Contador de Visitas

contador de visita

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Romário detona aeroporto e cobra obra social em Cuiabá

Integrante da Comissão de Turismo e Desportos da Câmara dos Deputados, o deputado federal Romário de Souza (PSB-RJ) criticou a estrutura do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande.

"Não tenho a mesma habilidade de um político tradicional para falar mas, sou sincero: este aeroporto não tem a mínima condição de receber algum evento, ainda mais uma Copa do Mundo. Ainda faltam três anos e espero que até lá sejam feitas as melhorias e reformas necessárias para atendimento", disse Romário, que, logo pela manhã, afirmou que Cuiabá pode "fazer a diferença" em relação às obras de infraestrutura, com vistas ao Mundial..

A declaração partiu após assistir uma apresentação de dados técnicos feitos pela secretária de Estado de Turismo, Teté Bezerra, no Fórum Legislativo das Cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014, que ocorreu na manhã desta segunda-feira (15), na Assembleia Legislativa.

O ex-craque da Seleção Brasileira ainda exigiu melhor investimento, destacando que a área social não deve ser menosprezada, na preparação das cidades-sedes para a Copa do Mundo de 2014.

"Se fala muito em legado de conhecimento humano, mas não ouvi em Cuiabá e em nenhuma outra cidade sede a colocação em nível de melhoria de hospitais públicos, educação e capacitação dos professores. O Brasil pertence ao brasileiro da classe C, D e E que sonha com dias melhores, e a Copa do Mundo deve oportunizar isto ao cidadão. Cuiabá deve focar parte deste investimento no setor social porque não haverá dinheiro disponível em caixa, tão brevemente, para fazer essas reformas sociais".  

(Midia News)

Empresa faz doação a Unidades de Conservação em compensação por impacto ambiental irreversível

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) vai receber da empresa paranaense Cravari Geração de Energia S.A quatro veículos e um barco, para serem utilizados por gerências regionais de Unidades de Conservação no monitoramento e controle de quatro parques estaduais. Os veículos (caminhonetes) e o barco são parte da compensação ambiental pela construção da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Bocaiúva, localizada no município de Brasnorte, a 579 quilômetros de Cuiabá, na Região Noroeste do Estado.
O termo foi publicado no Diário Oficial do Estado de nº 25618, publicado na última terça-feira (09.08), sendo uma das ultimas etapas da conclusão do Termo de Compromisso assinado entre as partes e publicado no diário oficial nº. 25415 de 07/10/2010. Os veículos e o barco serão lotados nas Unidades de Conservação do grupo de Proteção Integral: Parque Estadual Serra de Ricardo Franco, no município de Vila Bela da Santíssima Trindade; Parque Estadual do Araguaia, no município de Novo Santo Antônio; Parque Estadual do Xingu, no município de Santa Cruz do Xingu; Parque Estadual Serra de Santa Bárbara, nos municípios de Pontes e Lacerda e Porto Esperidião e Parque Estadual Encontro das Águas nos municípios de Poconé e Barão de Melgaço.
O coordenador de Unidade de Conservação da Sema, Alexandre Batistella, explicou que empreendimentos passíveis de Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima), ou seja, aqueles que provocam danos irreversíveis ao meio ambiente estão obrigados a fazer, de acordo com a Lei, a compensação desses danos no interior das Unidades de Conservação da categoria Proteção Integral. "Nesse caso, os critérios que utilizamos para a definição dos Parques Estaduais que seriam beneficiados foram aqueles de grande relevância ambiental que fossem mais distantes e, que não tivesse veículo ou cujos veículos estivessem em condições precárias".

(Midia News)

Transporte para Copa divide políticos em Mato Grosso

O debate envolvendo o modal de transporte para Cuiabá na Copa de 2014 tem dividido a classe política de Mato Grosso, notadamente no âmbito do Senado, onde o Estado tem três representantes.

Responsável pela conquista da Copa do Mundo para Cuiabá, o ex-governador e atual senador Blairo Maggi (PR) é um intransigente defensor do BRT (Bus Rapid Transit). Ele foi o responsável pela assinatura da matriz de responsabilidade com o Governo Federal, quando era chefe do Executivo.

Presidente da Subcomissão de Acompanhamento da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, que funciona no Senado, Maggi afirmou que não tomaria a decisão de substituir o BRT (Bus Rapid Transit) pelo VLT (Veículo Leve sobre Trilho), em Cuiabá.

"Se fosse o governador, não seria aceita alteração alguma, mas é uma decisão muito particular de quem está gerenciando. Mas, respeito a decisão, o governador é outro. Agora, o desfecho disso deve ser rápido. Uma obra deste porte pode levar até três anos e não há mais o que dialogar. Estamos numa fase de decisão", afirmou o republicano.

(Midia News)


Novo código florestal integra programação de encontro organizado pela AMM

Nos dias 29, 30 e 31 de agosto, a Associação Mato-grossense dos Municípios realizará o III Workshop dos Secretários Municipais de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, no auditório da AMM em Cuiabá. As principais ações governamentais desenvolvidas nas três áreas estarão em debate. O workshop contará com palestras sobre o novo Código Florestal, a gestão compartilhada de pactos corporativos e o novo Plano Safra 2011. Além de painéis sobre tratamento de resíduos sólidos, desenvolvimento rural, turismo como economia local e licenciamento. Os secretários também vão acompanhar os relatos de Cases de sucesso dos Consórcios Intermunicipais de MT.
O evento será realizado durante o II Municípios Mato-grossenses em Foco, promovido pela AMM em parceria com Governo do Estado e Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Paralelamente será realizado o II Seminário dos Consórcios Intermunicipais, com abertura oficial dia 29 de agosto, às 18h30, com a participação dos prefeitos, primeiras-damas, governador, deputados, representantes de órgãos públicos, além de autoridades convidadas.

(Midia News)



 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário