Contador de Visitas

contador de visita

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Troca de experiências fortalece a promoção da cultura de paz nas escolas
“Os pré-fóruns estão produzindo resultados práticos no sentido da troca de experiências entre as escolas, no trabalho de prevenção a violência e promoção da cultura de paz”. A avaliação foi feita pelo gerente da Coordenadoria de Projetos Educativos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Allan Benitez, durante o terceiro encontro com as Escolas Estaduais de Cuiabá, localizadas na região leste. A atividade teve início nesta segunda-feira (29.08) e se estende até a terça-feira (30.08), na Escola de Governo.

A abertura do evento reuniu cerca de 80 pessoas, entre diretores, membros das comunidades de 13 escolas estaduais e entidades sociais. O dispositivo foi composto pela Coordenadora de Projetos Educativos, Janaína Monteiro; pela Superintendente de Educação Básica da Seduc, Aidê de Campos; pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, deputado Emanuel Pinheiro; pelo delegado da Polícia Civil e coordenador da Polícia Comunitária, Abdias Dantas; pelo capitão Teodoro da Polícia Militar e pelo representante da Defensoria Pública, Bruno Barcelos.

Responsável pela coordenação dos trabalhos nos pré-fóruns, Allan Benitez citou que os dois primeiros encontros reuniram escolas das regiões norte e sul de Cuiabá. “Nessas atividades observamos que os problemas relacionados à violência no entorno das unidades e até mesmo indisciplina e atos de violência dentro delas são enfrentadas de maneira diferente pelos profissionais da educação” contou.

Ele explicou que “os diretores que possuem contato direto com os Conselhos Tutelares e a Polícia Comunitária relataram terem mais facilidade na resolução desses problemas. Essas experiências estão sendo socializadas para as escolas que ainda não possuem essa prática”, disse.
(Secom MT)


Sindicatlistas apelam a ministro para reduzir acidentes de trabalho em MTRedação 24 Horas News
Um movimento liderado por entidades sindicais de Mato Grosso encaminhará ao ministro do Trabalho, Carlos Lupi, uma carta aberta onde cobra mais investimento público em saúde e segurança do trabalhador.O documento tem como base a situação de Mato Grosso, que  registrou uma média de 20 vítimas fatais para cada 100 mil trabalhadores, considerado o pior desempenho no país, segundo dados do Anuário Brasileiro de Proteção 2011, e dados obtidos a partir do RAIS/MTE/MPS e correspondem aos diversos códigos da CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas.
 
Com o tema “É melhor prevenir do que remediar”, o documento denuncia a falta de uma política mais rígida no setor, e pede mais estrutura para o setor de fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho, cujo número de fiscais é inferior à demanda.

Também cobra a transformação das agências dos municípios de Barra do Garças, Sinop, Cáceres e Tangará da Serra em gerências fiscalizadoras e a abertura de uma nova agência na região do Araguaia. “Estamos mobilizando as centrais sindicais e outras entidades sindicais, e articulando com os parlamentares o apoio à causa e vamos marcar audiência para entregar em mãos esta carta ao ministro”, explicou Ronei de Lima, presidente da Federação dos Trabalhadores na Indústria de Mato Grosso (FETIEMT).

O documento foi elaborado durante o XII Seminário de Segurança e Saúde do Trabalhador de Mato Grosso, que aconteceu entre os dias 17 e 19 de agosto, em Cuiabá, e já tem o apoio dos sindicatos dos Técnicos em Saúde e Segurança do Trabalho (SINTES), dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de Cuiabá e Municípios (SINTRAICCCM), dos Trabalhadores na Indústria do Vestuário (STIVET), na Indústria da Construção Pesada e Afins, nas Indústrias Metalúrgicas, da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), da Força Sindical e da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário