Contador de Visitas

contador de visita

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Proposta garante celeridade na comunicação de crimes 
As unidades básicas de saúde, os postos de atendimento, os hospitais públicos e privados conveniados ao Sistema Único de Saúde podem ser obrigados a preencher e encaminhar aos órgãos de segurança pública relatório de atendimento à vitima de acidentes com arma de fogo e brancas – instrumentos perfuro cortantes.
A medida está no Projeto de Lei 443/2011, de autoria do deputado Emanuel Pinheiro (PR). O relatório, segundo a proposta do parlamentar, deve ser entregue no prazo máximo de uma hora, a contar do horário de atendimento registrado no prontuário médico.
Mas caso aconteça acidentes graves ou fatais, envolvendo menores e idosos, a comunicação deve ser imediata. De acordo com a proposta, são considerados acidentes graves os que resultam em politraumatismo, amputações, esmagamentos, traumatismos crânio-encefálicos, fratura de coluna, entre outras lesões especificadas.
Conforme a proposta, o formulário a ser utilizado para comunicação do acidente e as formas de envio serão regulamentados pela Secretaria de Segurança Pública. “A celeridade na comunicação será relevante para aperfeiçoar os meios de promoção da defesa social e a repressão de crimes”, observou Pinheiro.
Os dados servem para mapear áreas de violência, contribuindo para os trabalhos de prevenção. A proposta, de acordo com Pinheiro, possibilita criar um método de circulação de informações para dar subsídios às prevenções de crimes. 





Seleção de atores para espetáculo Auto do Natal será nesta sexta-feira



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), realiza na próxima sexta-feira (02.09) a seleção dos atores que irão compor o elenco do espetáculo “Auto do Natal”. Ao todo, estão disponíveis cem vagas para atores com faixa etária entre 08 e 80 anos.
Os interessados em participar do teste de seleção de elenco devem comparecer nesta sexta, a partir das 17 horas, no Colégio Master, situado na avenida Fernando Corrêa. A peça teatral será uma das atrações das comemorações natalinas, organizada pelo Governo do Estado.
RESULTADO
O resultado do teste de seleção será divulgado no próximo domingo (04.09), a partir das 8h, no Colégio Master. Na oportunidade, os aprovados no teste já participarão do primeiro ensaio da peça teatral. 

Projeto institui condições sanitárias mínimas em banheiros públicos
A deputada Luciane Bezerra (PSB) apresentou projeto de lei que estabelece condições sanitárias de uso dos banheiros públicos disponíveis em Mato Grosso. De acordo com a parlamentar, o objetivo é adotar mecanismos de prevenção às patologias causadas por microorganismos patogênicos originados pela falta de higienização nos sanitários de uso coletivo.
Pelo projeto, os banheiros públicos deverão ter vaso sanitário em aço inoxidável e com ducha higiênica, assento sanitário do tipo aberto, proteção para assento sanitário descartável, papel higiênico sobressalente, limpeza e desinfecção periódicas devidamente comprovadas.
Os lavatórios devem manter material para a limpeza e enxugo ou secagem das mãos e equipamento com álcool em gel.
Ao elaborar o projeto de lei, Luciane Bezerra explicou que teve como base as reivindicações que chegam ao seu gabinete diariamente por usuários dos banheiros públicos, em sua maioria, de rodoviárias e estabelecimentos comerciais.
A deputada alega ainda, que sua proposta está fundamentada no artigo 24, Inciso XII, da Constituição Federal, que compete aos Estados legislar sobre assuntos referentes à proteção e defesa da saúde, medida de direito e da mais legítima justiça social.
“Nosso objetivo principal é prevenir contra doenças causadas por microorganismos patogênicos originados pela falta de higienização nos ambientes públicos como os banheiros”, disse Luciane.


Polícia apreende BMWs e Land Rover durante operação em SP

A Polícia Civil de São Paulo apreendeu 14 veículos na madrugada desta terça-feira (30) durante operação contra uma quadrilha especializada em roubar, adulterar e revender carros e motos. Entre os automóveis estão modelos de luxo, como uma Range Rover Sport (da marca Land Rover) e BMWs 550 i e 120 i.
Até as 10h desta terça, nove suspeitos haviam sido presos. Oitenta policiais participam da ação. Segundo a polícia, a quadrilha roubava os veículos, adulterava a documentação e o chassi e os revendia. Além dos carros, a polícia apreendeu documentos falsificados.
As investigações começaram há três meses. Os suspeitos presos foram levados para o 7º DP, na Lapa, Zona Oeste da capital paulista. Para prender um dos suspeitos, os policiais precisaram escalar o muro da casa de um deles. Lá dentro, encontraram máquinas para remarcar chassis e vidros, além de placas falsas.
Os carros roubados ou furtados eram revendidos no interior de São Paulo ou em outros estados. A quadrilha funcionava como uma empresa: os receptadores encomendavam os veículos que deveriam ser roubados e furtados pelos ladrões, que em seguida repassavam os carros e motos a uma outra parte do grupo que adulterava os vidros, chassis e instalava as novas placas. Outros criminosos eram responsáveis por levar os veículos até o destino final.


Polícia investiga morte de corintiano encontrado no Rio Tietê

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Polícia Civil, investiga a morte de Douglas Karin Silva, de 27 anos, encontrado na segunda-feira (29) no Rio Tietê, em São Paulo. A principal suspeita é que ele tenha sido assassinado depois de uma briga de torcidas na madrugada de domingo (28). Segundo a Secretaria da Segurança Pública informou ao G1, agentes da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), do DHPP, irão apurar as circunstâncias do crime.
Nesta terça (30), médicos peritos do Instituto Médico-Legal vão realizar exames para descobrir a causa da morte de Douglas.
O rapaz ficou dois dias desaparecido e a família começou uma busca para encontrá-lo. Os parentes dizem que acharam o corpo no Rio Tietê, próximo à Ponte da Casa Verde, e chamaram os bombeiros. As buscas começaram depois que os familiares viram uma mensagem na internet. O texto dizia que um torcedor corintiano havia sido jogado no rio.

Aprovar mais despesas sem indicar fonte é 'presente de grego', diz Dilma

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta terça-feira (30), em Caruaru (PE), que aprovar projetos que aumentem os gastos públicos sem indicar a origem dos recursos é um "presente de grego". Ainda segundo a presidente, "não é propícia" a discussão desses temas em tempos de crise financeira internacional.
Em entrevista a rádios locais de Pernambuco, Dilma foi perguntada se seria um "presente" o Congresso não discutir a Emenda 29, que fixa percentuais de investimentos da União, estados e municípios na saúde, e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 300, que determina um piso salarial nacional.
"Eu não quero é que me deem presente de grego. Eu quero saber como serão os investimentos necessários para garantir saúde de qualidade, de onde vão sair os recursos. O que considero é que, num momento de crise financeira internacional, não é propícia a aprovação de despesas sem dizer de onde virão os recursos. Que eles aprovassem as despesas, mas tivessem firmeza e coragem de aprovar também de onde vão vir os recursos", disse a presidente.

Riva pede estudos para instituir fundo de incentivo à energia solar
Para inserir Mato Grosso num processo tecnológico moderno, eficiente e economicamente sustentável, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva, solicitou ao Governo do Estado estudos técnicos sobre energia solar. O resultado da pesquisa deverá resultar num projeto de lei que institua a Política Estadual de Incentivo à Energia Solar, dando suporte adequado à instalação e manutenção de usinas e empresas produtoras de equipamentos solares, destinados à produção desse tipo de energia, que é renovável e considerada limpa por não agredir o meio ambiente.
Riva destaca que embora seja nova no mercado, a energia solar é uma forte tendência no Brasil, pelo clima tropical, com sol praticamente o ano inteiro, especialmente, em Mato Grosso onde é comum os termômetros marcarem 40 graus. E cita que, mesmo sem a intensidade do clima brasileiro, países europeus e asiáticos já adotaram essa prática. A Alemanha é considerada o país com o mais bem sucedido mecanismo de incentivo às fontes renováveis de energia.
“A indicação mostra a necessidade de o Governo enviar ao Poder Legislativo uma mensagem com projeto de lei elaborado por uma comissão especial para instituirmos em Mato Grosso normas que incentivem o uso da energia solar aumentando a sua capacidade de competitividade”, esclarece o presidente.
Dessa forma, a iniciativa poderá colocar o estado na vanguarda dessa tecnologia, pois, apesar das vantagens que oferece apenas Fortaleza já investiu nessa área com a implantação da primeira usina de energia solar do Brasil. Além disso, com a instituição de um fundo será possível incentivar o desenvolvimento do consumo e geração de energia solar. Um atrativo a mais para os investidores interessados nesse mercado promissor.

Escola de Realengo atrai novos alunos, diz professor que viu tragédia

Quase cinco meses após a tragédia que resultou na morte de 12 crianças e adolescentes, a Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, no Rio de Janeiro, começa a atrair pais e alunos da comunidade e prepara uma virada em sua história.
Marcada pelo massacre da manhã de 7 de abril, quando o ex-aluno Wellington Menezes de Oliveira invadiu a escola e atirou contra os estudantes, a Tasso da Silveira tem recebido o dobro de matrículas em relação ao número de alunos que deixaram a escola após a tragédia. Professores também estão procurando a escola para trabalhar. A informação foi destacada por Luciano Pessanha, professor de geografia do colégio, na 7ª edição do Fórum Globo News, realizado nesta terça-feira (30), em São Paulo.
Pessanha diz que a Escola Municipal Tasso da Silveira passa por uma mudança “física e filosófica”. A escola está em obras com o objetivo de se tornar um marco na história educacional do Rio de Janeiro. Além dos recursos do governo municipal, alunos e ex-alunos estão efetivamente participando dessas mudanças. “Muitos pais que tinham tirado os filhos da escola após a tragédia já estão nos procurando para rematricular as crianças”, destacou o professor.
Ele se emocionou ao falar de uma aluna deficiente visual que recebeu de volta na semana passada na escola. Ela precisou da ajuda dos colegas para fugir da classe após o tiroteio. Pessanha dava aula em uma sala ao lado da classe onde o atirador fez vários disparos.  Ao perceber o que acontecia, orientou os alunos a arrastarem as carteiras até a porta para formar uma barreira. Todos se deitaram no fundo da sala enquanto o professor ajudava a trancar a entrada com o pé. “Percebi que o atirador forçou a entrada, mas acabou desistindo”, relatou.
Fachada da Escola municipal Tasso da Silveira

Quando o atirador parou para recarregar as armas, o professor abriu a sala e correu para fora da escola. Ele contou que pegou um celular de uma pessoa e ligou para a polícia. Ao voltar para a escola, Welllington já estava morto. Nenhum dos seus alunos foi ferido.
“Foi o dia mais triste da minha vida. Me senti impotente como professor”, disse durante sua palestra no encontro de educadores. “A escola ganhou uma notoriedade não desejada. Balançou, mas está de pé.” Ele conta que a solidariedade de pessoas do país e do mundo foi fundamental para a recuperação psicológica de alunos e professores. Os estudantes fizeram atividades pedagógicas respondendo cartas recebidas de pessoas de outros países. Ex-alunos pintaram os muros da escola. Alunos receberam azulejos para montar um grande painel que será instalado na entrada da Tasso da Silveira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário