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quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Operação Gênesis II apreende 116 pessoas

Os 14 dias da segunda edição da Operação Gênesis, realizada nos 983 quilômetros de fronteira seca e alagada entre o Brasil e Bolívia, resultaram na prisão de 116 pessoas, um número três vezes maior que a primeira edição da operação, momento em que foram presas 39 pessoas. “O número de prisões deve-se a amplitude da operação, que desta vez atingiu os 28 municípios da faixa de fronteira entre Mato Grosso com a Bolívia. Além das instituições envolvidas, também tivemos o apoio de 64 alunos a soldados da Polícia Militar, cedidos pelo Comando Regional de Cáceres, e duas guarnições da Força Tática de Várzea Grande”, disse o coordenador da operação, tenente-coronel PM Antônio Mário Ibanez, comandante do Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron).
Além das prisões, a operação resultou em 77 armas e 677 munições apreendidas,11 veículos recuperados, 63 flagrantes registrados, 5.620 veículos abordados, 12.290 pessoas vistoriadas, 41 mandados de prisões cumpridos, 66 notificações realizadas, 499 estrangeiros abordados, 831 CDs e DVDs contrabandeados, apreensão de R$ 6.440,00; 1.545,00 dólares, 479,00 em peso boliviano e 30 celulares e cumprimento de 50 mandados de busca e apreensão.
O resultado da Operação Gênesis II foi apresentado em coletiva à imprensa nesta quarta-feira (10), na Secretaria de Estado de Segurança Pública, em Cuiabá. “Foi uma operação com resultado altamente positivo, principalmente no que diz respeito aos números quantitativos”, destacou Ibanez.
(Gazeta Digital)


Silval ainda tenta verba para bancar VLTO governador Silval Barbosa (PMDB) e o presidente da Agecopa, Eder Moraes, ainda lutam para implantar o modal de transporte VLT em Cuiabá e Várzea Grande. Ontem eles estiveram na Secretaria do Tesouro Nacional (STN) pleiteando o aumento da capacidade de endividamento do Estado para R$ 2,5 bilhões. Com isso, o governo poderia bancar os cerca de R$ 600 milhões de diferença entre o BRT (Bus Rapid Transit) para o VLT (Veículo Leve Sobre Trilho).
O assunto tem sido tratado com discrição pelo governo. A reunião na STN ontem não foi divulgada oficialmente na agenda do governador. Silval deve fazer um pronunciamento oficial esta semana ainda sobre qual modal será adotado. A situação é delicada, pois a Agecopa já havia anunciado, há dois meses, que o projeto do BRT seria trocado pelo VLT, mais caro, porém mais moderno, rápido e com maior capacidade de transporte de passageiros por hora.
O problema é que no começo deste mês o Ministério das Cidades tornou oficial a posição de que vai vetar qualquer mudança no modal de transporte dos projetos de mobilidade urbana das cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014, atingindo diretamente as pretensões do governo.
(Diario De Cuiaba)



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