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segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Práticas sustentáveis se destacam no canteiro de obras da Arena Pantanal
São detalhes minuciosos. Todos os caminhões e outros equipamentos que saem da obra da Arena Pantanal, em Cuiabá, são lavados para não sujar as ruas. No local da lavagem, a água passa por um processo de decantação e é reaproveitada. Até a tinta e vernizes utilizados deverão seguir uma série de exigências, como não emitir partículas tóxicas que podem prejudicar a saúde.
A madeira incorporada à edificação é certificada e os resíduos deixados por esse material ganham nova utilidade. O que virou entulho na demolição do antigo Verdão foi reciclado e aproveitado na obra como agregado no aterro e nas vias de acesso. A qualidade do ar e da terra é monitorada permanentemente e até os aparelhos de ar condicionados são cautelosamente escolhidos e vistoriados.
Esses são apenas alguns critérios de sustentabilidade que vem sendo aplicados no canteiro de obras do novo Verdão, em Cuiabá. O objetivo é obter a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), que é um sistema de certificação de edificações que verifica e atesta a qualidade ambiental de um empreendimento. É a excelência no uso de energia e no design ambiental que dão nome à sigla LEED.
A Arena Pantanal é um dos oito estádios de futebol no Brasil que registraram seus projetos e buscam o atestado de “construção verde”.
(Secom MT)

Governo investe mais de R$ 375 mil em sinalização de rodovias no último mêsA Secretaria de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu) acaba de concluir a revitalização da sinalização vertical e horizontal em 93,6 quilômetros de rodovia na região Médio-Norte. Ao final do mês de julho também foi atendida a solicitação da Associação de Moradores da Vila Recreio, distrito de Barão de Melgaço (113 km ao Sul de Cuiabá), onde foram instaladas ondulações transversais e em meados do mesmo mês foi realizada a sinalização vertical e horizontal de 500 metros na MT-251 em Chapada dos Guimarães (67 km ao Norte da Capital), mais a instalação de ondulações transversais em vários pontos da rodovia.

Na região Médio-Norte, a construtora Supervias Serviços Rodoviários executou serviços de sinalização nas MTs 240, em Santo Afonso (280 km de Cuiabá) e, na MT 160, em Nova Marilândia (271 km da capital). Na MT-343, em Arenápolis, 258 km da Cidade Verde. A empreitada custou à Setpu R$ 116,7 mil.

A Setpu investiu mais de R$ 112,5 mil na MT-040 ao entroncamento da MT-361, trecho que liga Cuiabá a Barão de Melgaço. A MA Comércio e Serviço instalou ondulações transversais no km 77, em Porto de Fora, localidade do município de Poconé, distante 104 quilômetros de Cuiabá e, nos km 9,2 e 22 juntos a Vila Recreio, no município de Barão do Melgaço.

Conhecida como rodovia Emanuel Pinheiro, a MT-251 teve 500 metros de estrada sinalizada pela Supervias Serviços Rodoviários, além da instalação das ondulações transversais em pontos da rodovia como no rio dos Peixes, Salgadeira, Portão do Inferno e na saída de Chapada dos Guimarães sentido Campo Verde. A execução das obras custou pouco mais de R$ 146,4 mil.
(Secom MT)

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