe projeto da Secopa do secretário José Lacerda
Deputados estaduais pediram ao presidente da Agencia de Execução dos Projetos da Copa do Mundo do Pantanal (Agecopa), Eder Moraes, mais “humildade”. Embora Eder Moraes deva ser o titular da nova Secretaria da Copa, a Secopa, que está por ser criada, alguns deputados estaduais não estão contentes com a postura do presidente e pedem que deixe ser tão “vaidoso”.

O deputado Romoaldo Júnior (PMDB) afirmou ontem que o nome de presidente Eder Moraes é o indicado para ficar a frente da Secopa, mas que um grupo de deputados pediu mais humildade a ele. “Todos sabemos da competência dele, que ele imprimiu um ritmo de trabalho, mas alguns deputados acham que ele deve tem um pouco mais de humildade”, disse Romoaldo.

O próprio presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP) é um dos parlamentares que engrossa o coro de reclamações. Para ele, a criação de uma secretaria vai dar mais oportunidade do governo em si falar pelo evento Copa do Mundo.

Riva citou como o exemplo o caso do anuncio da escolha do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) como modal de transportes a ser implantado em Cuiabá. O anúncio foi feito pelo presidente Eder Moraes em junho deste ano. “Era uma decisão importantíssima, tinha que ter reunido a imprensa, o empresariado e todas as lideranças para anunciar isso. De repente Eder Moraes anuncia em um momento inoportuno e de uma forma equivocada, sem a realização audiência pública, por exemplo. Então eu reconheço a competência dele, mas é lógico todos nós precisamos nos aperfeiçoar, e ele também”, disse o deputado Riva.

Eder começou a vida política no governo de Blairo Maggi (PR), como presidente do MT Fomento e secretário de Fazenda. No governo de Silval Barbosa, passou para a Casa Civil, até chegar em março deste ano à presidência da Agecopa e homem forte do governo. No entanto, a sua superexposição tem incomodado algumas alas políticas.

O presidente Riva disse que a escolha dos nomes que irão compor a Secopa é de responsabilidade do governador Silval Barbosa (PMDB), “mas que o ego de um secretário não pode estar acima do interesse da sociedade”.
PM resgata bebês ‘presos’ em casa

Com fome e sede. Assim foram encontradas duas irmãs, de dois e um ano, em uma casa no bairro São Simão, periferia de Várzea Grande, no final da tarde de terça-feira. A maior apresentava hematoma nas costas.

As meninas beberam água e agarraram as mamadeiras com voracidade quando foram alimentadas no Conselho Tutelar. Ontem à tarde, os pais prestaram depoimento na Delegacia Especializada da Defesa da Mulher, da Criança e do Idoso de Várzea Grande e alegaram se ausentaram por pouco tempo, apenas para comprar roupas de cama e não tinham como levá-las porque estavam foram de moto.

Entretanto, conforme relato da conselheira tutelar Adriana Cândida Batista Prazer, as alegações do casal contrariam as informações levantadas até o momento. Essa não seria a primeira vez que as crianças ficaram sozinhas.

Sobre o hematoma na filha de dois anos, o pai disse que aconteceu acidentalmente. Ele contou que a menina passou na frente dele no momento exato em que desferia uma cintada em um gato.

Os pais foram indiciados por crime de abandono de incapaz, previsto no artigo 133 do Código Penal. A pena pode variar de 6 meses a 3 anos de detenção ou um a 5 anos de reclusão, se o abandono resultou em lesão corporal.

As meninas foram retiradas da casa pela conselheira Adriana, com a ajuda de policiais militares. Adriana observa que a denúncia chegou primeiro à PM, que acionou o Conselho Tutelar para que o atendimento fosse feito em conjunto.

As crianças estão em um abrigo municipal provisório, de onde amanhã devem ser levadas para o Juizado da Infância e Juventude. Na audiência o juiz deverá decidir se elas retornam à convivência com os pais ou se vão para o Lar da Criança, entidade de acolhimento de crianças abandonadas e vítimas de violência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário